Óleo de Prímula: para que serve e quais são os benefícios?

Alívio da TPM e da menopausa, redução da pressão arterial e controle dos níveis de colesterol são apenas alguns dos benefícios

O óleo de prímula é extraído da semente de uma flor originária da América do Norte, também conhecida como estrela-da-tarde. Sob o nome científico Oenothera biennis (Onagraceae), a planta já é velha conhecida da medicina indígena, que sempre usou para fins terapêuticos.

Por ser rico em ácidos graxos poli-insaturados, que são as gorduras boas, o óleo de prímula pode trazer muitos benefícios à saúde, como aliviar os sintomas da TPM e da menopausa, controlar os níveis de colesterol, reduzir a pressão arterial, hidratar a pele e até controlar a hiperatividade infantil.

Benefícios do Óleo de Prímula

Uma das grandes vantagens do óleo de prímula é fornecer alguns ácidos graxos essenciais que nosso corpo não consegue produzir. Um dele é o GLA, o ácido gama linolênico, que faz parte da família do ômega 6 e tem potente ação anti-inflamatória, sendo um grande aliado no combate de doenças reumáticas.

Equilíbrio Hormonal para a TPM e menopausa

Outras propriedades do óleo de prímula agem na síntese e equilíbrio hormonal, o que ajuda a controlar os sintomas da TPM e da menopausa, como irritabilidade, inchaço e dores de cabeça.

Estudos mostram que mulheres sensíveis ao hormônio prolactina podem sentir mais dor no período pré-menstrual. O GLA presente no óleo é capaz de inibir a prolactina, que desencadeia a conhecida TPM. Outra pesquisa aponta também outro benefício: reduzir a inflamação que causa dor nas mamas. Já para as mulheres na menopausa, o suplemento ajuda a diminuir as terríveis ondas de calor, um dos sintomas mais incômodos dessa fase da vida.

Melhora a pele

A pele também se beneficia com a regulagem da produção hormonal, podendo melhorar casos de acne e secreção sebácea. Doses diárias de GLA já provaram melhorar a hidratação, elasticidade e firmeza.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Por conta da ação anti-inflamatória, o óleo de prímula é indicado ainda para o tratamento de dermatites, psoríase, eczema (inflamação cutânea), coceiras e irritações.

Saúde do coração

O GLA também é capaz de melhorar a saúde cardiovascular, uma vez que diminui os níveis de colesterol, e tem ação anticoagulante, o que impede a aglomeração de plaquetas e melhora o fluxo sanguíneo. Esse ácido graxo também é capaz de diminuir a pressão alta, trazendo ainda mais benefícios para o coração.

Ajuda a emagrecer

O consumo regular do óleo de prímula melhora o controle da glicose sanguínea, o que é bom para quem convive com diabetes ou precisa controlar o peso. Consequentemente, o suplemento auxilia a prolongar a sensação de saciedade, o que favorece para a diminuição do apetite.

A função de reequilíbrio hormonal ajuda a melhorar o metabolismo, além de estimular a queima de gorduras armazenadas.

Como consumir óleo de prímula

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O composto é encontrado em cápsulas, que devem ser ingeridas com líquidos, preferencialmente após as refeições principais, como almoço e jantar, para serem melhor absorvidas.

A dosagem varia de pessoa para pessoa e deve levar em conta o objetivo principal da suplementação. O ideal é seguir a recomendação de um médico ou nutricionista.

Leia mais:

+ 5 Óleos Essenciais Para Cabelos Mais Longos E Saudáveis

+ Chá Verde Acelera O Metabolismo E É Rico Em Antioxidantes. Aprenda A Preparar!

Comentários (0)
Comentar