Análise de coloração pessoal: descubra sua paleta de cores!

É muito provável que você já tenha se decepcionado com uma roupa que era linda no manequim, mas que não ficou tão legal quando você a experimentou. Isso é mais comum do que você pensa e pode ocorrer se a cor dessa peça não pertencer à sua paleta pessoal.

Para isso, existe a análise cromática, que é um estudo de cores capaz de dizer quais delas combinam melhor com você, levando em consideração suas características pessoais, como cor dos olhos, cabelos, tons presentes na pele e assim por diante.

Mas calma, ainda temos muito a dizer sobre a análise de coloração pessoal. Se você quer descobrir sua paleta de cores, confira as dicas a seguir!

O que é e para que serve a análise de coloração pessoal?

A cor pode desvalorizar ou valorizar sua beleza. Por isso, é importante conhecer sua cartela de cores pessoais, para fazer compras mais certeiras e não deixar peças paradas no guarda-roupa.

Embora as pessoas tenham a ilusão de que a pele tem apenas uma cor, na verdade ela é composta por três substâncias: melanina, hemoglobina e caroteno. Esses três elementos formam o subtom da pele, refletindo a luz de diferentes formas.

Esse subtom é um dos pontos que devemos analisar para descobrir a cartela de cores ideal, mas também é preciso levar em consideração outros aspectos, como a cor dos olhos e dos cabelos.

Com a análise correta da cartela de cores, é possível obter algumas vantagens com o look, por exemplo:

  • suavizar olheiras;
  • harmonizar os traços do rosto;
  • disfarçar manchas e imperfeições;
  • deixar a pele mais iluminada;

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Qual o conceito e como usar as paletas sazonais?

Embora possa parecer simples, o estudo das cores é mais complexo do que muitos pensam. Para se tornar um profissional no assunto, é preciso dedicar um bom tempo de análise e estudo. Porém, isso não quer dizer que você não pode tirar proveito dessa técnica de forma simples e mais objetiva.

Para isso, existe a paleta de cores sazonais, que divide os diversos biotipos que existem em 4 paletas básicas, que estão relacionadas às estações do ano. Podemos dividi-las da seguinte maneira:

  • paleta de solstício: verão e inverno, composta por cores frias;
  • paleta de equinócio: primavera e outono, composta por cores quentes.

Embora pareça contraditório, no verão temos muitas cores frias presentes, assim como no inverno. Já na primavera e no outono prevalecem os tons amarelados e queimados, que são considerados mais quentes.

Mas o que as estações no ano têm a ver com as cores que melhor combinam com suas características? Bom, cada uma delas vai representar seu tipo de pele, por isso, é preciso descobrir se você tem uma pele quente ou fria.

Como descobrir se sua pele é quente ou fria?

Se você não é profissional na arte da coloração pessoal, pode seguir algumas pistas que indicam se sua pele é quente ou fria. A primeira delas é analisar se você fica melhor com acessórios dourados ou prateados.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Quem fica melhor com acessórios dourados provavelmente tem uma pele quente. Por outro lado, quem combina com cores prateadas pode apresentar um tom frio.

Também é possível descobrir a temperatura da sua pele pela forma como ela reage ao sol. Peles de subtom quente costumam ficar douradas e bronzeadas. Já peles de subtom frio ficam avermelhadas.

O que analisar em relação aos olhos e aos cabelos?

Depois de descobrir se seu tom de pele é quente ou frio, é preciso levar em consideração a cor dos seus olhos e cabelos. Lembrando que é possível que a temperatura da pele não seja um fator de impacto, já que ela pode ser neutra.

Consideramos uma pele como neutra quando o quente ou o frio não sobressaem com grande diferença e passa a ser difícil identificar a presença de um ou de outro.

Para ajudar você a fazer a análise de forma simples, levando em conta a cor dos cabelos, olhos e o subtom da pele, é possível observar a seguinte imagem:

Quais cores usar para cada cartela encontrada?

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Agora você deve estar se perguntando: afinal, quais cores eu devo usar depois de descobrir qual a minha cartela ideal? Essa parte é a mais simples. Existe um círculo, chamado círculo cromático, que é muito útil na hora de verificar quais cores ficam melhor em você.

Em geral, as cores quentes são mais intensas e vibrantes, como vermelho, laranja, amarelo e marrom. Já as cores frias tendem a ser mais calmas, como o violeta, o azul e os verdes menos energizados.

O círculo também pode ajudar você a fazer uma boa combinação entre os tons, usando os conceitos de cores análogas e cores complementares. As cores análogas, por exemplo, ficam lado a lado da cor escolhida no círculo.

Já as cores complementares ficam opostas à cor escolhida. Por exemplo, se você tem um subtom frio e escolhe um tom violeta, pode usar sua cor oposta no círculo, que é o amarelo.

Essas regras também funcionam quando o assunto é a maquiagem. Você pode usar as dicas de subtons para escolher a melhor base ou na hora de maquiar os olhos e decidir quais cores farão parte do seu esfumado.

Também é possível investir em um profissional que domine esses conceitos e realize uma análise mais profunda e detalhada. Ele poderá mostrar como essas técnicas funcionam na prática, e você vai receber dicas mais focadas e eficazes.

Por fim, é importante deixar bem claro que a análise de coloração pessoal é um guia para que você encontre a cor que vai colaborar para a valorização da sua beleza natural, mas que seu estilo e suas escolhas pessoais não devem ser deixados de lado.

Assim, você vai se sentir bem e confortável dentro daquilo que a exalta, sem precisar aderir a cores ou peças que não fazem parte do seu gosto pessoal, combinado?

E que tal se nós ajudarmos você a escolher a cor do biquíni ideal para seu tom de pele neste verão? Vem descobrir!

Comentários (3)
Comentar