Saiba como salvar seu cabelo e acabar com as pontas ressecadas

0

Uma das soluções mais buscadas por quem sofre com pontas ressecadas e dupla é cortar. No entanto, nem sempre precisa passar pelo corte para conseguir recuperar o cabelo. Portanto, descubra abaixo dicas incríveis para salvar seu cabelo sem precisar passar pela tesoura.

recuperar pontas ressecadas
Como se livrar das pontas ressecadas (Foto: Freepik)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por que o cabelo resseca?

Afinal, o que acontece que faz meu cabelo ressecar? Pode acontecer por diversos fatores, conheça algumas razões:

  • Descoloração;
  • Procedimentos químicos (alisamentos);
  • Produtos errados – Como por exemplo, um shampoo não indicado para seu tipo de cabelo;
  • Exposição ao sol, cloro, água do mar e poluição;
  • Chapinha e secador sem proteção térmica;
  • Falta de hidratação.

Como identificar?

O cabelo ressecado é fácil de ser identificado, ele fica com um aspecto de palha e quebradiço. Além disso, é difícil de pentear e de controlar o volume.

5 dicas para recuperar os fios

Confira posteriormente 5 dicas para recuperar os fios danificados e descubra como não ter mais pontas ressecadas.

pontas ressecadas
Cabelo hidratado e livre de pontas ressecadas (Foto: Freepik)

Hidratação

Em primeiro lugar, saiba que o cabelo estando com as pontas ressecadas ou não, é sempre importante manter uma rotina de hidratação. Em casa, hidrate uma vez na semana usando produtos específicos para seu tipo de cabelo. Se preferir fazer a hidratação no salão, o ideal é fazer a cada 15 dias.

Como hidratar meu cabelo em casa?

Todavia, se você não sabe como hidratar seu cabelo, siga esse passo a passo:

  • Primeiramente, identifique seu tipo de cabelo e compre uma máscara de hidratação específica para ele.
  •  Lave o cabelo normalmente. Para receber a hidratação, sempre esteja de cabelo limpo, assim o creme será absorvido melhor. Além disso, se estiver com o cabelo muito ressecado, invista em shampoo sem sulfato.
  • Logo após lavar o cabelo, retire todo o excesso de água com a ajuda de uma toalha. Para receber a hidratação, é ideal que o cabelo esteja úmido e não ‘em sopa’.
  • Desembarace o cabelo.
  • Posteriormente aplique o creme separando mecha por mecha. Lembre-se de não aplicar na raiz.
  • Deixe o produto agir. Verifique na embalagem quanto tempo é necessário deixar no cabelo. No entanto, se você está com pressa, opte por ampolas de hidratação rápida.
  • Por fim, enxague bem os fios, sem deixar vestígios do creme.

Umectação

Se a hidratação não está sendo o suficiente, insira a umectação na sua rotina capilar. A técnica nada mais é do que umedecer o cabelo com óleos específicos para recuperar e hidratar os fios. Entretanto, se você não sabe como fazer, siga o passo a passo abaixo:

  • Primeiramente, escolha um óleo vegetal: (óleo de rosa mosqueta, óleo de rícino, de abacate, argan, oliva e coco).
  • Diferente da hidratação com máscara capilar, a umectação não necessita estar com o cabelo limpo e úmido. Ou seja, pode aplicar diretamente nos fios.
  • Além disso, é feito de duas formas, noturna e ou diurna.
  • Para a noturna, aplique o óleo escolhido pelos fios e durma com o cabelo úmido. Logo após acordar, lave o cabelo normalmente.
  • Para a diurna, aplique nos fios o óleo e deixe agir por 30 minutos. Após, lavar o cabelo.
Umectação
Umectação capilar (Foto: Freepik)

Proteção térmica

Caso você não consiga diminuir a frequência do uso do secador e da chapinha, que danificam o cabelo, jamais alise ou seque o cabelo sem passar antes um protetor térmico. Lembre-se de escolher um protetor específico para seu tipo de cabelo.

Evite água quente

Assim como devemos proteger o cabelo do calor da chapinha, também devemos evitar a água quente. Se possível, lavar o cabelo com água gelada. No entanto, se tiver frio, tente no máximo lavar na água morna.

Cronograma capilar

Por fim, invista em um cronograma capilar. Mas afinal, o que é e como fazer um cronograma capilar? É um tratamento capilar, que tem com objetivo recuperar os fios e manter uma rotina saudável dos fios. Pode ser feito em qualquer tipo de cabelo.

Em primeiro lugar, saiba que o cronograma é divido em três. Ou seja, um para cabelo muito danificado, para pouco e para cabelo saudável. E é feito em uma rotina de hidratação, nutrição e reconstrução. Todavia, se você não sabe como fazer, nós temos um post completo ensinando o passo a passo. 

Fontes: Beleza  Extraordinaria / Beleza e Saúde / Segredos de salão

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy