Inchaço no calor: principais causas, sintomas, e modos de evitar e diminuir

0

Você já sentiu um inchaço incômodo no calor do verão? Quando a estação mais calorosa do ano chega, nosso corpo precisa se adaptar a ele! Nos dias mais quentes, o corpo pode superaquecer. Para que isso não aconteça, buscamos o equilíbrio por meio da dilatação dos vasos da pele, o que causa inchaço, dor e incômodo!

Dessa maneira, o excesso de calor se relaciona com o inchaço através da busca pelo equilíbrio após o aumento excessivo da temperatura do ambiente. O corpo se incha, acumulando líquidos nas extremidades para tentar se refrescar!

Assim, é muito importante que, nos momentos de muito calor do verão, o corpo esteja hidratado e saudável! O inchaço no calor pode provocar problemas variados ao organismo, de leves a graves, como hipotensão (pressão baixa) e insuficiência cardíaca.

Descubra um pouco sobre esse problema e como resolver, para passar um verão linda, leve e saudável!

 

O que é o inchaço?

O inchaço é uma condição onde os pequenos espaços ao redor dos tecidos e órgãos do nosso corpo são preenchidos por líquidos além do normal. Também é conhecido como edema. Ele ocorre principalmente nas extremidades do nosso corpo, como pés, mãos, braços e pernas.

Segundo o médico Guilherme Bomtempo, em entrevista ao Bem-Estar o verão aumenta a circulação sanguínea nas extremidades do nosso corpo, promovendo o inchaço. Porém, em algumas pessoas, esse edema acaba sendo mais intenso. Por isso, é muito importante se prevenir e saber como controlar!

Esses inchaços no calor, também conhecidos como edemas sazonais, não causam grandes problemas na nossa saúde. Mas incomodam, incham e cansam.

Por isso, é muito importante saber cuidar do nosso corpo, para nosso próprio bem-estar! Mas fique atenta! Se aparecerem marcas vermelhas nas áreas inchadas e muita dor, é preciso procurar um médico especialista com urgência!

 

Principais motivos de inchaço no calor

São vários os motivos que causam um maior inchaço no corpo durante o verão. Com a chegada da estação mais quente, o corpo se cansa mais fácil, perdemos muito liquido com o suor. Os capilares mais próximos da nossa pele se dilatam e se preenchem com água, na tentativa de melhorar o resfriamento corporal.

Dessa maneira, o corpo fica mais pesado, parece até que ganhamos um pouco de peso! Outros motivos, além dessa necessidade de resfriamento estão relacionados com a obesidade, o uso de cigarros e bebidas alcoólicas, uso de alguns medicamentos e pouco sono.

 

Beber líquidos e manter uma alimentação balanceada ajuda a aliviar inchaço no calor
Imagem: Reprodução / Pexels

Sintomas

O edema, ou inchaço no calor, é um dos principais sintomas causados pela alteração corporal com o surgimento de altas temperaturas. Assim, a pessoa também se sente mais cansada, menos disposta, relata aumento de peso e pouca vontade de se alimentar e se exercitar.

Pessoas que já possuem outras condições, como sobrepeso, ficam ainda mais abaladas. Por isso, é muito importante descobrir maneiras de como evitar ou como melhorar o inchaço no calor do verão, para uma vida mais saudável e disposta para todos, em qualquer estação!

 

Como evitar inchaço no calor?

Essa sensação de inchaço, apesar de comum à estação, é incômoda. Até mesmo em áreas como os olhos podem inchar, o que é bem chato! Segundo a médica endocrinologista Luciane Aquino, é uma reação natural do corpo humano para se adaptar ao ambiente mais quente.

Porém, se não for bem cuidada, pode gerar outros problemas de retenções e má circulação, o que também não é agradável. Dessa forma, é importante saber como evitar e diminuir os efeitos desse inchaço no calor do verão, para viver de forma plena e alegre!

Massagens e drenagens ajudam a combater o inchaço no calor
Imagem: Reprodução / Pinterest

Beber bastante líquido diminui o inchaço no calor

A primeira medida para diminuir o inchaço do corpo é, ironicamente, beber mais água! Mantendo o corpo hidratado, você ajudará no alivio dos desconfortos causados pelo edema e melhorará a circulação do corpo.

Além disso, Luciane ressalta que beber bastante água em épocas quentes ajuda no balanço hídrico corporal, no funcionamento dos rins e nas trocas entre os tecidos e o sangue!

Mexa o seu corpinho!

Outra medida muito importante para evitar e diminuir o inchaço no calor dos dias mais quentes do verão é não bobear com os exercícios físicos! Prefira atividades leves, para ativar a musculatura e deixar o corpo ativo, mas sem excessos!

Dessa forma, alie uma boa hidratação com atividades animadas e leves, em horários mais fresquinhos e uma alimentação bem saudável, para todo o corpo manter o equilíbrio! O corpo desincha, a pressão arterial melhora e tudo volta a funcionar perfeitamente!

Cuidado com o sódio

Um dos grandes vilões do inchaço sazonal, causado pelo calor, é a ingestão excessiva de sódio em alimentos processados. O sal é super necessário na nossa vida, mas, como tudo, precisa de equilíbrio.

Em épocas mais quentes, essa ingestão demais pode inchar e promover edemas nos braços e pernas, que causam dor e incômodo ao final do dia! Tome cuidado principalmente com alimentos industrializados, pois a quantidade de sódio presente neles é ainda maior.

Dessa maneira, a dica é aproveitar uma alimentação caseira, mais natural, leve e refrescante, com a quantidade moderada de sal e temperos naturais! Aproveite para aliar a alimentação mais agradável a todas as outras formas de evitar o inchaço no calor e veja a sua saúde melhorar de forma surpreendente!

Drenagem linfática poderosa!

Por fim, uma ótima alternativa para melhorar os efeitos do inchaço no calor, a drenagem linfática pode ser uma aliada poderosa! Principalmente para mulheres que sentem mais dores, ao longo do dia, com o acúmulo de líquidos.

Dessa maneira, a drenagem promove um novo direcionamento desse líquido, o que diminui o inchaço e promove bem-estar! Uma outra dica é repousar os membros em cima de almofadas, o que facilita o retorno dos líquidos para os capilares.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy