Suco de chuchu ajuda a perder peso e controlar a hipertensão

0

Você sabia que é possível fazer suco de chuchu? Além de ser uma forma interessante de inserir o ingrediente na alimentação, ele ainda traz ótimos benefícios para a saúde.

 

Pra que serve suco de chuchu?

por que comer chuchu
Reprodução

 

A princípio, a ideia de um suco feito com chuchu pode parecer estranha. No entanto, graças ao pouco sabor desse legume, ele pode ser complementado com outros ingredientes, como o limão. Também é um bom aliado para turbinar o suco verde diário.

Um dos principais destaques do chuchu é o seu alto poder hidratante e teor interessante de fibras, que são amigas do intestino.

Também é interessante notar que o chuchu é fonte de nutrientes como vitamina A, vitamina C , vitamina B9, ferro, zinco e magnésio. Todos são muito importantes para a manutenção da saúde, mas de fato a vitamina B9 se destaca. Isso porque essa vitamina (também conhecida como ácido fólico) auxilia no crescimento de tecidos e células do organismo, sendo fundamental para todas as idades.

Além disso, a vitamina B9 ainda promove a saúde mental e emocional, uma vez que auxilia na função adequada do cérebro. E por ser fonte de antioxidantes, o suco de chuchu também ajuda a combater os radicais livres que causam inúmeras doenças cumulativas.

Como o legume possui uma boa concentração de potássio, o suco de chuchu pode ser aliado no controle da pressão arterial. Ainda que os especialistas da Mayo Clinic apontem que não há cura para a pressão alta, é interessante observar que o consumo desse mineral pode auxiliar na redução dos níveis de pressão arterial.

Outro ponto forte do suco de chuchu é seu efeito diurético. Graças a essa ação, a bebida auxilia a eliminar minerais que atuam na elevação da pressão. Esse detalhe também faz com que o suco de chuchu seja ótimo para quem sofre com o inchaço.

 

 

 

Contra-indicações

contra indicações do suco de chuchu
Reprodução

 

Ainda que se trate de uma bebida natural, é preciso ter cuidado com o consumo. De acordo com o Kidney Cares, quem sofre com doença crônica renal deve evitar o consumo de chuchu.

Graças à alta concentração de potássio, esse ingrediente pode levar a uma condição chamada hipercalimia, isto é, o excesso de potássio no organismo. Nesses casos, é preciso evitar o suco de chuchu, bem como limitar a ingestão de outros alimentos ricos no mineral.

Aliás, quem sofre com pressão baixa também precisa ficar atento para o consumo da bebida. Antes de iniciar o consumo, consulte o seu médico de confiança.

 

Receitas de suco de chuchu

receitas de suco de chuchu
Reprodução

 

Por fim, se você não apresenta nenhuma condição que exija atenção, vale a pena incluir esse suco na sua rotina. Isso porque ele é altamente hidratante, antioxidante e rico em fibras. Para tanto, é preciso tomar a bebida sem coar, pois só assim é possível preservar a quantidade ideal de fibras.

 

Suco de chuchu com limão

Em primeiro lugar, a receita mais básica e simples de todas. A combinação de ingredientes potencializa o efeito diurético e a bebida deve ser consumida preferencialmente pela manhã.

 

Ingredientes:

  • 4 unidades de chuchu, lavado e picado, com casca.
  • 2 litros de água;
  • ½ xícara de suco de limão;
  • Açúcar, mel ou adoçante à gosto.

 

Modo de preparo:

  1. Primeiro, coloque todos os ingredientes no liquidificador;
  2. Misture bem, até triturar completamente o chuchu.
  3. Adoce e tome, sem coar.

 

Chuchu e laranja

Na sequência, uma bomba de vitamina C para aumentar a imunidade. Isso porque a mistura de chuchu e laranja fornece boas doses dessa vitamina, garantindo o consumo diário.

 

Ingredientes:

  • 50 gramas de chuchu, lavado e picado.
  • 2 unidades de laranja
  • 2 xícaras de água de coco natural ou engarrafada.

 

Modo de preparo:

  1. No liquidificador, misture todos os ingredientes;
  2. Se preferir, acrescente gelo.
  3. Por fim, é só adoçar como preferir e tomar.

 

Suco de casca de chuchu com maracujá

 

Se a ideia é aproveitar os alimentos integralmente, aposte nesse suco feito com as cascas do chuchu. Junto com o maracujá, ele promove saciedade e ainda promove o relaxamento, uma excelente combinação.

Ingredientes:

  • Polpa de 1 maracujá;
  • 200 ml de água gelada;
  • Cascas de 1 chuchu
  • Adoçante ou açúcar à gosto.

 

Modo de preparo:

  1. No liquidificador, misture todos os ingredientes;
  2. Adoce como preferir e está pronto!

 

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy