Estrias na gravidez: saiba como prevenir o surgimento

Entre as milhares de mudanças que acontece no corpo da mulher ao engravidar, uma das mais temidas são as estrias. Em sua grande maioria, aparece na barriga, onde o bebê desenvolve e também nos seios, que aumentam o tamanho com a produção de leite para a amamentação. Mas saiba que é possível prevenir o surgimento ou diminuir a quantidade de estrias que irão aparecer nessa fase.

Afinal, quando surgem as estrias na gravidez?

As estrias são cicatrizes que aparecem na pele. A elasticidade do corpo promovida pelo colágeno tem um limite, quando a pele estica demais e esse limite excede, acontece a estria. E é isso que acontece entre 50% a 90% das gestantes, com o aumento do bebê e consequentemente o aumento da barriga, a pele estica e provoca essas estrias. Na gestação, é comum surgir a partir do quarto mês.

Todas as mulheres vão ter estrias na gestação?

Nem todas. Algumas mulheres possuem por condição genética, uma elasticidade melhor na pele. Já outras, mesmo prevenindo, irão surgir algumas e assim conseguirá apenas diminuir a quantidade. É algo comum, se aconteceu com você não se culpe por isso, afinal é normal o surgimento nessa fase de mudanças do corpo.

(Foto: Reprodução/Freepik)

O que é bom para evitar estrias na gravidez?

Como já citado, é possível sim prevenir e diminuir a quantidade de cicatrizes que irão surgir na pele durante a gestação. Para isso, siga as dicas abaixo:

Hidratantes e óleos

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Os cremes hidratantes são ótimos aliados na prevenção dessas cicatrizes. Para saber qual é o ideal para você, busque a ajuda de um profissional e assim saberá qual se encaixa mais na sua rotina e orçamento. Na internet, os cremes específicos para grávidas custam em torno de R$ 70 até R$ 200 reais. A aplicação deve ser feita duas vezes ao dia, de manhã e à noite em uma quantidade razoável.

Você pode aliar os hidratantes com os óleos, principalmente o de amêndoas e os enriquecidos com vitamina E. Esse produto são do mesmo valor dos hidratantes em torno de 100 reais, e deve ser um aliado. Abuse dos óleos, permitidos para grávidas e se possível feito especialmente para mulheres gestantes, durante o banho para prevenir o aparecimento das cicatrizes.

Massagem

A massagem irá ativar a circulação sanguínea do local e estimular a produção de colágeno, assim prevenindo o surgimento das estrias. Para isso, conte com a ajuda dos hidratantes ou dos óleos para fazer a massagem, na barriga, nos seios, nas coxas e também nos famosos “culotes”. A massagem deve ser feita com cuidado, sem força e todos os dias.

Controle o peso

Para conseguir controlar o peso e não ganhar mais quilos do que deveria, é importante e imprescritível procurar um nutricionista. Assim você conseguirá engordar os quilos necessários para uma gestação saudável e nada além do normal. O aumento de peso pode contribuir e é um dos principais fatores do surgimento da estria na gestação. Além de buscar a ajuda de um nutricionista, converse com sua obstetra sobre exercícios físicos e se liberado, conte com a ajuda de um personal trainer para fazer exercícios na gravidez.

Vitamina C e E

Duas vitaminas importantíssimas para prevenir o surgimento das cicatrizes na gestação. Alimentos com a vitamina C, como por exemplo a laranja, é rica em antioxidantes, como betacaroteno ou flavonoides que ajudam na produção do colágeno da pele. Já os alimentos ricos em vitamina E, como por exemplo óleos vegetais, previnem o envelhecimento precoce  e também ajudam na elasticidade da pele. Além disso, não esqueça de ingerir bastante água.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

(Foto: Reprodução/Freepik)

É verdade que coçar a barriga na gravidez da estrias?

Existe um boato pela internet e até pessoas mais velhas repetiam é que, coçar a barriga ou os seios na gravidez pode contribuir para o aparecimento das cicatrizes. Mas isso é um mito. Contudo, a coceira é um sinal que pode estar surgindo as estrias no local. Ou seja, é um dos principais sintomas do surgimento das estrias.

Estou com estrias, e agora?

Não se desespere e não se sinta culpada por isso. Como já citado, a maioria das mulheres na gestação irão ter algumas estrias. Se isso aconteceu, continue a prevenção diária, com os cremes e óleos. Além disso, controle sua alimentação evitando alimentos com gorduras, frituras e excesso de sódio. Não pare de se cuidar apenas porque apareceu um pontinho vermelho na sua barriga. Curta a fase mais especial da sua vida com tranquilidade.

Existe tratamento?

Após a gestação, é possível encontrar tratamentos específicos para diminuir as cicatrizes. Não é possível prever se irá desaparecer 100%, pois cada caso é um caso. Mas o tratamento é feito com um laser por uma dermatologista. Por isso, o mais indicado é procurar um especialista assim que for liberada por sua obstetra para verificar o tipo de tratamento adequado para você.

Fonte: Tua Saúde

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Se você está grávida, não esquece de conferir esses artigos:

Sutiã de amamentação: saiba como escolher o modelo ideal
Cinta modeladora pós-parto: o que é, para que serve, modelos e cuidados

gravidez
Comentários (0)
Comentar