Como dar banho em recém-nascido: tire as principais dúvidas

Dar banho em um recém-nascido é um dos principais desafios de papais de primeira viagem, principalmente nos primeiros dias da criança em casa. A insegurança toma conta e os tutores se questionam se estão fazendo certo ou como deveriam dar o primeiro banho. No início, surgem muitas dúvidas sobre o assunto, mas não é um bicho de sete cabeças e esse momento pode ser muito especial para os pais e também para o bebê.

Para que esse momento seja inesquecível e especial para ambos, tire todas as suas inseguranças e dúvidas sobre o assunto. Para te acalmar e te preparar para esse momento, a Pajaris separou um guia sobre banho em recém-nascido para te ajudar.

Como dar banho corretamente em recém-nascido (Foto: Freepik/Reprodução)

Como dar banho no bebê?

Existem algumas dicas e cuidados que irão facilitar a vida de quem está encarregado de dar banho no bebê. O primeiro banho pode ocorrer na maternidade, mas ao chegar em casa, os papais podem se sentir ainda despreparados para tal missão. Veja abaixo um passo a passo para dar o banho sem medo.

Separe todos os itens necessários

O primeiro passo é preparar o ambiente que será dado o banho no bebê. Para facilitar esse momento, separe todos os itens necessários e deixe no local, principalmente se você não tem ajuda na hora do banho. Além disso, deixe tudo à altura das suas mãos. Esses itens são toalhas, sabonete, shampoo, pomadas de assadura, roupas e entre outros.

Atenção aos produtos usados

A pele do bebê é sensível e por isso requer os produtos corretos para eles. No mercado existem diversas marcas que produzem sabonetes e shampoo para recém-nascido e são de fácil acesso, podendo ser encontrados na maioria dos mercados e em farmácias. Esses produtos são feitos com um PH ideal para os bebês e assim diminuem o risco de reação alérgica.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Produtos de higiene infantil por @caetanohenke

Local do banho

O local deverá ser o que é mais confortável para você e para o bebê. Muitas mamães optam por deixar a banheira no quarto. O mais indicado é deixar a banheira esteja na altura da cintura do adulto, assim, conseguirá segurar o bebê com firmeza e o banho será mais tranquilo para ambos.

Outro ponto para prestar atenção no local, é ver se é espaçoso, para conseguir banhar o bebê com tranquilidade. E atenção, fique atento à temperatura do ambiente, é importante que o espaço esteja com as janelas e portas fechadas para evitar corrente de ar no local. O local deve estar em uma temperatura ambiente de 20ºC a 22ºC.

Temperatura da água

A temperatura da água deve estar em torno de 36º até 37º graus. Se possível, conte com a ajuda de um termômetro para verifica a temperatura correta. Caso não tenha um disponível, faça um teste de pele. Coloque o cotovelo ou o dorso das mãos na água, se sentir agradável com essas partes, nem gelado e nem quente, significa que encontrou a temperatura ideal.

A forma correta de segurar o bebê

O primeiro passo e lavar o rostinho e a cabeça do bebê, para isso, não é necessário deixar o corpo todo da criança exposto e na água. Por isso, deixe o recém-nascido enrolado em uma toalha e aproxime-se com a cabecinha da banheira. Umedeça o cabelo e o rosto. Aplique o shampoo apenas no cabelinho e no rosto apenas limpe com as mãos, sem a necessidade de sabonete. Se tem alguma secreção no local, umedeça até desprender praticamente sozinho. Enxague a cabeça e aí sim pode imersar o bebê na água.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A quantidade de água deverá ser apenas cinco centímetros. E segundo um guia no site do médico Dráuzio Varella, deve-se passar “o braço esquerdo nas costas do bebê e prender a mão embaixo do braço esquerdo, apoiando a cabeça no seu antebraços”.

Com cuidado, após lavar o bebê na parte frontal, incluindo todas as dobrinhas e parte íntima com sabonete, gire o bebê. Segure da mesma forma, com a mão esquerda presa no braço direito do bebê e a cabeça apoiada no seu antebraço. Os joelhos do recém-nascido deve ficar dobrados, como se estivesse de joelho.

Quantos banhos por dia o recém-nascido pode tomar?

O bebê só pode tomar um banho por dia e não é recomendado dar todos os dias, apenas quatro vezes na semana. A pele do recém-nascido é 30% mais fina do que a dos adultos e por isso, se o banho for dado em excesso, pode ressecar a pele. Caso tenha sujado o corpo todo de fezes e seja necessário, dar dois banhos no mesmo dia, o melhor a se fazer é não usar sabonete em todas as lavagens.

Mesmo o banho não sendo necessários todos os dias, manter a limpeza do bebê é fundamental, que pode ser feita com pano úmido, lenço umedecido e entre outros. Além disso, não é apenas a região íntima que precisa de cuidados, as dobrinhas e rosto bebê também precisam. Converse com o seu pediatra sobre o assunto.

Qual o melhor horário para dar banho no bebê recém-nascido?

Depende da região em que mora, se é mais ou menos frio. Mas o indicado por especialistas é que o banho aconteça no começo da tarde, pois é nesse horário que o clima está mais quente. Assim, o bebê não sentirá frio ao ficar sem roupa e o banho será ainda mais tranquilo.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Dicas de como dar banho em recém-nascido (Foto: Freepik/Reprodução)

O que fazer para acalmar o bebê na hora do banho?

Em primeiro lugar, não retire a roupa toda do bebê de uma vez. Como já ensinado acima, lave primeiro a cabeça enquanto o bebê está enrolado com o corpo na toalha. Só coloque o bebê na água após ter lavado essa parte e finalmente ir para o corpo. Verifique também se está com a temperatura correta da água e o ambiente não está entrando um vento gelado.

Não se desespere ao ver o bebê chorando nos primeiros banhos, assim como você, ele também está se acostumando com essa rotina e irá se adaptar. E após um tempo, será uma fase muito prazerosa para ambos e que os papais levarão para a vida toda esses momentos.

Comentários (0)
Comentar