Rosácea: entenda o que é, as principais causas e como tratar 

Manchas vermelhas e pele sensível. Esses são os sintomas mais comuns da rosácea, uma doença inflamatória e crônica que causa incômodos, principalmente, no rosto. “A pele fica com eritema, ou seja, com aquele tom avermelhado. Acomete o nariz e, principalmente, as bochechas. Pode ainda surgir na testa e no queixo”, explica a médica dermatologista Paula Cordeiro. Além disso, pode aparecer também nos olhos.   

Com frequência, acomete mulheres entre 30 e 50 anos, mas os homens podem desenvolver quadros mais graves do problema. Pessoas de pele clara e olhos claros costumam sofrer mais com a rosácea, que decorre de um processo inflamatório associado a uma alteração nos vasos sanguíneos.  

A ciência ainda não conseguiu desvendar qual é, exatamente, a causa da doença. Sabe-se, no entanto, que existem fatores que desencadeiam ou pioram a situação. É o caso, por exemplo, de exposição ao sol sem proteção, alimentos quentes, condimentos apimentados, vento, clima frio e fatores emocionais. “Uso de ácido na pele e bebidas alcoólicas também entram nessa lista”, acrescenta a médica. 

 Como muitos casos têm histórico familiar, há fortes indícios de que seja uma doença com base genética. Por fim, apesar de não existir uma cura para a rosácea, é possível tratar e aliviar os sintomas.  

 

Tipos de rosácea 

Imagem: My Rosacea Story / Instagram

 

rosácea divide-se em cinco subtipos. Cada um varia de acordo com a forma como os sintomas. Ainda assim, é possível que mais de um tipo se manifeste ao mesmo tempo. Por isso, é importante sempre procurar um dermatologista para ter um diagnóstico preciso e aprender os melhores tratamentos para cada caso.  

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Eritemato telangectasia 

Esse é, talvez, o tipo mais comum de rosácea. A pele fica avermelhada e com sensação de ardência, o que pode durar de horas a dias. Além disso, os vasinhos tendem a ficar em evidentes, principalmente no centro do rosto, ao redor do nariz.  

  

Rosácea pápula pustulosa 

Aqui, temos não apenas a vermelhidão persistente, mas também lesões que parecem espinhas. É por isso que, muitas vezes, esse tipo de rosácea tende a causar confusão com a acne. Atinge, principalmente, os homens e tem períodos de piora e melhora alternados. 

  

Granulomatosa 

Trata-se de um tipo mais raro da rosácea e o sintoma mais frequente são pequenos nódulos de cor castanha no rosto. Mas é possível que as lesões apareçam também em outras partes do corpo. Causa nódulos inflamatórios imunológicos e o diagnóstico pode ser mais difícil para o médico. 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

 

Rosácea fimatosa 

rosácea fimatosa é a menos frequente e chega a ser considerada o estágio final da doença. Com a inflamação, a pele fica mais espessa, rígida e vermelha. Por outro lado, os poros se dilatam. Além disso, infiltra as glândulas sebáceas do nariz e, por isso, ele pode aumentar de tamanho.  

   

Ocular 

Por fim, temos o tipo mais grave de rosácea. Assim como o nome sugere, atinge a região dos olhos. Por isso, 20% dos casos recebem diagnóstico do oftalmologista. Causa inflamação – com vermelhidão e descamação – perto dos cílios. Pode evoluir, inclusive, para a perda da visão. 

 

Principais sintomas  

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Imagem: Iruama Santana / Instagram

 

Além dos sinais já mencionados, outras queixas são pequenos vasos sanguíneos no nariz e bochechas, lesões similares a acne e secura nos olhos. “Muitas pessoas têm hipersensibilidade. Então, qualquer tipo de calor faz o rosto arder”, diz Paula. 

Podem ocorrer também pálpebras avermelhadas, com irritação e inchaço, e o nariz pode ficar mais volumoso. Ademais, em casos mais graves, pode haver inchaço na face e até mesmo pescoço, orelhas e tórax.  

 

Tratamentos para a rosácea 

Iruama convive superbem com a rosácea. Além disso, dá dicas, em seu Instagram, de cuidados com a pele. Imagem: Iruama Santana / Instagram

 

Apesar de ser uma doença crônica, que não tem cura, Paula afirma que existem diversos recursos que aliviam os sintomas da rosácea. Adotar um estilo de vida saudável é, entretanto, a principal dica. Ou seja: é necessário evitar os fatores agravantes.  

Além disso, o médico pode receitar medicamentos de uso tópico. Eles servem para diminuir a inflamação e as manchas vermelhas. Enquanto isso, a depender do tipo de rosácea, pode ser necessário o uso de antibióticos. Pode indicar ainda sabonetes para pele sensível, hidratantes e outros produtos específicos. 

Alguns casos pedem por intervenção cirúrgica. Por outro lado, a rosácea ocular pode exigir colírios e até imunossupressores. Por fim, há também tratamentos com laser, principalmente para clarear a região das manchas.  

 

Dicas e cuidados 

 

Em primeiro lugar, como já dito anteriormente, é essencial fugir dos fatores que agravam o problema ou começam uma crise. Vale ainda ter cuidado com produtos cosméticos, já que a pele com rosácea é mais sensível. Ademais, é essencial procurar um médico para avaliar o caso e receitar o melhor tratamento. 

Protetor solar, água termal e bruma hidratante são ótimos aliados. Quer usar maquiagem para disfarçar as manchas vermelhas? Então aposte em produtos hipoalergênicos. Corretivo e base nos tons de verde ajudam a neutralizar o sintoma.  

Comentários (0)
Comentar