Shampoozada: saiba o que é e aprenda como iluminar o cabelo em casa

0

A shampoozada é uma técnica perfeita para restaurar a cor dos cabelos tingidos. Esse método promove uma limpeza profunda, que ajuda a abrir a cor e clareia até dois tons.

 

O que é shampoozada?

 

Como explicamos anteriormente, esse método serve para despigmentar o cabelo com uma mistura que geralmente leva shampoo, água oxigenada e descolorante.

Essa técnica funciona porque a shampoozada serve como um agente limpador profundo, mais potente que um shampoo antiresíduos . Uma vez que a mistura leva água oxigenada, ela consegue, de fato, clarear os cabelos. Mas apesar disso, não é indicada para quem nunca tingiu os fios.

 

como fazer shampoozada
Reprodução

 

Hoje em dia, a técnica ganhou bastante notoriedade, principalmente entre os blogs de beleza. Como a shampoozada pode ser feita em casa, a facilidade acaba conquistando muitas fãs.

Ainda que muitas vezes esse método seja indicado como um clareador sem química, a verdade é que a mistura pode ser um tanto agressiva. E, é claro, não tem nada de “natural”, visto que leva descolorante e também peróxido de hidrogênio.

Portanto, se você busca métodos de clarear o cabelo em casa e tem os fios virgens, é melhor apostar no shampoo de camomila.

 

Quem pode fazer

técnica shampoozada
Pinterest

 

Apesar de ser menos agressiva do que uma descoloração, a shampoozada não é indicada para cabelos virgens. Esse processo de despigmentação foi pensado para quem já tem as madeixas tingidas.

Isso porque a shampoozada serve tanto para abrir e recuperar o tom morena iluminada quanto para remover a tintura indesejada dos cabelos. Se, por exemplo, você se arrependeu da cor escolhida, basta aplicar a shampoozada para eliminar o pigmento depositado nos fios.

Esse método é bastante utilizado para remover cores difíceis como o preto azulado e o vermelho, como você verá no vídeo a seguir:

 

 

 

De fato, a shampoozada é uma técnica caseira que pode poupar algumas visitas ao salão. E para quem já possui experiência em tingir os fios em casa, é provável que o resultado seja positivo.

Se você tinge o cabelo há muito tempo e nota que as madeixas estão muito carregadas, talvez seja preciso preparar os fios antes de aplicar a mistura.

Nesses casos, vale planejar um detox capilar caseiro, que ajuda a remover o excesso de químicas nocivas e ainda contribui para a saúde do couro cabeludo.

 

Como fazer

o que é shampoozada
Reprodução

 

Um dos grandes trunfos da shampoozada é a praticidade. Isso porque ela leva apenas 3 ingredientes, que devem ser misturados na mesma proporção.

Assim sendo, utilize 1 medida de pó descolorante,  1 medida de água oxigenada volume 10 ou 20 e 1 medida de shampoo neutro. Note que a quantidade exata do medidor varia, já que os cabelos compridos demandam mais produto.

Feita a mistura, basta aplicar nos cabelos úmidos envolvendo todas as mechas. Deixe agir por cerca de 15 a 30 minutos, dependendo abertura de tom desejada.

Depois é só lavar e condicionar bem os cabelos, para repor a água e os nutrientes perdidos durante o processo. Não repita com muita frequência, pois pode danificar os fios.

Veja no vídeo a seguir o passo a passo da Youtuber Nanda Chaves, que utilizou a técnica para refazer o seu tom iluminado.

 

 

 

A shampoozada estraga os cabelos?

 

Ainda que muitas adeptas atestem a eficácia da misturinha, a técnica divide profissionais. Devido à ação da química descolorante, é possível que os fios muito danificados acabem apresentando ressecamento.

Outro ponto negativo apontado por profissionais é o risco de manchas. Por isso, confira bem o passo a passo e certifique-se de que você possui a experiência necessária antes de testar a shampoozada nos cabelos.

E como falamos anteriormente, atenção redobrada ao cuidado após o procedimento. Se você gosta de receitas caseiras, pode optar por uma hidratação com abacate, que é rica em lipídios e ajuda a combater o ressecamento causado pela ação do peróxido de hidrogênio.

Já para quem tem fios oleosos, talvez seja ideal escolher um ingrediente mais leve, como a hidratação com mel ou, ainda, o mel de cenoura.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy