10 sintomas comuns de gravidez além da menstruação atrasada

0 32

A gravidez é uma fase aguardada por algumas mulheres e temida por outras. Sendo temida ou aguardada, os sintomas de uma gestação é uma dúvida recorrente e vai além do famoso atraso menstrual. Alguns desses sintomas, podem aparecer até mesmo antes do atraso e ser confundido com a menstruação ou TPM (Tensão pré-menstrual).

Conhecer o corpo é fundamental para entender os sinais que ele está dando para mostrar o que há diferente e saber diferenciar esses sintomas também são importantes. Descobrir a gestação logo no início é importante para começar a fazer um pré-natal adequado e prevenir qualquer problema que possa acontecer. Para isso, conheça quais são os sintomas comuns da gravidez além do atraso menstrual.

sintomas de gravidez
Conheça os principais sintomas de gravidez (Foto: Freepik/Reprodução)

Pele oleosa e acneica

Durante a gestação, é comum que a pele fique mais oleosa por causa das alterações hormonais que estão acontecendo neste período. A pele oleosa acaba desencadeando acnes e cravos. E é um sintoma que aparece logo nas primeiras semanas de gestação e pode durar até o nascimento da criança. Ao contrário das espinhas da TPM, pode ser que não suma em alguns dias, se mostrando persistente.

Vontade de fazer ‘xixi’ com frequência

Outro sintoma muito comum e que também irá durar até o final da gestação, é a vontade de urinar com frequência. Pode aparecer logo na terceira semana. Por isso, se está desconfiada, verifique sua ida ao banheiro, se está maior do que habitual. Diversas mulheres acabam tendo que levantar no meio da noite para fazer xixi, uma ou mais vezes. Isso acontece por causa do aumento da progesterona.

Leia também: Linha nigra: entenda por que ela surge durante a gestação

Corpo cansado

Devido as alterações hormonais que estão acontecendo por causa da gestação, o cansaço pode aparecer logo nas primeiras semanas. As pernas cansando mais rápido sem ter feito muito esforço físico. Esse é mais um sintoma que continua e pode aumentar ao longo do tempo, já que a mulher irá carregar um bebê no ventre e o peso da barriga pode contribuir para esse cansaço.

Sono em excesso

Além do cansaço sem causa aparente e sem mudança na rotina, no começo da gestação também é comum um aumento no sono. Se antes oito horas de sono era o suficiente para se sentir bem, agora, mesmo dormindo mais do que deveria, ainda se sente sonolenta e pronta para um cochilo à tarde. O sono também é um dos principais sintomas de gravidez.

Variações de humor

Um sintoma de gravidez que é muito confundido com os sintomas da TPM. A variação de humor acontece nos dois casos, porém, na gravidez, não irá desaparecer rapidamente como na fase da menstruação. Você já deve ter ouvido falar que grávida é bem sensível e chora por tudo. Pois saiba que isso é verdade, as variações de humor são recorrentes e começam a surgir na segunda semana de gestação.

Mamas sensíveis

Um dos sintomas mais evidentes é a sensibilidade das mamas, que surge logo na segunda semana de gestação, quando as mamães ainda não fazem ideia de que estão grávidas. Além das alterações hormonais, os seios ficam sensíveis por causa do corpo se preparando para futura amamentação. Conforme a gestação vai avançando, é comum também que os mamilos fiquem escurecidos.

sintomas de gravidez
Conheça os sintomas de gravidez (Foto: Freepik/Reprodução)

Corrimento rosa

Nem todas as mulheres passam por esse sintoma, assim como os demais. Esse corrimento rosa é chamado de nidação e acontece de dois a três dias antes da menstruação vir. Por isso, é comum que muitas mulheres que não conhecem o seu ciclo menstrual confunda com a menstruação e acaba descobrindo a gestação mais tarde. Segundo um artigo do site do Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto, nidação é “o momento da fixação do óvulo fecundado (o zigoto) no endométrio, parede que reveste o útero internamente”.

Atenção, diferente da menstruação, o sangramento de nidação não tem fluxo e não é capaz de encher um absorvente, sendo percebido apenas na hora de se limpar.

Tontura e enjoo

Um dos sintomas mais clássicos, junto com o atraso da menstruação. A tontura acontece por causa da queda da pressão arterial causada pelo aumento dos hormônios e surgem logo nas primeiras semanas de gestação. Os enjoo surgem após a 6º semana de gestação e pode acompanhar a gravidez toda. A tontura pode se agravar devido ao fato da mulher não conseguir se alimentar direito por causa das náuseas. O vomito pode ou não estar presente. Esses sintomas são duradouros e podem ficar até o final da gestação.

Alterações no apetite e no paladar

No começo da gestação, logo nas primeiras semanas, também é possível observar alterações no paladar. Aquela fruta que você gostava tanto de comer pela manhã, você já não suporta mais nem sentir o cheiro que te deixa enjoada. Ou vontade de comer algo que nunca comeu antes ou um desejo fora do comum. Não se preocupe, são sintomas completamente normal no comecinho da gravidez.

Cólica e inchaço

Um sintoma comum, tanto nas primeiras semanas de gravidez, quanto na menstruação, por isso podem acabar sendo confundidos. Segundo o site Tua Saúde, a cólica acontece por causa do aumento do fluxo sanguíneo e o crescimento do útero para acomodar o bebê. O inchaço também é comum, por causa da mesma alteração no corpo. Pode acontecer entre o 7º dia até a 2º semana de gestação.

sintomas de gravidez 1
Descubra quais são os sintomas comuns de gravidez (Foto: Pexels/Reprodução)

Como eu sei que estou grávida?

Para se ter certeza que está esperando um bebê, é necessário fazer testes, pode ser o de farmácia ou o de sangue. Alguns sintomas iniciais podem ser confundidos com a menstruação e por esse motivo é tão importante fazer o teste. O de farmácia pode ser feito a partir do terceiro dia de atraso, existem marcas que prometem um resultado até um dia antes do atraso menstrual. Contudo, a melhor maneira de não ter um ‘falso negativo’ é fazer com cinco dias de atraso. O sangue também deve ser feito após esse período e costuma ser mais confiável.

É possível descobrir a gravidez com 2 semanas?

Não. Apesar dos sintomas já começaram a aparecer, é possível saber apenas na 4 semana de gestação. Com duas semanas, o corpo ainda não desenvolveu a quantidade exata de hormônio BHCG, que é o hormônio que os testes tanto de farmácia quanto de sangue, identificam a gravidez. O ideal é aguardar o atraso da menstruação para ter certeza da gestação.

Quantos dias depois do atraso da menstruação posso fazer o teste de gravidez?

Como já citado, é importante esperar até o quinto dia de atrasada. O motivo do tempo de espera é por causa das alterações normais que acontecem no ciclo menstrual ao longo da vida, ou seja, nem toda menstruação atrasada significa gravidez. Mas se você namorou sem proteção e está ansiosa para saber se engravidou, os testes de farmácias conseguem detectar a gravidez com apenas um dia de atraso.

Deu positivo, estou grávida e agora?

Primeiro passo é manter a calma. Logo após, é necessário marcar um obstetra o quanto antes para iniciar o pré-natal. Os primeiros três meses de gestação são os mais importantes para o desenvolvimento do feto e por isso, deve-se ter um acompanhamento médico desde que o teste deu positivo. Escolha um médico de confiança. Além disso, se a gravidez foi uma surpresa e não está sabendo lidar com a situação, além do ginecologista, é importante buscar ajuda de uma psicóloga.

Leia mais: 12 melhores posições de sexo na gravidez para experimentar

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy