Rotina de skincare noturna: cuidados ideais para acordar bela

Skincare é um termo que vem inglês para representar a rotina de cuidados com a pele. A skincare é indicado por diversos dermatologista, como um passo para cuidar melhor da pele, seguindo uma rotina com praticamente dois passos, diurna e noturna. Esses passos servem para prevenir problemas dermatológicos e ter uma aparência da pele melhor, sem manchas, acne ou ressecamento.

Quais são os tipos de pele?

O primeiro passo, antes de se aventurar na rotina noturna da skincare, é entender qual é o seu tipo de pele. Ao entender esse fator, os produtos serão diferentes para cada tipo e também o resultado será mais satisfatório, já que cada pele pede um tipo de tratamento.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, existem 4 tipos de pele. E para descobrir qual é a sua, apesar das classificações já te darem um direcionamento sobre os tipos de pele, o ideal é se consultar com um dermatologista, pois ele irá identificar corretamente e os cuidados serão ainda mais satisfatórios.

(Foto: Skincare/Reprodução)

Normal

O primeiro tipo de pele é a normal. Segundo a SBD, a pele normal tem um aspecto saudável e é viçosa. Sem excesso de brilho (oleosidade), produzindo sebo na quantidade certa e sem ressecamento. Já os poros, são pequenos e invisíveis.

Mista

É o tipo de pele mais comum nas pessoas. A oleosidade neste tipo de pele se concentra em apenas um lugar, na região T (testa, nariz e queixo). Nesta área, pode apresentar acne (controlada) e outras regiões mais secas, como na bochecha.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Oleosa

Muito comum na adolescência, mas pode-se estender para a fase adulta por diversos fatores, como má alimentação, estresse e fatores externos como poluição. Ao contrário da mista, a oleosidade vai além da zona T e peles oleosas têm mais tendência a acne (cravos, espinhas e poros dilatados).

Seca

Enquanto a pele oleosa produz sebo em excesso, pessoas com pele seca sofrem com a falta de produção natural do sebo. Pode ser causado pelo clima seco e frio, também por desequilíbrio hormonal ou genético. A pele seca sobre com descamação, vermelhidão e em casos mais severos, fissuras (rachaduras na pele).

Dicas de rotina de skincare noturna (Foto: Reprodução/Unsplash)

Como fazer a rotina de skincare noturna?

Agora que você já conhece quais são os tipos de pele e conseguiu identificar a sua, aprenda o passo a passo para cuidar da pele à noite e acordar com o rosto de princesa:

Remoção da maquiagem

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O primeiro passo para ter uma pele bem cuidada e sem nenhum problema como acne, é remover toda a maquiagem antes de dormir. Esse hábito pode causar diversos problemas de pele, o primeiro é a obstrução dos poros, aumentando o surgimento de cravos e espinhas. Além disso, produz uma maior quantidade de sebo e prejudica a renovação celular, causando problemas como envelhecimento precoce e surgimento de rugas.

Como remover a maquiagem corretamente?

  1. Remova o excesso de produto com um lenço demaquilante ou um algodão molhado com demaquilante;
  2. Se estiver com muita máscara de cílios, o ideal é usar um demaquilante próprio para os olhos ou que remova máscara prova d’água;
  3. Aplique o produto até remover completamente.

Lavar o rosto

O próximo passo é lavar o rosto com a ajuda de um sabonete. O ideal é apostar em um sabonete líquido, para ter menor risco de contaminação. O sabonete deve ser específico para o seu tipo de pele, para que não resseque ou deixe mais oleoso.

Massageie o rosto com o sabonete e se possível, remova a espuma com água gelada ou morna. A água quente pode fazer efeito rebote, deixa a pele oleosa ainda mais oleosa, ou a pele seca ainda mais seca. Após, seque o rosto com um algodão limpo ou um lenço limpo para que não contamine a pele com impurezas.

Esfoliação

A esfoliação deve ser feita com cuidado e não ultrapassar o limite ideal. Para as peles oleosas, a esfoliação pode ser feita duas vezes na semana. Já a pele seca, não deve passar de uma vez na semana. A esfoliação irá remover as células mortas que obstruem os poros e promover a renovação das células, deixando a pele mais viçosa.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Leia também: Esfoliante para rosto para ter uma pele macia e aveludada

Tônico

O próximo passo é garantir que todas as impurezas sejam eliminadas. O tônico ajuda a eliminar as impurezas que o sabonete não conseguiu remover, por isso, sempre após lavar o rosto, aplique o tônico com a ajuda de um algodão limpo. O tônico ajuda a equilibrar o PH da pele. Atenção, escolha um tônico que não contém álcool na composição para não ressecar o rosto.

Hidratação para área dos olhos

Os olhos merecem uma atenção especial. Um dos primeiros sinais do envelhecimento, seja natural o precoce, é notável na área dos olhos, pois forma o famoso “pé de galinha”. Por isso, para prevenir o surgimento dessas rugas, deve-se aplicar um hidratante específico para essa área.

Hidratação para o rosto

Dicas de rotina de skincare noturna (Foto: Reprodução/Unsplash)

A Sociedade Brasileira de Dermatologia, destacou a importância de hidratar a pele todos os dias, como evitar o envelhecimento precoce, controlar a oleosidade, prevenir descamação causadas pela falta de água que é devolvida com a hidratação e devolver o viço da pele.

Ainda segundo o artigo publicado, as peles oleosas não devem pular esse passo e podem hidratar a pele de maneira segura com hidratantes oil free, à base de água para não aumentar a oleosidade.

Além dos hidratantes noturnos que são aplicados logo após a limpeza da pele, recomenda-se fazer uma hidratação mais profunda uma vez na semana, utilizando máscaras de hidratação.

Qual a maneira correta de passar creme no rosto?

  1. O primeiro passo é pegar o hidratante, se não for em bisnaga, utilize uma espátula limpa para pegar o produto. Não pegue com a mão para não contaminar o creme;
  2. Aplique no rosto e com os dedos limpos, aplique fazendo movimentos circulares;
  3. Não é preciso de uma grande quantidade e esfregar por vários minutos. Faça massagem até a pele absorver o produto e pronto.

Leia também: Tônico Capilar Caseiro: 2 receitas para acelerar o projeto Rapunzel

Comentários (0)
Comentar