Nhoque da fortuna: história, como fazer a simpatia e receita simples dessa delícia.
Você já ouviu falar na tradição do nhoque da fortuna? O nhoque (ou gnocchi, para os mais chiques), é um dos alimentos mais tradicionais da culinária italiana. Além disso, segundo as lendas culturais do país, é um alimento que carrega um simbolismo de sorte e fortuna para quem segue seus rituais mensais.
O nhoque é uma massa fresca, produzida a partir de batatas ou mandioca, cozinhada e misturada, principalmente, com poucos ingredientes, sendo muito simples e prática de fazer. Com a massa preparada, os cortes são feitos em formados canelados, e a massa é preparada com diversos tipos de molhos e acompanhamentos, para deliciar sua família.
Assim como a Roda da Fortuna do Tarô, é muito importante depositar sua confiança e esperança de conquistar mais prosperidade em coisas que realmente acredita. Descubra as lendas e mitos do famoso prato europeu e prepare-se para nunca mais deixar de saborear um incrível e próspero nhoque da fortuna!
O que é
O nhoque da fortuna, é conhecido em seu país de origem como gnocchi della fortuna. É um delicioso prato tradicional envolto em lendas e histórias antigas, que se propagaram até os dias de hoje, rompendo barreiras e aliando pessoas de todo o mundo a esperança de atrair mais sorte e fortuna para suas vidas.
Segundo a lenda italiana, para conquistar mais sorte e dinheiro, é preciso comer um prato de nhoque bem delicioso no dia 29 de cada mês, com uma nota embaixo do prato. Além disso, é preciso mentalizar os desejos de fartura e dinheiro sempre no bolso!
Para que a lenda se concretize, é preciso comer os sete primeiros pedaços do prato mentalizando essas esperanças. O dinheiro usado no ritual deve ser guardado até o próximo dia 29, garantindo a fortuna esperada.
História do nhoque da fortuna
A história do nhoque da fortuna é secular. Ela começa durante a antiguidade, em um dia 29, quando São Pantaleão vagava, faminto e maltrapilho por vilas italianas, a procura de alguém que pudesse lhe alimentar naquela noite fria.
São Pantaleão andava camuflado de andarilho e mendigo. Dessa maneira, conseguia conhecer o melhor e o pior de cada pessoa. Passou pelas ruas da cidade, pedindo alimentos. Uma família o recebeu. Mesmo sendo um estranho sujo, a família preparou a mesa e compartilhou com o santo homem a sua pequena e rala comida.
A refeição com São Pantaleão rendeu à família exatas 7 unidades de nhoque para cada um. Dessa maneira, em gratidão pelo acolhimento, o santo deixou, debaixo de cada prato à mesa, muitas moedas de ouro, que trouxeram fartura e sorte para aquela casa.
Dessa maneira, a história ganhou o mundo e os corações dos esperançosos, que buscam, a cada mês, trazer fatura, sorte e fortuna para seus lares. O nhoque da sorte também pode trazer dádivas à sua casa.
Como fazer o ritual da sorte
Para conquistar os benefícios do nhoque da fortuna, é muito simples! De maneira tradicional, separe o dia 29 de cada mês para preparar o prato para sua família.
O ritual é prático e divertido: prepare a receita e, na hora de pôr a mesa, coloque um dinheiro debaixo da louça. Assim, comem-se os primeiro sete pedacinhos do nhoque da fortuna em pé, mentalizando os pedidos de sorte, fortuna e fatura em cada um eles. Aí então, a família pode sentar-se à mesa e comer à vontade essa delícia italiana.
Receita de nhoque da fortuna fácil
Para te ajudar a aproveitar essa delícia de ritual, separamos uma receita simples e um vídeo especial sobre o nhoque da fortuna. Dessa forma, você pode preparar e torcer para toda sua família conquistar essas dádivas.
Também, segundo a lenda de São Pantaleão, o tradicional prato deve ser preparado com molho à bolonhesa, com bastante carne, manjericão e queijo parmesão ralado.
Ingredientes para a massa
- 4 xícaras de farinha de trigo
- 1,5 Kg de batata (pesada com casca)
- 3 ovos
- Noz moscada a gosto
- 4 colheres de café de sal bem cheias
Modo de preparo do nhoque da fortuna
- Primeiro, descasque e corte batatas para a massa do nhoque. Cozinhe até que fiquem macias. Quando estiverem com uma consistência perfeita, desligue o fogo.
- Escorra a água do cozimento das batatas e amasse-as enquanto ainda estão quentes. Deixe esse purê esfriar.
- Agora é hora de preparar a massa fresca da sua pasta! Junte ao purê preparado de batatas frio, 3 ovos, 4 colheres de sal e pitadas de noz moscada a gosto. Misture bem e acrescente 3 xícaras de farinha de trigo, até que sua massa esteja descolando das mãos.
- Dessa maneira, sove sua massa até uma consistência homogênea.
- Assim, polvilhe uma superfície limpa e seca e forme os rolinhos da massa, cortando os pedacinhos e modelando os nhoques.
- Cozinhe a massa em cerca de 2 litros de água até a fervura. Retire-os da panela com uma escumadeira.
- Agora, escolha seu molho e está pronto!