Filtro dos sonhos: o que é, significado e como fazer

1

Cada vez mais presente nas casas como item de decoração, o filtro dos sonhos traz um ar rústico e zen aos ambientes. Com diferentes formatos e cores, ele pode dar um toque especial à sala ou quarto. Mas, além de ser um objeto decorativo, o dreamcatcher – nome original, em inglês – é um amuleto místico, que sugere proteção contra energias e sonhos negativos.

O que é o filtro dos sonhos?

Filtro dos sonhos
Foto: Aline Berry

O dreamcatcher, ou filtro dos sonhos, é um amuleto que tem origem na cultura indígena norte-americana, mais especificamente na tribo Ojibwa, que tinha uma forte ligação com a natureza e muitas crenças espirituais. No entanto, foi na década de 1960 que o objeto ganhou popularidade e passou a ser comercializado em todo o mundo. Hoje em dia, o filtro dos sonhos está presente na decoração de quartos e salas e até mesmo em festas de casamento. Estampas de camisetas e tatuagens também estão em alta.

No entanto, além de decorar, o filtro dos sonhos tem a missão de proteger contra energias e sonhos negativos, segundo a sua origem. Os índios Ojibwa acreditavam que, durante a noite, boas e más energias circulam e esse objeto artesanal teria o poder de filtrá-las. Originalmente, ele consiste em um círculo feito com fibras de salgueiro-chorão, que serve como uma espécie de tela para fios entrelaçados, formando uma teia de aranha. No centro, uma pequena abertura circular, por onde os sonhos bons conseguem passar, e abaixo penas e outros adereços, como pedras e miçangas, por exemplo.

Cada parte do filtro dos sonhos tem uma simbologia. O círculo maior representa os ciclos da vida. A teia, nossos sonhos, escolhas e tudo aquilo que está ligado ao nosso dia a dia e que dá forma à nossa existência. A abertura circular do centro, por sua vez, seria o nosso Eu interior e as penas têm relação com o ar, a sabedoria e a coragem. Suas cores podem variar e transmitem diferentes sensações, de acordo com os seus significados. Além disso, a tradição sugere que o filtro dos sonhos seja colocado onde possa receber luz solar. Dessa forma, os pesadelos que ficaram presos à teia durante a noite desaparecem.

Filtro dos sonhos branco
Foto: Pixabay

DIY: saiba como fazer

Em primeiro lugar, saiba que o filtro dos sonhos é um objeto artesanal muito fácil de fazer. Além de dar o seu toque especial ao objeto, com certeza você vai adorar criar o seu próprio amuleto. Alguns modelos são mais complicados. Mas, se você está iniciando, confira alguns tutoriais bem simples e faça você mesmo:

Simples

Com lã no coador de café

Com CD velho

Com fio, argola, tesoura e isqueiro

Ponto fácil

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy