Extrato de Yacon: o ingrediente prebiótico que faz sucesso no mundo da beleza

0 1.629

O extrato de Yacon é muito conhecido na culinária tradicional dos Andes, mas agora ele também se consagra na indústria da beleza. Isso porque o ativo é ideal para recuperar cabelos opacos e sem vida, doando brilho e reparando profundamente as fibras. Confira:

 

O que é Yacon?

Natural da América do Sul, o yacon é um tubérculo que cresce abundantemente na Cordilheira dos Antes. Além de ser regularmente utilizado como adoçante natural, ele também oferece uma longa lista de benefícios à saúde, incluindo propriedades prebióticas e antimicrobianas. Por isso, tanto o extrato de yacon quanto a planta in natura ficaram conhecidos no mundo todo como suplementos dietéticos.

 

extrato de yacon
Imagem: Reprodução / A Health Matter

 

Estudos demonstraram que a ingestão de raiz de yacon pode ajudar na perda de peso, colesterol alto e outros problemas digestivos. O consumo regular também oferece inúmeros benefícios para a saúde do coração. Entre eles, os níveis elevados de potássio do yacon são os mais importantes. Sendo um excelente vasodilatador, o potássio ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, diminuindo assim a pressão no sistema cardiovascular. Em outras palavras, isso denota aumento da circulação sanguínea e fornecimento de oxigênio adicional para as várias partes do corpo.

Outro benefício da raiz do yacon é que ela pode ser usada como um tratamento para fungos. Uma vez que as folhas da raiz têm propriedades antifúngicas, elas podem ajudar a tratar infecções como micose e pé de atleta..

 

Benefícios do extrato de yacon para a pele e os cabelos

benefícios do extrato de yacon pele e cabelos
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Além do sucesso culinário e dietético, o extrato de yacon também apresenta propriedades interessantes para a indústria da beleza. Rico em prebióticos que atuam como combustível para bactérias saudáveis ​​e boas para o organismo (os probióticos), ele promove um equilíbrio entre as bactérias boas e más.

De acordo com evidências recentes, aplicação tópica de um prebiótico pode funcionar de forma semelhante, ajudando a criar um microbioma mais equilibrado (essa é uma forma científica de dizer “meio ambiente”) na pele ao alimentar os probióticos que vivem naturalmente na superfície da pele.

Assim, quando tudo está em equilíbrio, a barreira protetora da sua pele fica mais forte. Com isso, é mais capaz de se defender dos danos ambientais, o que torna  a pele menos suscetível a irritações.

 

extrato de yacon
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Quando se trata de cuidados capilares, um microbioma equilibrado no couro cabeludo pode ajudar a criar o ambiente ideal para o crescimento dos fios, bem como minimizar a irritação, descamação e coceira. Portanto, produtos à base de yacon são excelentes para incluir na rotina.

Além das bactérias boas, o extrato de yacon também é rico em minerais essenciais. Por isso, ele é capaz de promover a saúde e a beleza dos cabelos melhorando não só a condição da cutícula (muitas vezes danificada), mas também doando brilho. Com efeito reparador, ele ajuda a reduzir a irregularidade das fibras capilares e deixa as cutículas mais uniformes. Desse modo, o ativo é ideal para realçar o brilho natural e ainda recuperar o cabelo dos danos

Para quem tem o cabelo opaco e sem vida, por exemplo, investir em um cronograma capilar com produtos à base do extrato de yacon pode ser a salvação.

 

Propriedades interessantes do extrato de yacon

Como vimos anteriormente, esse alimento tradicional é rico em benefícios para a saúde, de dentro para fora. Graças às suas propriedades, o yacon serve não apenas como alimento, mas também como um bálsamo que auxilia no tratamento de diversas condições. Veja:

 

Aumento a imunidade

A raiz de yacon é um prebiótico que auxilia no equilíbrio das bactérias do intestino. Isso também significa uma  melhora na digestão e bsorção de nutrientes.

Afinal, um microbioma saudável aumenta nossa imunidade e, naturalmente, melhora a absorção de nutrientes. Quando o corpo (incluindo o intestino) está saudável, nosso sistema imunológico pode se concentrar em combater infecções ruins e bactérias que o atacam. Sendo assim, tanto a raiz quanto o extrato de Yacon ajudam a melhorar a resistência do seu corpo à infecções e estimuladores de alergia.

 

Reduz a pressão arterial

Por ser rico em potássio, o yacon contém substâncias vasodilatadoras, isto é, que relaxam nossos vasos sanguíneos. Desse modo, há menos tensão em todo o sistema cardiovascular.

Quando o sistema cardiovascular está relaxando e sem tensão, o coração pode bombear sangue por todo o corpo a um ritmo saudável. E, por fim, com um fluxo sanguíneo saudável, pode ajudar a prevenir ataques cardíacos e derrames.

 

Aumenta a saúde do fígado

A função do fígado é filtrar o sangue do trato digestivo e desintoxicar os produtos químicos do corpo. Uma vez que regula os níveis de glicose no sangue, a ingestão da raiz de yacon pode melhorar a saúde geral do fígado.

Isso porque, quando ingerimos a raiz ou o extrato, o fígado não precisa trabalhar tanto para regular esses níveis de glicose.

 

Fontes: Prose e Healthline.


Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy