Pré poo mantém o cabelo hidratado e protege os fios da agressão

O pré-poo é o tratamento ideal para proteger os fios. Isso porque a técnica hidrata e previne o ressecamento causado pelos sulfatos presentes nos shampoos tradicionais.

 

 

O pré-poo ou pré shampoo surgiu para proteger os fios do ressecamento causado pelo surfactantes presentes nos produtos de limpeza capilar.

Essa é uma expressão em inglês usada para designar o procedimento de aplicar um produto protetor nos fios antes de lavar com o shampoo.

 

 

Reprodução

 

Os surfactantes são componentes presentes nos shampoos os tradicionais. Eles são os responsáveis pela formação da espuma de limpeza, sendo o mais comum o lauril sulfato de sódio. Devido à sua alta capacidade de remover resíduos e oleosidade do couro cabeludo, o uso excessivo de produtos com sulfatos pode acabar deixando a sensação de cabelos desidratados.

Em geral, muitas mulheres acabam evitando cosméticos feitos com esses ingredientes polêmicos, substituindo-os pelos shampoo sem sulfato. Portanto, essa técnica surgiu como uma aliada de quem quer apostar nos shampoos tradicionais sem danificar os fios.

“Faço essa técnica há mais ou menos oito anos e com o pré-poo pude salvar meu cabelo da porosidade, cabelos quebrados, pontas duplas, ressecamento e muito mais.”

Nicole Vieira

 

 

 

O que usar

 

Em primeiro lugar, vale lembrar que o pré shampoo pode ser feito tanto com cremes quanto com óleos. Além disso, muitas receitas caseiras utilizam ingredientes naturais como babosa, creme de leite, mel, óleo de coco e até mesmo gelatina incolor para proteger e preparar os fios antes da lavagem.

Esses são alguns dos produtos queridinhos da mulherada:

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Yamasterol

 

Para começar, um clássico bem baratinho. O Yamasterol amarelo é multifuncional e também serve como pré-shampoo. Ele conta com babosa e D-pantenol em sua composição, ativos que ajudam na hidratação, maciez e proteção dos cabelos.

 

 

Pré Shampoo de Limpeza Profunda Pantene

 

Em segundo lugar, um produto formulado já para esse objetivo. O pré-shampoo da Pantene  faz parte da linha Hidro-Cauterização e ajuda a remover resíduos e outras substâncias do seu cabelo, dando-lhe uma experiência de limpeza profunda e controle da oleosidade.

Por isso, é uma fórmula ideal para usar antes de tratar o cabelo, preparando a cutícula do fio.

 

 

 Como fazer

 

De maneira bem resumida, para fazer pré poo basta aplicar um creme ou óleo antes da lavagem. Esse produto será removido depois, com o shampoo.

Isso porque o pré-shampoo possui como função preparar as cutículas e proteger os fios da ação agressiva dos surfactantes presentes no produto de limpeza capilar.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O pré shampoo é indicado para quais tipos de cabelo?

Bia Siqueira

 

É interessante notar que, embora o pré shampoo seja indicado para todos os tipos de cabelo, nem todas as mulheres vão sentir necessidade de incorporar esse item na sua rotina de beleza.

Isso ocorre porque geralmente quem nota esse ressecamento são as mulheres que possuem fios crespos, cacheados ou tratados quimicamente.  Por esse motivo, o ideal é você fazer sempre um teste.

Se sentir que o cabelo está ficando ressecado após a lavagem, é possível trocar o shampoo tradicional por um shampoo em barra mais natural ou ainda investir na técnica pré-poo.

 

As melhores receitas de pré-shampo natural e caseiro

Reprodução

 

Além dos produtos de farmácia vistos anteriormente, saiba que muitos ingredientes que você já tem em casa podem servir como pré-poo natural! Na sequência você confere as receitinhas caseiras de maior sucesso do Youtube:

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Pré shampoo com mel

 

Em primeiro lugar, o queridinho dos ingredientes naturais. O mel no cabelo hidrata, protege os fios e ainda doa brilho. Portanto, um pré shampoo com mel é simplesmente perfeito.

 

Pré poo com óleo de coco

 

Em segundo lugar, um ingrediente polêmico mas que funciona bem para os cabelos ressecados e que precisam de nutrição profunda.

O pré poo com óleo de coco é ótimo para as cacheadas, mas antes confira se você realmente deve utilizar esse tipo de umectante, já que o óleo de coco no cabelo não faz bem para todas.

 

 

Pré-poo de babosa

 

Na sequência, outro ingrediente que amamos por aqui! A aloe vera é super hidratante e por isso um pré-poo com babosa é a receita perfeita para fortalecer os fios, evitar a quebra e ainda combater o ressecamento das pontas.

Aliás, esse ingrediente é perfeito tanto no pré quanto no pós, já que a hidratação com babosa também salva os fios.

 

 

 

Gabi Brandt

 

Pré poo de creme de leite

 

Esse pré shampoo caseiro para cabelos cacheados leva creme de leite como ingrediente principal. Uma vez que é rico em gordura, esse produto ajuda a proteger e hidratar os fios, deixando os cachos mais definidos e sem frizz.

 

 

 

Pré shampoo engrossador com gelatina

 

Por último, outro ingrediente culinário que promete fazer maravilhas nos fios. O pré shampoo para engrossar as pontas de gelatina incolor é utilizado para engrossar as pontas e acabar com os fios ralos. Confira a receita:

 

 

Comentários (1)
Comentar
  • Bruno Barros

    Achei bem legal a postagem. Dicas muito adequadas. Valeu a pena conferir. Aproveito para indicar um canal bem interesse que aborda temas parecidos com os abordados aqui no blog. É o canal da Elisa Miranda. Um vídeo dela que eu indico é o https://youtu.be/eApED3EfyP4 mostra cuidados com os cabelos. Vale a pena conferir!