Laxantes naturais: saiba quais são e aprenda uma receita de suco laxante!

2

Você costuma ir ao banheiro todos os dias? Este é o ideal, mas se você costuma ir apenas algumas vezes na semana, então pode ser que sofra de intestino preso. A fim de melhorar o funcionamento intestinal, é interessante incluir alguns laxantes naturais na sua alimentação.

Antes de tudo, vamos dar algumas dicas extras para melhorar o funcionamento do seu intestino.

 

Como melhorar o funcionamento do intestino?

laxantes naturais
Imagem: Reprodução / Notícias ao Minuto.

Além de uma boa alimentação, com laxantes naturais, existem outros cuidados com a sua saúde que podem influenciar no bom funcionamento do seu intestino.

Beba muita água!

Segundo a nutricionista Aline Santos, o recomendado é consumir de 2 a 3 litros de água por dia, “para não correr o risco de causar o efeito contrário e ressecar as fezes ainda mais.”

Aumente a variedade e a qualidade da sua alimentação

Tente incluir, pelo menos, três frutas diferentes no seu dia. Mais do que isso, procure alimentos mais saudáveis, como alface, tomate e agrião, principalmente em sua forma crua.

Evite o consumo de doces e massas brancas, que deixam o intestino ainda mais preguiçoso. Prefira os alimentos integrais, como arroz, macarrão, pão, etc.

Pratique exercícios físicos

Além dos benefícios para o corpo e mente, praticar exercícios físicos também pode ajudar na saúde do seu intestino, isso porque eles ajudam no movimento intestinal.

Yoga também é uma ótima opção, já que algumas posições da prática atuam especificamente no sistema digestivo.

Respeite seus horários.

Sempre que estiver com vontade de ir ao banheiro, vá! Segurar pode prejudicar a saúde intestinal, portanto, mesmo se estiver fora de casa, tente respeitar os horários do seu corpo!

Pensando nisso, ir ao banheiro logo ao acordar também é uma prática saudável. Isso porque, além de colaborar com o funcionamento do seu intestino, também elimina toxinas que foram criadas durante a noite.

Os melhores laxantes naturais

Se você vem tendo problemas para ir ao banheiro, manter uma alimentação saudável e equilibrada é uma das melhores opções.

Fizemos uma lista com alguns laxantes naturais:

1. Para começar, as frutas podem ser ótimos laxantes naturais

Mamão

Além de ser uma ótima fonte de fibras e água, o mamão ainda atua no sistema imunológico e na saúde da pele, trazendo mais viço e luminosidade.

Outra dica, é que o mamão formosa é um laxante natural ainda mais poderoso do que o papaia. Enquanto o primeiro, em 100g, tem 1,8g de fibras, o papaia tem apenas 1g.

Ameixa

laxantes naturais
Imagem: Reprodução / Vix.

Sendo um dos melhores e mais conhecidos laxantes naturais, a ameixa pode ser consumida tanto na sua versão fresca, quanto desidratada.

Uma unidade dessa pequena fruta, contém 1,2g de fibras, além de muitos outros minerais e vitaminas importantes para a nossa saúde.

Por fim, é importante prestar atenção na hora de comprar a sua ameixa seca: verifique se ela contém adição de açúcar. Se sim, prefira outra opção sem açúcar.

Laranja

A laranja é uma fruta riquíssima em água, o que ajuda muito no funcionamento do intestino. Mais do que isso, seu bagaço é uma grande fonte de fibras, com cerca de 2,2g de fibras por unidade, e por isso, é um ótimo laxante natural.

Porém, é bom lembrar que o suco da laranja não contém toda essa quantidade de fibras, já que ela está presente no bagaço. Pensando nisso, tente consumir a laranja in natura e esforce-se para comer o bagaço dela!

Manga

laxantes naturais
Imagem: Reprodução / Uol.

Uma pesquisa da Universidade Texas A&M, dos Estados Unidos, mostrou que o consumo de 300g de manga por dia, ou uma unidade média da fruta, podem funcionar como incríveis laxantes naturais, ajudando a combater a prisão de ventre.

2. Legumes e verduras também são laxantes naturais

Beterraba

Através das suas enzimas chamadas pectinas, a beterraba atua no final do processo digestivo.

Berinjela

laxantes naturais
Imagem: Reprodução / Ana Maria Braga.

Além da atuação das fibras, que por si só já melhoram o funcionamento do intestino, ainda acontece uma ação prebiótica, melhorando a atividade intestinal.

Alface

O alface é um dos grandes laxantes naturais, já que é riquíssimo em fibras. Além disso, também promove saciedade e cuida do sistema imunológico, por conta da vitamina C.

3. Plantas e sementes também atuam como laxantes naturais

Chia

Essa semente tão pequena é capaz de fazer grandes coisas pelo seu intestino! Rica em fibras, ela ajuda a movimentar o trânsito intestinal e, não só isso, ainda promove saciedade!

Chá de hortelã

chá de hortelão laxante
Imagem: Reprodução / SPDM.

Tomar um chá de hortelã após suas refeições principais pode ajudar, e muito, na digestão! Isso porque, essa folhinha é capaz de melhorar a produção de bílis, substância necessária para o processo de digestão.

Para preparar, faça uma infusão de 6 folhas de hortelã em 200ml de água fervente.

Receita de suco com laxantes naturais

Agora que você já sabe quais alimentos são laxantes naturais, basta usar a criatividade para incluí-los na sua alimentação! Pensando nisso, trouxemos uma receita de suco para você se inspirar.

Suco de beterraba, cenoura e laranja

laxantes naturais
Imagem: Reprodução / Receiteria.

Ingredientes

  • 1/2 beterraba
  • 1 cenoura
  • 2 laranjas (se quiser usar com bagaço, o suco fica ainda mais poderoso!)
  • 1/2 copo de água

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador. A melhor maneira de consumir é sem coar, assim você ingere todas as fibras presentes nestes laxantes naturais. Para deixar ainda mais gostoso, adicione algumas pedrinhas de gelo e está pronto!

O ideal é tomar 1 suco por dia para regular o seu funcionamento intestinal.

Por fim, é sempre importante lembrar que estas dicas não dispensam a orientação de um nutricionista ou especialista no assunto.

Mostrar comentários (2)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy