Jantar harmonizado com vinhos: 3 dicas para surpreender os convidados

0

Curtir uma viagem com os amigos é muito bom, mas você já pensou em preparar um jantar harmonizado com vinhos e surpreender seus convidados? Se você achava que essa tarefa era possível apenas para especialistas, nós provamos que qualquer um pode cumpri-la!

De fato, para conhecer os diversos tons e sabores que combinam com os alimentos, é preciso estudo e prática. Mas existem algumas regras gerais que funcionam muito bem. Se você quer saber como fazer um jantar harmonizado com vinhos, confira as dicas a seguir!

1. Entrada: saladas, sopas e cremes

Para dar início ao seu jantar, você pode apostar em uma salada, uma sopa ou um creme, que são opções usuais para esse momento.

Esses pratos são leves, não trazem tanto sabor quanto o prato principal e podem ser harmonizados com vinhos mais suaves, como o rose e o vinho branco.

2. Prato principal: carne vermelha, carne branca, peixe ou massa

É no momento de servir o prato principal que o vinho torna-se ainda mais importante. Contudo, muitas pessoas podem achar complicado escolher uma bebida que fique bem com o prato servido. Vamos falar sobre as regras gerais de cada tipo de prato.

Carne vermelha

Se você elegeu a carne vermelha como prato principal, pode apostar em um vinho tinto, principalmente se a carne for magra, como um filet mignon. Nesse caso, o vinho Malbec casa muito bem.

Carne branca

Se sua opção foi a carne branca, é preciso pensar em sabores leves, como os do vinho branco e dos vinhos tintos mais suaves. Não se esqueça de levar em consideração o molho que será usado na receita.

Peixes e frutos do mar

Se sua especialidade são peixes e frutos do mar, você pode apostar no vinho branco, mas é preciso ficar de olho no sabor do prato. Camarões e peixes assados, por exemplo, podem ser mais intensos e harmonizam com um vinho mais encorpado. Já as lagostas são mais suaves e podem harmonizar com um vinho branco mais leve e aromático.

Massas e risotos

Por último, se você optou por servir uma massa ou até mesmo um risoto, precisa ter em mente que esses alimentos têm um sabor neutro. Portanto, a harmonização ocorrerá de acordo com os outros ingredientes presentes no prato.

Se os sabores são leves e a massa vem acompanhada de aspargos e tomates, por exemplo, você pode escolher um vinho branco e leve.

Já ingredientes como cogumelos, queijos fortes e linguiça toscana pedem um vinho tinto mais intenso.

3. Sobremesa: chocolates, brownie e petit gateau

Você sabia que é possível servir um bom vinho até mesmo na hora da sobremesa? Em geral, os vinhos brancos leves, como espumantes e frisantes, harmonizam muito bem com chocolates, brownies e petit gateau. Para essas sobremesas, também é possível apostar no vinho rose e no vinho do porto.

Agora que você já recebeu todas as dicas sobre como preparar um jantar harmonizado com vinhos, é hora de marcar o seu, afinal, não há nada melhor que reunir os amigos em casa, não é mesmo?

Que tal aproveitar este post para fazer o convite? Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais e marque seus amigos!

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy