Removedor de esmalte: descubra porque você deve parar de usar acetona

1

O removedor de esmalte deve ser atóxico e eficiente. No entanto, é preciso evitar compostos com acetona, uma vez que ela pode ressecar e enfraquecer as unhas e até mesmo ser tóxica a longo prazo.

Saiba como escolher o melhor removedor:

Qual é melhor: acetona ou removedor de esmalte?

acetona ou removedor qual o melhor
Marie Claire

 

Embora muitas mulheres sejam adeptas da boa e velha acetona, ela não é o produto mais recomendado. Hoje em dia existem diversas marcas de removedor de esmalte à base de acetato de etila ou óleo, bem como outras substâncias emolientes que ajudam a tratar a unha enquanto retiram o verniz do esmalte.

Uma das grandes vantagens da acetona é a rapidez com a qual ela retira o esmalte da unha. Isso ocorre porque se trata, de fato, de um produto solvente muito forte.

A longo prazo, o uso constante de acetona pode provocar descamações na pele, alergia, manchas e até mesmo o enfraquecimento das unhas. Como a acetona acaba ressecando bastante as unhas, elas ficam mais fracas e podem quebrar ou lascar com facilidade.

Por isso, se você quer ter unhas sempre fortes e saudáveis, deixar a acetona de lado pode ser uma boa aposta.

O que é um removedor de esmalte?

o que é um removedor de esmalte
Pinterest

 

Como falamos anteriormente, é possível encontrar diversos tipos de removedores no mercado, inclusive os à base de acetona. Mas afinal, o que é um removedor de esmalte? Para responder essa pergunta, é preciso observar que os esmaltes de unha são, na verdade, uma espécie de verniz. Por esse motivo, eles fixam na unha e não saem com água.

Da mesma forma que acontece com as tintas a base de verniz, para remover essa película é necessário utilizar algum tipo de solvente. Essa é, portanto, a definição de esmalte: um solvente que remove o verniz da unha. Agora que você já sabe dos malefícios que a acetona pode ocasionar, fique sempre atenta para comprar removedores de esmalte sem esse produto na composição.

 

cuidados com as unhas
Reprodução

 

Isso é bem fácil, já que em geral o rótulo avisa que o removedor é livre de acetona. Além disso, dê preferência para os removedores que incluam óleos ou outros tipos de emolientes na fórmula, pois eles ajudam a hidratar as unhas e cutículas, evitando o ressecamento e a quebra.

Tanto  Risqué quanto a Impala possuem opções baratinhas e fáceis de encontrar. Veja a comparação no vídeo a seguir:

 

 

Como fazer um removedor de esmalte sem algodão em casa

removedor de esmalte caseiro sem algodão
Reprodução

 

O removedor de esmalte queridinho da mulherada é aquele que vem em um pote esponjoso e dispensa o uso de algodão. Afinal, basta colocar o dedo dentro da embalagem e fazer movimentos de vai e vem até tirar o verniz.

No entanto, esse tipo de removedor costuma ser mais caro e nem sempre é fácil de achar. Pensando nisso, a Youtuber Bela Rizério apresentou uma solução simples e baratinha, que usa uma espoja de cozinha e um pote para recriar esse produtinho. Lembre-se, é claro, de embeber a esponja com um removedor de esmaltes livre de acetona.

 

 

Como tirar o esmalte da unha em gel?

como tirar o esmalte gel em casa
Pinterest

 

Nesse caso, não tem outra opção. Para tirar a esmaltação em gel, primeiro você precisa lixar a camada de verniz exterior e, por fim, mergulhar as unhas em acetona pura.

Assim como no salão, após lixar o ideal é embeber pedaços de algodão em acetona, colocar em cima da unha e “embalar” individualmente os dedos com papel alumínio. O processo é demoradinho, mas vale a pena.

Apesar de parecer a solução perfeita para quem quer unhas sempre bonitas, é preciso ter cuidado com a esmaltação em gel. Ela é recomendada para uso esporádico, pois a frequência excessiva também pode prejudicar as unhas.

 

 

 

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy