Laxantes naturais: saiba quais são e aprenda uma receita de suco laxante!

Você costuma ir ao banheiro todos os dias? Este é o ideal, mas se você costuma ir apenas algumas vezes na semana, então pode ser que sofra de intestino preso. A fim de melhorar o funcionamento intestinal, é interessante incluir alguns laxantes naturais na sua alimentação.

Antes de tudo, vamos dar algumas dicas extras para melhorar o funcionamento do seu intestino.

 

Como melhorar o funcionamento do intestino?

Imagem: Reprodução / Notícias ao Minuto.

Além de uma boa alimentação, com laxantes naturais, existem outros cuidados com a sua saúde que podem influenciar no bom funcionamento do seu intestino.

Beba muita água!

Segundo a nutricionista Aline Santos, o recomendado é consumir de 2 a 3 litros de água por dia, “para não correr o risco de causar o efeito contrário e ressecar as fezes ainda mais.”

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Aumente a variedade e a qualidade da sua alimentação

Tente incluir, pelo menos, três frutas diferentes no seu dia. Mais do que isso, procure alimentos mais saudáveis, como alface, tomate e agrião, principalmente em sua forma crua.

Evite o consumo de doces e massas brancas, que deixam o intestino ainda mais preguiçoso. Prefira os alimentos integrais, como arroz, macarrão, pão, etc.

Pratique exercícios físicos

Além dos benefícios para o corpo e mente, praticar exercícios físicos também pode ajudar na saúde do seu intestino, isso porque eles ajudam no movimento intestinal.

Yoga também é uma ótima opção, já que algumas posições da prática atuam especificamente no sistema digestivo.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Respeite seus horários.

Sempre que estiver com vontade de ir ao banheiro, vá! Segurar pode prejudicar a saúde intestinal, portanto, mesmo se estiver fora de casa, tente respeitar os horários do seu corpo!

Pensando nisso, ir ao banheiro logo ao acordar também é uma prática saudável. Isso porque, além de colaborar com o funcionamento do seu intestino, também elimina toxinas que foram criadas durante a noite.

Os melhores laxantes naturais

Se você vem tendo problemas para ir ao banheiro, manter uma alimentação saudável e equilibrada é uma das melhores opções.

Fizemos uma lista com alguns laxantes naturais:

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

1. Para começar, as frutas podem ser ótimos laxantes naturais

Mamão

Além de ser uma ótima fonte de fibras e água, o mamão ainda atua no sistema imunológico e na saúde da pele, trazendo mais viço e luminosidade.

Outra dica, é que o mamão formosa é um laxante natural ainda mais poderoso do que o papaia. Enquanto o primeiro, em 100g, tem 1,8g de fibras, o papaia tem apenas 1g.

Ameixa

Imagem: Reprodução / Vix.

Sendo um dos melhores e mais conhecidos laxantes naturais, a ameixa pode ser consumida tanto na sua versão fresca, quanto desidratada.

Uma unidade dessa pequena fruta, contém 1,2g de fibras, além de muitos outros minerais e vitaminas importantes para a nossa saúde.

Por fim, é importante prestar atenção na hora de comprar a sua ameixa seca: verifique se ela contém adição de açúcar. Se sim, prefira outra opção sem açúcar.

Laranja

A laranja é uma fruta riquíssima em água, o que ajuda muito no funcionamento do intestino. Mais do que isso, seu bagaço é uma grande fonte de fibras, com cerca de 2,2g de fibras por unidade, e por isso, é um ótimo laxante natural.

Porém, é bom lembrar que o suco da laranja não contém toda essa quantidade de fibras, já que ela está presente no bagaço. Pensando nisso, tente consumir a laranja in natura e esforce-se para comer o bagaço dela!

Manga

Imagem: Reprodução / Uol.

Uma pesquisa da Universidade Texas A&M, dos Estados Unidos, mostrou que o consumo de 300g de manga por dia, ou uma unidade média da fruta, podem funcionar como incríveis laxantes naturais, ajudando a combater a prisão de ventre.

2. Legumes e verduras também são laxantes naturais

Beterraba

Através das suas enzimas chamadas pectinas, a beterraba atua no final do processo digestivo.

Berinjela

Imagem: Reprodução / Ana Maria Braga.

Além da atuação das fibras, que por si só já melhoram o funcionamento do intestino, ainda acontece uma ação prebiótica, melhorando a atividade intestinal.

Alface

O alface é um dos grandes laxantes naturais, já que é riquíssimo em fibras. Além disso, também promove saciedade e cuida do sistema imunológico, por conta da vitamina C.

3. Plantas e sementes também atuam como laxantes naturais

Chia

Essa semente tão pequena é capaz de fazer grandes coisas pelo seu intestino! Rica em fibras, ela ajuda a movimentar o trânsito intestinal e, não só isso, ainda promove saciedade!

Chá de hortelã

Imagem: Reprodução / SPDM.

Tomar um chá de hortelã após suas refeições principais pode ajudar, e muito, na digestão! Isso porque, essa folhinha é capaz de melhorar a produção de bílis, substância necessária para o processo de digestão.

Para preparar, faça uma infusão de 6 folhas de hortelã em 200ml de água fervente.

Receita de suco com laxantes naturais

Agora que você já sabe quais alimentos são laxantes naturais, basta usar a criatividade para incluí-los na sua alimentação! Pensando nisso, trouxemos uma receita de suco para você se inspirar.

Suco de beterraba, cenoura e laranja

Imagem: Reprodução / Receiteria.

Ingredientes

  • 1/2 beterraba
  • 1 cenoura
  • 2 laranjas (se quiser usar com bagaço, o suco fica ainda mais poderoso!)
  • 1/2 copo de água

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador. A melhor maneira de consumir é sem coar, assim você ingere todas as fibras presentes nestes laxantes naturais. Para deixar ainda mais gostoso, adicione algumas pedrinhas de gelo e está pronto!

O ideal é tomar 1 suco por dia para regular o seu funcionamento intestinal.

Por fim, é sempre importante lembrar que estas dicas não dispensam a orientação de um nutricionista ou especialista no assunto.

Comentários (2)
Comentar