Morena iluminada: dicas e inspirações para os seus cabelos

A técnica ilumina o rosto e dá brilho aos fios

Morena iluminada é uma tendência versátil para cabelos escuros, que ganham um aspecto de ‘beijados pelo sol’ naturalmente com mechas levemente mais claras. A coloração conquistou a cabeça das mulheres, afinal de contas, os cabelos castanhos nunca saem de moda. Deseja saber mais sobre esta cor da tenência? Aqui está tudo o que você precisa saber sobre as últimas tendências de cores de cabelos para morenas, uma rotina de cuidados com os cabelos para mantê-los com a melhor aparência e algumas inspirações para mostrar sua nova morena iluminada.

O que é Cabelo Morena Iluminada?

Morena iluminada é a técnica ideal para iluminar os cabelos castanhos escuros, mas respeitando o tom original do fio e clareando em poucos tons pontos estratégicos. Ou seja, morena iluminada dá ao cabelo um impulso iluminado sem ter que ficar loira, e por isso faz tanto sucesso.

A prática é menos agressiva que uma balayage ou luzes convencional, e ilumina com leves mechas claras sem mudar o fundo natural do cabelo. Os tons variam de caramelo até o loiro dourado, e podem variar em uma e uma sobreposição de tons.

Morena iluminada é uma técnica de realce de balayage para cabelos castanhos escuros, que envolve a pintura de mechas de uma maneira que ainda permite que seus fios morenos ganham aspecto iluminado.

A técnica é indicada para quem deseja uma mudança delicada no cabelo, pois não altera o fundo do cabelo mantendo a naturalidade. Os cabelos iluminados são feitos de nuances e reflexos sutis no contorno do rosto e da cabeça, mas de acordo com a colorista Talita Generoso, mesmo sendo um clareamento leve dos fios, é indispensável o teste de mecha, para garantir que o cabelo não fique danificado.

Manutenção do cabelo

Uma das razões pela qual essa técnica é tão popular é que ela é de baixa manutenção e cresce muito bem, sem aquela preocupação de raiz aparecendo, pois seu cabelo crescerá em uma sutil perfeição ombré. A colorista explica que a cor normalmente dura mais de seis meses, sem a necessidade de compromissos de manutenção no salão. “Eu já tive clientes que vinham apenas uma vez por ano”, disse ela.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Cores do morena iluminada 2020

Quem adota o cabelo morena iluminada, normalmente, clareia apenas alguns tons, sendo que os mais comuns são as tonalidades caramelo, mel, chocolate e dourado.

“Se o cabelo é muito escuro, melhor optar por luzes de intensidade intermediária, em tons de chocolate, caramelo, toffe…pois Clarear demais pode ficar artificial. Agora, se o cabelo não é tão escuro assim, como um castanho claro, por exemplo, é possível utilizar tons mais claros. Mas, para manter a naturalidade, o melhor é ficar na cartela dos dourados”, explica a colorista.

Quem pode fazer?

O visual no cabelo estilo morena iluminada ainda é ótimo para quem tem cabelos muito monocromáticos e está querendo deixar os fios com uma aparência que transmita mais profundidade, movimento e balanço.

Morena iluminada em cabelos cacheados (Foto: Talita Generoso)

Qualquer mulher que tenha fios mais escuros pode se tornar uma morena iluminada. A técnica de clareamento fica bem em cacheadas, onduladas, lisas e crespas, e ainda combina com diversos tons de pele.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Dicas para iluminar os fios

Morena iluminada requer cuidados (Foto: Talita Generoso)

Escolha o profissional certo

Como essa cor de cabelo envolve mechas descoloridas estrategicamente para um efeito iluminado, é melhor deixá-lo para os profissionais

Então, como qualquer novo trabalho de cor, faça sua pesquisa e garanta que o cabeleireiro que você vai tenha experiência com técnicas semelhantes, como balayage. O Instagram (como sempre) será essencialmente o seu mecanismo de pesquisa – a maioria dos coloristas tem uma conta e será uma boa base para encontrar alguém que possa obter a aparência desejada.

Procure um profissional (Foto: Shutterstock)

E antes de fazer o procedimento, vá até o salão e converse claramente sobre o que você quer para garantir que todas as suas necessidades sejam atendidas.

Cuide dos fios

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Embora os cabelos iluminados agridam bem menos os fios em relação as mechas loiras, pé preciso colocar o tratamento em dia. Lembre-se das regras de ouro para cabelos coloridos e certifique-se de usar tratamentos nutritivos e para a durabilidade da cor, e assim manter os cabelos bonitos e saudáveis. Afinal, quando você é bom para o seu cabelo, ele é bom para você.

Essa coloração fez tanto sucesso que já existem inúmeros produtos exclusivos para morenas iluminadas, como shampoo, condicionador, creme de tratamento, óleos e creme para pentear. Todos eles precisam ser usados com disciplina para que você mantenha os fios loiros e brilhantes.

E como hidratar é sempre preciso, a melhor opção é umectar ao máximo os fios com produtos emolientes, denominados como Smoth ou Moisture. Faça hidratação uma a duas vezes na semana e use sempre um condicionador hidratante (ou de brilho) após a máscara.

Fotos via @talitagpro e @Pinterest

Comentários (3)
Comentar