Saiba como salvar seu cabelo e acabar com as pontas ressecadas

Uma das soluções mais buscadas por quem sofre com pontas ressecadas e dupla é cortar. No entanto, nem sempre precisa passar pelo corte para conseguir recuperar o cabelo. Portanto, descubra abaixo dicas incríveis para salvar seu cabelo sem precisar passar pela tesoura.

Como se livrar das pontas ressecadas (Foto: Freepik)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por que o cabelo resseca?

Afinal, o que acontece que faz meu cabelo ressecar? Pode acontecer por diversos fatores, conheça algumas razões:

  • Descoloração;
  • Procedimentos químicos (alisamentos);
  • Produtos errados – Como por exemplo, um shampoo não indicado para seu tipo de cabelo;
  • Exposição ao sol, cloro, água do mar e poluição;
  • Chapinha e secador sem proteção térmica;
  • Falta de hidratação.

Como identificar?

O cabelo ressecado é fácil de ser identificado, ele fica com um aspecto de palha e quebradiço. Além disso, é difícil de pentear e de controlar o volume.

5 dicas para recuperar os fios

Confira posteriormente 5 dicas para recuperar os fios danificados e descubra como não ter mais pontas ressecadas.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Cabelo hidratado e livre de pontas ressecadas (Foto: Freepik)

Hidratação

Em primeiro lugar, saiba que o cabelo estando com as pontas ressecadas ou não, é sempre importante manter uma rotina de hidratação. Em casa, hidrate uma vez na semana usando produtos específicos para seu tipo de cabelo. Se preferir fazer a hidratação no salão, o ideal é fazer a cada 15 dias.

Como hidratar meu cabelo em casa?

Todavia, se você não sabe como hidratar seu cabelo, siga esse passo a passo:

  • Primeiramente, identifique seu tipo de cabelo e compre uma máscara de hidratação específica para ele.
  •  Lave o cabelo normalmente. Para receber a hidratação, sempre esteja de cabelo limpo, assim o creme será absorvido melhor. Além disso, se estiver com o cabelo muito ressecado, invista em shampoo sem sulfato.
  • Logo após lavar o cabelo, retire todo o excesso de água com a ajuda de uma toalha. Para receber a hidratação, é ideal que o cabelo esteja úmido e não ‘em sopa’.
  • Desembarace o cabelo.
  • Posteriormente aplique o creme separando mecha por mecha. Lembre-se de não aplicar na raiz.
  • Deixe o produto agir. Verifique na embalagem quanto tempo é necessário deixar no cabelo. No entanto, se você está com pressa, opte por ampolas de hidratação rápida.
  • Por fim, enxague bem os fios, sem deixar vestígios do creme.

Umectação

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Se a hidratação não está sendo o suficiente, insira a umectação na sua rotina capilar. A técnica nada mais é do que umedecer o cabelo com óleos específicos para recuperar e hidratar os fios. Entretanto, se você não sabe como fazer, siga o passo a passo abaixo:

  • Primeiramente, escolha um óleo vegetal: (óleo de rosa mosqueta, óleo de rícino, de abacate, argan, oliva e coco).
  • Diferente da hidratação com máscara capilar, a umectação não necessita estar com o cabelo limpo e úmido. Ou seja, pode aplicar diretamente nos fios.
  • Além disso, é feito de duas formas, noturna e ou diurna.
  • Para a noturna, aplique o óleo escolhido pelos fios e durma com o cabelo úmido. Logo após acordar, lave o cabelo normalmente.
  • Para a diurna, aplique nos fios o óleo e deixe agir por 30 minutos. Após, lavar o cabelo.
Umectação capilar (Foto: Freepik)

Proteção térmica

Caso você não consiga diminuir a frequência do uso do secador e da chapinha, que danificam o cabelo, jamais alise ou seque o cabelo sem passar antes um protetor térmico. Lembre-se de escolher um protetor específico para seu tipo de cabelo.

Evite água quente

Assim como devemos proteger o cabelo do calor da chapinha, também devemos evitar a água quente. Se possível, lavar o cabelo com água gelada. No entanto, se tiver frio, tente no máximo lavar na água morna.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Cronograma capilar

Por fim, invista em um cronograma capilar. Mas afinal, o que é e como fazer um cronograma capilar? É um tratamento capilar, que tem com objetivo recuperar os fios e manter uma rotina saudável dos fios. Pode ser feito em qualquer tipo de cabelo.

Em primeiro lugar, saiba que o cronograma é divido em três. Ou seja, um para cabelo muito danificado, para pouco e para cabelo saudável. E é feito em uma rotina de hidratação, nutrição e reconstrução. Todavia, se você não sabe como fazer, nós temos um post completo ensinando o passo a passo. 

Fontes: Beleza  Extraordinaria / Beleza e Saúde / Segredos de salão

Comentários (0)
Comentar