Home office: 5 dicas para trabalhar melhor de casa e ser mais feliz

0 104

O trabalho remoto, que sempre foi tão desejado por grande parte das pessoas, parece ter vindo para ficar. Empregadores e trabalhadores estão, aos poucos, se acostumando (e gostando) do home office. Prova disso, por exemplo, é que a empresa de tecnologia Citrix fez uma pesquisa com 500 funcionários de empresas brasileiras de médio porte para saber como tem sido a relação com o trabalho. 57% dos entrevistados disseram que estão mais produtivos. Para as empresas, o home office proporciona redução de custos e, às vezes, profissionais mais engajados e felizes.

Home Office - dicas
Foto: Observer.com

Desafios e dicas – home office

Mas, trabalhar de casa pode não ser tão simples quanto parece. Isso porque, ao longo do dia, a casa tem um funcionamento próprio, que é diferente do escritório. É o interfone que toca para avisar que chegou uma encomenda, o cachorro que late durante a ligação com um cliente ou a obra do vizinho, que começa cedo e dura o dia inteiro. Para quem tem filhos, então, o home office pode ser ainda mais desafiador. Com as crianças em casa, tudo pode acontecer: elas brigam, querem atenção, sentem fome e precisam de ajuda com a tarefa da escola, por exemplo.

Como não enlouquecer, então, diante desse cenário e, o mais importante, ser produtivo no home office? Preparamos 5 dicas para você trabalhar melhor de casa e ser mais feliz. Confira:

1) Estabeleça um espaço e uma rotina – home office dicas

Com tantas distrações e obrigações em casa, em primeiro lugar, é preciso que haja compreensão por parte dos membros da família. Interrupções durante o expediente vão atrapalhar o seu rendimento. Por isso, escolha um local silencioso, limpo e confortável, que ofereça os recursos necessários (internet e telefone, por exemplo) e estabeleça uma rotina. Comece sempre no mesmo horário (isso vai facilitar a sua organização pessoal e profissional) e determine que esse tempo seja de dedicação exclusiva ao trabalho.

2) Evite distrações durante o trabalho remoto

Home Office - vídeo chamada
Foto: Ingrediente Comunicação

O celular apita: é o grupo de amigas falando sobre as melhores espécies de plantas para ter no apartamento ou aquela pessoa interessante que você conheceu no Tinder dando bom dia. Se puder, não responda durante o expediente no home office. Se for inevitável, não se estenda. Afinal, vocês podem se falar mais tarde. Pequenas distrações podem tomar parte do seu tempo e, portanto, fazer com que a rotina de trabalho fique prejudicada. Deixe a ração do gato para a hora do almoço e a tarefa escolar do seu filho para o fim do dia.

3) Tire o pijama para trabalhar de casaEssa dica também faz parte da organização do trabalho remoto. Manter a rotina matinal como se estivesse indo ao escritório ajuda o cérebro a “entender” o home office como parte essencial do dia. É claro que você não vai colocar a melhor roupa para ficar em casa, mas escolha um look confortável e que possibilite atender uma chamada de vídeo sem parecer desleixado.

4) Faça pausas durante o expediente

Se no escritório você costuma parar para tomar um café, por que não fazer isso em casa? Reservar um tempinho para “arejar” a cabeça é tão importante quanto estabelecer uma rotina. A cada hora, tire alguns minutinhos e se distancie do computador a fim de relaxar um pouco. Se possível, saia do espaço do home office: vá tomar água, faça um breve alongamento ou vá até a cozinha comer uma fruta. Não se esqueça, também, de estabelecer seu horário de almoço. Tire uma hora para estar com a família, responder mensagens, ler notícias ou simplesmente fazer uma caminhada.

 

5) Saiba a hora de parar

Trabalhar de casa é muito bom, sem dúvidas, mas é importante dar um fim ao expediente, mesmo que esteja em home office. Quando der o horário que você estabeleceu como rotina, finalize suas atividades. Nesse contexto, é importante que você tenha elencado e realizado todas as tarefas previstas para o dia. Salve o material, responda os últimos e-mails, desligue o computador e saia do espaço. Caso tenha ficado alguma pendência que não seja emergencial ou você tenha uma ótima ideia de última hora, por mais que seja tentador continuar, anote na agenda do dia seguinte e vá descansar. Trabalhar além do tempo pode atrapalhar os resultados, além de comprometer o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy