Chá de hortelã: conheça os benefícios comprovados pela ciência

O chá de hortelã é um poderoso digestivo. Além disso, essa erva aromática ainda possui inúmeros outros benefícios para a saúde:

 

Pra que serve chá de hortelã?

The Spruce Eats

Esse chá natural é muito indicado para para ajudar a aliviar os sintomas de náusea, indigestão, gases, dor de cabeça, dor de dente, cãibras e dor de garganta. Isso ocorre porque a hortelã pode ajuda a aliviar problemas digestivos, relaxando os músculos do estômago.

Além disso, também existem evidências de outros benefícios ainda mais incríveis para quem adiciona esse chá na rotina:

Relaxa e induz o sono

 

Em primeiro lugar, saiba que o chá de hortelã pode ajudar a promover relaxamento e reduzir o estresse. De fato, nos países da América do Sul, esse chá é comumente usado para tratar o estresse e a insônia.

As folhas desta planta contêm mentol, que tem um efeito relaxante e sedativo no corpo. Acredita-se que a hortelã promova relaxamento e alivia o estresse, interagindo com os receptores GABA em seu cérebro. GABA é um neurotransmissor envolvido na redução da atividade nervosa.

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Pode ajudar a promover o equilíbrio hormonal feminino

 

Uma pesquisa publicada na Phytotherapy Research sugere que beber duas xícaras de chá de hortelã por dia, durante 5 dias, pode reduzir o nível de andrógenos em mulheres com hirsutismo. Um segundo estudo de 30 dias, com 41 mulheres com síndrome dos ovários policísticos, produziu resultados semelhantes.

Também existem evidências de que o chá de hortelã pode ajudar a diminuir o açúcar no sangue em pessoas com diabetes. Enquanto faltam estudos baseados em humanos sobre esse efeito potencial, estudos em animais mostraram resultados promissores.

 

The Berry Cat

Ajuda a reduzir a dor causada pela artrite

 

Outro grande benefício do chá de hortelã pode ser observado em pacientes que sofrem dessa condição. em Em um estudo de 16 semanas foram observadas 62 pessoas com artrite do joelho. Nesses casos, o consumo do chá de hortelã comum duas vezes ao dia reduziu a rigidez e a incapacidade física.

Por outro lado, um chá de hortelã com alto teor de ácido rosmarínico aliviou os mesmos sintomas e reduziu a dor.

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Auxilia no tratamento de distúrbios digestivos

 

Enfim, é claro que as indicações mais corriqueiras do consumo do chá também foram comprovadas cientificamente.

O chá feito com as folhas de hortelã é comumente usado para ajudar a aliviar os sintomas de indigestão, náusea, vômito e gases. Isso porque o composto carvona, que é encontrado naturalmente na hortelã, demonstrou inibir fortemente as contrações musculares no trato digestivo, o que pode explicar como esta erva ajuda a aliviar problemas de digestão. (1)

 

Quer aprender receitas de chás diuréticos que funcionam? Então aproveite para conferir a Academia De Chás, onde você vai aprender a fazer o famoso Chá Secreto da Camila Monteiro e muitas outras combinações para acelerar a perda de peso.

 

Como fazer chá de hortelã?

Gourmande In The Kitchen

 

É muito fácil. Basta adicionar um punhado (equivalente a 2 ou 3 colheres de sopa) de folhas frescas à uma xícara de água e abafar por 5 minutos.

Caso você esteja utilizando a hortelã seca, o indicado é 1 colher de chá para cada xícara de água. Se, por outro lado, você prefere o chá mais forte, pode dobrar essa quantidade.

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Consumo e contra-indicações: 

Você pode beber até 4 xícaras de chá por dia, seja quente ou gelado. Embora seja natural, esse chá não é recomendado para gestantes, lactantes e crianças menores de 5 anos. Nesses casos, é melhor consultar um profissional de confiança antes de incluir a bebida na rotina.

 

Qual o melhor horário para tomar chá de hortelã?

The Berry Cat

 

Depende do objetivo. Se a ideia for auxiliar na digestão, o ideal é beber 1 xícara de chá após as refeições principais. Já para quem sofre de náusea ou gases, basta fazer o chá assim que sentir os sintomas. Outra ideia excelente é alternar a hortelã com o chá de erva-doce, que também age como um digestivo poderoso.

Por fim, quem quer uma noite de sono mais tranquila pode adotar o chá de folhas de hortelã à noite, cerca de uma hora antes de dormir. Fica melhor ainda se você combinar com algumas flores de camomila, que também é um dos melhores calmantes naturais.

 

 

Benefícios da hortelã para a saúde

Reprodução

 

A hortelã-verde (Mentha spicata) contém vitaminas, antioxidantes e nutrientes vitais. Seu aroma é muito semelhante ao da hortelã-pimenta, que é mais conhecida como Peppermint.

Embora nossa hortelã contenha menos mentol do que a prima hortelã-pimenta, ela é rica em limoneno, di-hidrocarvona e cineol e também tem um sabor mais doce.

A hortelã contém, de fato, um grande número de compostos antioxidantes, incluindo ácido rosmarínico, flavonas e flavanonas como limoneno e mentol. Esses, por sua vez, são compostos químicos naturais encontrados nas plantas que ajudam a proteger e reparar os danos causados pelos radicais livres, moléculas nocivas que podem levar ao estresse oxidativo.

Existem evidências de que esta erva pode ajudar a melhorar a memória. Estudos mostraram que os ratos que receberam extrato de hortelã experimentaram um aprendizado e memória aprimorados, como mostra o desempenho em um teste de labirinto. (2)

Em um estudo mais recente, idosos com deficiência de memória que receberam suplementos diários contendo 900 mg de extrato de hortelã experimentaram uma melhoria de 15% na memória de trabalho. (3)

Comentários (1)
Comentar