Removedor de esmalte: descubra porque você deve parar de usar acetona

O removedor de esmalte deve ser atóxico e eficiente. No entanto, é preciso evitar compostos com acetona, uma vez que ela pode ressecar e enfraquecer as unhas e até mesmo ser tóxica a longo prazo.

Saiba como escolher o melhor removedor:

Qual é melhor: acetona ou removedor de esmalte?

Marie Claire

 

Embora muitas mulheres sejam adeptas da boa e velha acetona, ela não é o produto mais recomendado. Hoje em dia existem diversas marcas de removedor de esmalte à base de acetato de etila ou óleo, bem como outras substâncias emolientes que ajudam a tratar a unha enquanto retiram o verniz do esmalte.

Uma das grandes vantagens da acetona é a rapidez com a qual ela retira o esmalte da unha. Isso ocorre porque se trata, de fato, de um produto solvente muito forte.

A longo prazo, o uso constante de acetona pode provocar descamações na pele, alergia, manchas e até mesmo o enfraquecimento das unhas. Como a acetona acaba ressecando bastante as unhas, elas ficam mais fracas e podem quebrar ou lascar com facilidade.

Por isso, se você quer ter unhas sempre fortes e saudáveis, deixar a acetona de lado pode ser uma boa aposta.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O que é um removedor de esmalte?

Pinterest

 

Como falamos anteriormente, é possível encontrar diversos tipos de removedores no mercado, inclusive os à base de acetona. Mas afinal, o que é um removedor de esmalte? Para responder essa pergunta, é preciso observar que os esmaltes de unha são, na verdade, uma espécie de verniz. Por esse motivo, eles fixam na unha e não saem com água.

Da mesma forma que acontece com as tintas a base de verniz, para remover essa película é necessário utilizar algum tipo de solvente. Essa é, portanto, a definição de esmalte: um solvente que remove o verniz da unha. Agora que você já sabe dos malefícios que a acetona pode ocasionar, fique sempre atenta para comprar removedores de esmalte sem esse produto na composição.

 

Reprodução

 

Isso é bem fácil, já que em geral o rótulo avisa que o removedor é livre de acetona. Além disso, dê preferência para os removedores que incluam óleos ou outros tipos de emolientes na fórmula, pois eles ajudam a hidratar as unhas e cutículas, evitando o ressecamento e a quebra.

Tanto  Risqué quanto a Impala possuem opções baratinhas e fáceis de encontrar. Veja a comparação no vídeo a seguir:

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

 

Como fazer um removedor de esmalte sem algodão em casa

Reprodução

 

O removedor de esmalte queridinho da mulherada é aquele que vem em um pote esponjoso e dispensa o uso de algodão. Afinal, basta colocar o dedo dentro da embalagem e fazer movimentos de vai e vem até tirar o verniz.

No entanto, esse tipo de removedor costuma ser mais caro e nem sempre é fácil de achar. Pensando nisso, a Youtuber Bela Rizério apresentou uma solução simples e baratinha, que usa uma espoja de cozinha e um pote para recriar esse produtinho. Lembre-se, é claro, de embeber a esponja com um removedor de esmaltes livre de acetona.

 

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Como tirar o esmalte da unha em gel?

Pinterest

 

Nesse caso, não tem outra opção. Para tirar a esmaltação em gel, primeiro você precisa lixar a camada de verniz exterior e, por fim, mergulhar as unhas em acetona pura.

Assim como no salão, após lixar o ideal é embeber pedaços de algodão em acetona, colocar em cima da unha e “embalar” individualmente os dedos com papel alumínio. O processo é demoradinho, mas vale a pena.

Apesar de parecer a solução perfeita para quem quer unhas sempre bonitas, é preciso ter cuidado com a esmaltação em gel. Ela é recomendada para uso esporádico, pois a frequência excessiva também pode prejudicar as unhas.

 

 

 

Comentários (1)
Comentar