Planta para varanda: como escolher a espécie certa

0

A varanda é um local de lazer do apartamento e de algumas casas. E para deixar esse espaço ainda mais aconchegante, diversas pessoas apostam em colorir o ambiente com plantas e flores. Entretanto, não são todas as plantas que podem ser colocadas na varanda, já que na maioria dos casos, é o espaço em que mais venta e pega sol. E por esse motivo, algumas espécies não conseguem sobreviver neste cômodo. Pensando nisso, o blog Pajaris trouxe as melhores opções de plantas para você colocar na sua varanda e decoração para você se inspirar.

Qual a melhor planta para varanda com sol?

Se a sua varanda recebe luz solar diretamente quase o dia todo, algumas espécies de planta não suportam essa exposição e acabam queimando. Por isso, invista em plantas que adoram sol e necessitam para sobreviver. Saiba posteriormente quais são elas:

Ave do Paraíso

Gosta de sol direto e pode ser cultivada em qualquer lugar. É uma planta com folhas e flor diferentes e por isso torna a sua beleza bem especial. Geralmente suas flores são alaranjadas. Pode chegar até 1,20m e gosta do solo úmido, mas não encharcado.

Cactos

Os cactos são plantas fáceis de cuidar e gostam de receber sol a maior parte do tempo. Por esse motivo, é a planta perfeita para sua varanda. Pode mesclar as espécies de cactos em sua varanda, deixando as maiores no chão e outras em prateleiras.

Lança de São Jorge

Outra planta que adora sol pleno. A lança é uma planta maior, por isso deve ser colocada em vasos grandes. Além disso, sua rega deve ser feito uma vez por semana, mas compre um vaso que drene a água, pois pode apodrecer a raiz.

Espada larga

Uma planta pequena para colocar na varanda, pois atinge no máximo 60 cm de altura. É bem parecida com a espada de são Jorge, mas suas folhas são bem largas e por isso o nome. Por ser uma planta invasora, cultive essa espada em um vaso sozinha, sem outras plantas junto.

Clúsia

Outra planta lindíssima para compor o seu jardim na varanda. É uma das preferidas para quem mora em apartamento, pois é resistente e gosta de sol pleno. A terra deve estar sempre úmida, mas cuidado para não encharcar.

flor para varanda ave do paraíso
Ave do Paraíso por @dani_ruas_paisagismo (Foto: Reprodução/Instagram)

Qual a melhor planta para varanda sem sol?

Caso a sua varanda pegue pouco sol ou quase nenhuma luz direta, o ideal é buscar plantas que se adaptam nesse local de sombra. Veja abaixo cinco opções para colocar na sua varanda sombreada e deixar o ambiente mais aconchegante.

Samambaia

Uma planta clássica e presente em diversas varandas de brasileiros. Gosta de lugar com sombra mas iluminado, é bem fácil de cuidar, pois é só manter o seu solo sempre úmido. O ideal é colocar no alto, seja em um prateleira ou em um vaso pendurado.

Espada de São Jorge

Ao contrário da lança, a espada de São Jorge gosta de sombra e por esse motivo é ideal para quem tem uma varanda com pouca luz. É fácil de cuidar, precisa estar com o solo úmido, mas é capaz de sobreviver sem água por um longo período. Ideal para colocar em vasos no chão.

Jiboia

Outra planta fácil de cuidar, é preciso apenas de sombra e terra úmida. Cuidado com o excesso de água para não apodrecer a raiz. É ideal para colocar em vasos no alto para as folhas ficarem caídas do vaso trazendo um visual lindo.

Hera variegata

É uma trepadeira que pode ser criada dentro de casa, na varanda em vasos. Se quiser, utilize treliças no local para que ela se espalhe pela varanda. É ideal para colocar em vasos suspensos para que as folhas fiquem pendentes e gosta do solo bem úmido.

Peperômia

É uma planta que adora sombra, por isso é perfeita para varandas que pegam pouco sol. Fica linda tanto em vaso suspenso quanto no chão. Assim como as outras opções, gostam de um solo úmido, mas se encharcar pode acontecer de apodrecer a raiz.

flor para varanda
@plantlivestyle (Foto: Reprodução/Instagram)

Inspiração de planta na varanda

Para decorar sua varanda e transformar o lugar em um cantinho aconchegante e um local para aproveitar a tarde ao lado dos amigos, veja diversas inspirações de decoração com plantas. Você pode combinar diversas espécies ou usar plantas pequenas. Tudo depende do seu gosto pessoal.

planta para varanda 1
@dausterarquitetura (Foto: Reprodução/Instagram)
planta para varanda 3
@nem_vem_oficial (Foto: Reprodução/Instagram)
planta para varanda 4
@coisas.da.danii (Foto: Reprodução/Instagram)
planta para varanda 5
@coisasdafabiola (Foto: Reprodução/Instagram)
planta para varanda 6
@nossolar_81 (Foto: Reprodução/Instagram)
v
@apartamento_34cp (Foto: Reprodução/Instagram)
planta para varanda 9
@allmaisarquitetura (Foto: Reprodução/Instagram)
planta para varanda 10
@casaenchantee (Foto: Reprodução/Instagram)
planta para varanda 11
@diariodacasa175 (Foto: Reprodução/Instagram)
planta para varanda 12
@_lardicasdecor (Foto: Reprodução/Instagram)
planta para varanda 13
@diariodacasa175 (Foto: Reprodução/Instagram)
planta para varanda 14
@acasabemviva (Foto: Reprodução/Instagram)
planta para varanda 15
@vida_da_dri (Foto: Reprodução/Instagram)
planta para varanda 8
@nomeucantinhodepaz (Foto: Reprodução/Instagram)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Leia também:

 

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy