Tinta sem amônia: será que ela é realmente melhor para os cabelos?

0

A tinta sem amônia promete tingir os fios com menos danos. Descubra a durabilidade, os prós e contras do produto.

 

O que é tinta sem amônia?

No passado, os corantes à base de amônia eram a única opção para escurecer os fios. No entanto, hoje em dia, a oferta de tinta sem amônia é muito maior nas prateleiras.

Enquanto as tinturas de cabelo tradicionais podem ser de longa duração (por isso chamadas de tinturas permanentes), as tintas sem amônia são mais suaves para as madeixas e também para a pele. Apesar disso, se você tem um couro cabeludo extremamente sensível, pode optar por cores de cabelo orgânicas.  Mas cuidado para não se iludir: o fato de uma tintura excluir o ingrediente não quer dizer que ela seja natural.

Para entender melhor, vamos analisar partindo do princípio. A amônia, um produto químico alcalino, é usado para elevar o nível de pH do cabelo durante o processo de coloração. O ingrediente serve para abrir as cutículas da fibra capilar, permitindo que a cor seja depositada no córtex, isto é, a parte interna dos fios.

 

 

o que é tinta sem amonia
Imagem: Reprodução / Instagram

 

Ademais, a amônia também é usada serve clarear a cor natural do cabelo, para que ele possa ser tingido. Quanto maior a absorção da cor pelos fios, melhor é a capacidade de duração da tinta.

Uma vez que esse ingrediente exerce papel importante, as tintas sem amônia substituem o produto por diferentes tecnologias. Por isso, o resultado geralmente varia de marca para marca, de acordo com a formulação.

No entanto, a amônia também tem efeitos nocivos. De acordo com o Dr. Zeel Gandhi, em entrevista ao site SkinKraft, “no longo prazo as tintas com amônia podem danificar o córtex, tornando o cabelo áspero e fraco, pois ele perde a resistência à tração. Também pode aumentar o número de grisalhos, uma vez que a cutícula não estará mais apta a conter a melanina (cor natural do cabelo).”

 

Afinal, é tão durável quanto uma tinta normal?

Segundo os experts da L’Oréal Professionnel, tanto a qualidade quanto a durabilidade da tintura de cabelo sem amônia podem variar.

Quando os produtos começaram a aparecer no mercado, anos atrás, muitos clientes descobriram que sua cor desbotava rapidamente, pois o pigmento não era totalmente infundido no córtex. Isso significava que as tintas de cabelo sem amônia eram quase sempre semi ou demi-permanentes.

No entanto, hoje em dia o leque de opções é bem maior e a qualidade também evoluiu. Sendo assim, converse com o seu cabeleireiro para tirar todas as dúvidas e descobrir qual é a melhor opção.

 

tinta sem amonia cabelos
Imagem: Reprodução / Instagram

 

Benefícios

Agora que você já sabe o que é uma tinta sem amônia, é hora de entender a razão por trás do sucesso desse produto. Vamos aos benefícios:

  • Não causa irritação ou coceira no couro cabeludo. Contudo, peles muito sensíveis devem sempre ficar atentas ao resto da composição;
  • Uma vez que as colorações sem amônia não prejudicam a cutícula, os fios permanecem saudáveis por mais tempo;
  • Costuma ter um cheiro mais suave e menos irritante, o que pode ser benéfico para quem sofre com alergia à perfumes fortes ou, ainda, quadros de rinite alérgica;
  • Por último, como a melanina não é destruída, o cabelo é capaz de reter qualquer cor por mais tempo.

Desvantagens da tinta sem amônia

Por fim, mesmo que a proposta pareça tentadora, as tintas sem amônia apresentam, de fato, algumas desvantagens. Sendo as principais:

  • Conforme explicamos anteriormente, a durabilidade tende a ser menor;
  • Além de desbotar mais fácil, a coloração também é mais sensível ao cloro, sol e mar;
  • Uma vez que o retoque precisa ser feito em um espaço de tempo menor, o custo acaba sendo mais elevado;
  • A tinta sem amônia não cobre completamente os fios brancos, sua eficácia é de cerca de 50% na cobertura;
  • Também não serve para abrir o tom ou clarear o fio enquanto tinge.

 

Leia também:

Morena iluminada: dicas e inspirações para os seus cabelos

Shampoozada: saiba o que é e aprenda como iluminar o cabelo em casa

Banho de brilho com tinta: aprenda como fazer em casa!

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy