Suco de batata doce ajuda a aliviar gastrite e refluxo, aprenda a preparar!

0

Já ouviu falar no suco de batata-doce? Recentemente, a receita ganhou destaque na internet, causando estranheza e prometendo milagres. Descobrimos o que está por trás dessa onda, confira:

 

Afinal, pra que serve o suco de batata doce?

pra que serve suco de batata doce
Imagem: BBC Good Food

 

Segundo os fãs da bebida, o suco de batata-doce possui inúmeros benefícios, além de ajudar a fornecer uma boa quantidade diária de fibras. Essas são importantes para o bom funcionamento do intestino, desde que você lembre também de consumir no mínimo 2 litros de água por dia.

A seguir, os principais benefícios do suco feito com batata-doce crua:

 

Alivia a gastrite e o refluxo gástrico

 

Uma das principais indicações desse suco de batata-doce é para o alívio rápido da gastrite. Isso acontece porque a batata é um alimento altamente alcalino, o que pode ajudar a reduzir o refluxo ácido e aliviar outras doenças do estômago. (1)

De fato, a promessa possui embasamento científico. Nesse caso, segundo a médica Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson, é necessário consumir o suco puro, sem adicionar outras frutas ou legumes.

 

Como fazer o suco de batata-doce para gastrite?

 

Para tanto, basta bater a batata doce no liquidificador com água e depois coar, com o auxílio de um voal. A proporção é de 1 a 2 batatas pequenas para 200 ml de água, de modo que o suco fique bem concentrado.

Uma dica interessante para quem sofre com o estômago sensível é deixar a batata-doce de molho por pelo menos 8 horas. Isso ajuda a eliminar os anti-nutrientes que causam desconfortos abdominais.

 

pra que serve suco de batata doce
Suco de batata doce laranja com pera. Imagem: Food Network

 

Fornece boas doses de vitamina C, vitamina A e potássio

 

Apenas 100 gramas de batata-doce crua fornecem 37% da ingestão diária de vitamina C, 340 mg de potássio  e 300 mg de vitamina A. Com tantos benefícios, dá para entender porque ela virou a queridinha da turma fitness, não é mesmo?

Uma vez que o potássio é essencial para o fortalecimento da massa muscular, a receita pode ajudar nos resultados da academia. Você pode beber o suco de batata doce puro, em jejum, ou ainda acrescentar o tubérculo ao seu suco verde ou shot da imunidade.

 

É rico em antioxidantes que combatem os radicais livres

 

Antioxidantes e fitoquímicos são essenciais para prevenir doenças, controlar inflamações e reduzir o envelhecimento precoce. As batatas-doces cruas contêm uma variedade de antioxidantes da família dos carotenóides. Isso inclui luteína, zeaxantina e violaxantina.

De fato, o valor antioxidante de batatas roxas inteiras corresponde ao de espinafre ou couve de Bruxelas, sendo ainda maior a concentração nas batatas-doces de cor roxa ou laranja. Portanto, vale mesmo incluir esse ingrediente exótico no seu suco verde, especialmente se você não é tão fã de ingerir a batata doce cozida no dia a dia.

Benefícios da batata-doce para a saúde

benefícios da batata doce
Imagem: DIY Network

 

A batata doce – especialmente nas variedades laranja e roxa – é rica em antioxidantes que protegem seu corpo dos radicais livres. Os danos causados pelos radicais livres têm sido associados a doenças crônicas como câncer, doenças cardíacas e envelhecimento. Portanto, comer alimentos ricos em antioxidantes é bom para a saúde.

Assim como o suco de chuchu, o suco de batata-doce também é rico em fibras. Tanto as fibras quanto os antioxidantes da batata-doce são vantajosos para a saúde intestinal. Essa raiz contém dois tipos de fibra: solúvel e insolúvel Seu corpo não pode digerir nenhum dos dois tipos. Portanto, a fibra permanece dentro do trato digestivo e fornece uma variedade de benefícios à saúde relacionados ao intestino.

Algumas fibras solúveis e insolúveis também podem ser fermentadas pelas bactérias do cólon, criando compostos chamados ácidos graxos de cadeia curta que alimentam as células do revestimento intestinal e as mantêm saudáveis e fortes. (1)

Dietas ricas em fibras (com ingestão de 20 a 33 gramas por dia) têm sido associadas a um menor risco de câncer de cólon e a movimentos intestinais mais regulares. (2) (3)

 

Contra-indicações

 

A batata-doce é rica em nutrientes, vitaminas e antioxidantes, portanto protege o corpo dos danos causados pelos radicais livres e promovem um intestino e um cérebro saudáveis.

Embora não exista contra-indicação para o consumo, diabéticos devem consultar um médico antes de inserir o alimento na rotina, pois o suco de batata-doce pode elevar o índice glicêmico.

Além disso, quem tem estômago sensível pode apresentar gases ou distensões abdominais após a ingestão da batata-doce. Nesse caso, sempre deixe a raiz de molho por pelo menos 8 horas para eliminar os antinutrientes (principalmente o oxalato) que causam essa sensação desconfortável.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy