Terapia online: como funciona e quais são os benefícios?

1 81

No Brasil, fazer terapia online é uma possibilidade relativamente nova. Na verdade, foi só em 2018 que o Conselho Federal de Psicologia (CFP) autorizou essa modalidade por aqui. Mas, o que até não muito tempo atrás era uma novidade, atualmente é cada vez mais popular e acessível. Se você ainda tem dúvidas sobre os atendimentos psicológicos pela internet, saiba que sim, a terapia online funciona. Entenda.

Como é feita a terapia online?

Psicoterapia pela internet
Foto: Pixabay

A psicoterapia é um momento de acolhimento. É quando você fala com um profissional sobre as suas angústias, suas dificuldades e seus problemas cotidianos sem receber julgamentos. Na prática, quase não existe diferença entre a terapia online e a presencial. A psicóloga Alessandra Peixoto Rodrigues explica que “A única diferença, na maioria dos casos, é que os dois – psicólogo e paciente – não estão no mesmo espaço. Isso porque o acompanhamento é feito da mesma forma e, com exceção de algumas abordagens que usam técnicas que precisam da presença, tudo se dá por meio da fala. E a internet não prejudica em nada nesse sentido”.

Uma sessão de terapia online tem, normalmente, o mesmo tempo de duração que uma presencial – entre 45 e 60 minutos. Isso é definido pelo psicólogo, mas tudo deve ser tratado com antecedência, inclusive o valor a ser pago. Para que essa modalidade seja possível, paciente e terapeuta precisam, basicamente, de um dispositivo com acesso à internet e um local sigiloso para que a conversa flua sem interferências.

Atualmente, existem diversas plataformas e aplicativos que oferecem esse tipo de serviço. Para encontrar, basta fazer uma busca rápida na internet. Em relação à segurança, Alessandra conta que: “As plataformas de terapia online têm sistemas próprios que prezam pelo sigilo. Elas estão de acordo com a ética profissional e podemos dizer que são sim seguras”. No entanto, ela faz uma ressalva: cada um deve usar seu próprio dispositivo (computador, celular ou tablet). “Isso evita que outras pessoas tenham acesso às informações que porventura possam ficar armazenadas”, diz. Além disso, uma boa pesquisa também é importante para garantir que o atendimento seja feito por um profissional habilitado.

Quais são os benefícios?

Terapia online - computador
Foto: Pixabay

É praticamente consenso que a terapia, seja ela presencial ou online, é um instrumento de autoconhecimento poderoso. A terapia online é uma modalidade que, além de promover saúde mental, veio para facilitar o acesso da população a esse tipo de atendimento. “Muitas vezes, as pessoas têm dificuldade de fazer terapia por vários fatores, como a localização, por exemplo. Além disso, a terapia online também deu ao paciente a possibilidade de escolher dentro daquilo que ele espera e do orçamento dele, já que a gama de terapeutas é muito grande”, comenta a psicóloga.

A terapia online tem, ainda, outros benefícios. Entre eles, vale destacar a flexibilidade de horário: existem psicólogos que atendem, inclusive, de madrugada. Outro detalhe é que, para quem tem dificuldade de locomoção ou fobia social, a terapia online é uma forma de garantir que esse tipo de atendimento seja feito. Para Alessandra, no entanto, o maior benefício é o fato de que, com esse movimento, a psicologia tende a deixar de ser elitizada. “Durante muito tempo, só cuidava da saúde mental quem tinha boas condições financeiras ou quem era enquadrado como louco. Isso está sendo desmistificado e as pessoas estão vendo cada vez mais a importância da psicoterapia para todos”, finaliza.


Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy