Linha nigra: entenda por que ela surge durante a gestação

0

São inúmeras as mudanças que acontecem no corpo de uma mulher durante a gestação. Aumento dos seios, que estão se preparando para a amamentação, estrias por causa do aumento da pele da barriga, alterações no humor causado pelos hormônios e entre outros. Uma dessas mudanças frequentes é a linha nigra, uma linha escura vertical que surge no centro do abdômen.

Essa linha escura pode afligir mamães, principalmente as de primeira viagem. Mas será que existem motivos para se preocupar? Quando elas surgem no corpo e desaparecem após a gestação? Essas são umas das principais dúvidas sobre o assunto. Por isso, a Pajaris irá tirar sanar todos os seus questionamentos sobre a linha nigra.

Por que a linha nigra aparece?

Assim como as diversas alterações no corpo que ocorrem na gestação, a linha nigra também acontece pelas alterações hormonais. Durante a gravidez, a mulher sofre um aumento de melanócitos, que são células que aumentam a produção de melanina (pigmento) do corpo. Por isso, além dessa linha, é possível notar o escurecimento de outras partes do corpo, principalmente dos mamilos.

Outro fator que contribuí para o aparecimento é o aumento repentino da barriga, que serve para acomodar o bebê. Nessa condição, pode acontecer também de surgir estrias no abdômen e nos seios.

Linha nigra 1
(Foto: Pexels/Reprodução)

É normal ter uma listra na barriga?

Sim, é normal. Se você percebeu que apareceu essa linha não se preocupe, diversas gestantes irão se deparar com a linha nigra. Como já citado, o surgimento acontece devido às alterações hormonais naturais dessa fase e também ao aumento do abdômen para acomodar o bebê.

Quando surge?

Na primeira gestação, é comum o surgimento a partir da 17º semana de gestação. Começa como uma linha bem fina e quase imperceptível, após, começa escurecer até ficar realmente uma linha na vertical. Já em mulheres na segunda gestação, pode aparecer logo nas primeiras semanas, a partir da oitava.

Como tirar a linha nigra da barriga?

Não existe nenhum tratamento específico e desaparece sozinha, sem muito esforço. Após o parto, o corpo, aos poucos, vai voltando ao normal e assim a linha irá clareando. Em geral, 12 semanas pós-parto essa linha já terá desaparecido do seu corpo.

Contudo, se após esse período você notou que ainda não desapareceu e está te incomodando, procure um dermatologista para avaliar o seu caso e passar um tratamento adequado. Não tente fazer em casa receitas caseiras para clarear ou qualquer coisa do tipo. É importante se consultar com um médico.

Cuidados necessários

Apesar de não trazer nenhum risco à saúde, é necessário manter alguns cuidados necessários na barriga durante a gestação. Sem esses cuidados, pode acontecer de a linha ser mais resistente e demorar mais tempo para sumir da barriga. Além disso, irá te ajudar na prevenção das estrias durante a gestação. Saiba quais sãos esses cuidados:

Não tomar sol

O sol pode significa um perigo não somente para as gestantes, mas para todas as pessoas que se expõem sem proteção. O sol pode fazer com que essa linha escureça mais. Por isso, se for necessário ficar exposta ou vai aproveitar um dia na piscina, não esqueça o protetor solar. Se possível, evite o sol depois das 10 horas e antes das 15h.

Hidratação é a chave

Para ajudar na elasticidade da pele e assim, não ter uma linha tão aparente, invista em hidratação. Na gestação, é comum e super indicado por especialistas hidratantes na barriga para prevenir estrias. Ou seja, mais um motivo para você manter a barriga sempre hidratada. O creme pode ser o mesmo e deve ser aplicado duas vezes ao dia com a pele limpa.

Cuide da alimentação

A hidratação também deve vir de dentro para fora. Por isso, não esqueça de beber água durante o dia e siga a quantidade recomendada por seu obstetra. Além disso, invista em uma alimentação equilibrada, com fibras e muitas vitaminas. Se possível, invista também em alimentos ricos em ácido fólico, já que esse nutriente regula o aumento do melanócitos, que dá a pigmentação escura na pele.

Alimentos ricos em acido fólico:

Conheça agora alguns alimentos para acrescentar na sua dieta e assim, cuidar da linha nigra.

  • Lentilha
  • Quiabo
  • Feijão preto
  • Espinafre
  • Soja verde
  • Amendoim
  • Brócolis
  • Suco de laranja
  • Beterraba
  • Arroz branco
  • Ovo cozido

A conclusão é, você não precisa se preocupar com o surgimento dessa linha. Não deixe os cuidados de lado, mas não permita que isso tire o seu sono. Curta uma das melhores fases da sua vida e tente encarar as mudanças com naturalidade. Afinal, seu corpo está sendo casa de um ser vivo e isso acarreta mudanças.

E para te ajudar nessa caminhada da gestação, confira abaixo mais alguns artigos desse mundo:

Calcinha pós-parto: principais modelos, benefícios e dicas para escolher
Sutiã de amamentação: saiba como escolher o modelo ideal

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy