Como dar banho em recém-nascido: tire as principais dúvidas

0

Dar banho em um recém-nascido é um dos principais desafios de papais de primeira viagem, principalmente nos primeiros dias da criança em casa. A insegurança toma conta e os tutores se questionam se estão fazendo certo ou como deveriam dar o primeiro banho. No início, surgem muitas dúvidas sobre o assunto, mas não é um bicho de sete cabeças e esse momento pode ser muito especial para os pais e também para o bebê.

Para que esse momento seja inesquecível e especial para ambos, tire todas as suas inseguranças e dúvidas sobre o assunto. Para te acalmar e te preparar para esse momento, a Pajaris separou um guia sobre banho em recém-nascido para te ajudar.

com dar banho em recém nascido
Como dar banho corretamente em recém-nascido (Foto: Freepik/Reprodução)

Como dar banho no bebê?

Existem algumas dicas e cuidados que irão facilitar a vida de quem está encarregado de dar banho no bebê. O primeiro banho pode ocorrer na maternidade, mas ao chegar em casa, os papais podem se sentir ainda despreparados para tal missão. Veja abaixo um passo a passo para dar o banho sem medo.

Separe todos os itens necessários

O primeiro passo é preparar o ambiente que será dado o banho no bebê. Para facilitar esse momento, separe todos os itens necessários e deixe no local, principalmente se você não tem ajuda na hora do banho. Além disso, deixe tudo à altura das suas mãos. Esses itens são toalhas, sabonete, shampoo, pomadas de assadura, roupas e entre outros.

Atenção aos produtos usados

A pele do bebê é sensível e por isso requer os produtos corretos para eles. No mercado existem diversas marcas que produzem sabonetes e shampoo para recém-nascido e são de fácil acesso, podendo ser encontrados na maioria dos mercados e em farmácias. Esses produtos são feitos com um PH ideal para os bebês e assim diminuem o risco de reação alérgica.

produtos para dar banho em bebê
Produtos de higiene infantil por @caetanohenke

Local do banho

O local deverá ser o que é mais confortável para você e para o bebê. Muitas mamães optam por deixar a banheira no quarto. O mais indicado é deixar a banheira esteja na altura da cintura do adulto, assim, conseguirá segurar o bebê com firmeza e o banho será mais tranquilo para ambos.

Outro ponto para prestar atenção no local, é ver se é espaçoso, para conseguir banhar o bebê com tranquilidade. E atenção, fique atento à temperatura do ambiente, é importante que o espaço esteja com as janelas e portas fechadas para evitar corrente de ar no local. O local deve estar em uma temperatura ambiente de 20ºC a 22ºC.

Temperatura da água

A temperatura da água deve estar em torno de 36º até 37º graus. Se possível, conte com a ajuda de um termômetro para verifica a temperatura correta. Caso não tenha um disponível, faça um teste de pele. Coloque o cotovelo ou o dorso das mãos na água, se sentir agradável com essas partes, nem gelado e nem quente, significa que encontrou a temperatura ideal.

A forma correta de segurar o bebê

O primeiro passo e lavar o rostinho e a cabeça do bebê, para isso, não é necessário deixar o corpo todo da criança exposto e na água. Por isso, deixe o recém-nascido enrolado em uma toalha e aproxime-se com a cabecinha da banheira. Umedeça o cabelo e o rosto. Aplique o shampoo apenas no cabelinho e no rosto apenas limpe com as mãos, sem a necessidade de sabonete. Se tem alguma secreção no local, umedeça até desprender praticamente sozinho. Enxague a cabeça e aí sim pode imersar o bebê na água.

A quantidade de água deverá ser apenas cinco centímetros. E segundo um guia no site do médico Dráuzio Varella, deve-se passar “o braço esquerdo nas costas do bebê e prender a mão embaixo do braço esquerdo, apoiando a cabeça no seu antebraços”.

Com cuidado, após lavar o bebê na parte frontal, incluindo todas as dobrinhas e parte íntima com sabonete, gire o bebê. Segure da mesma forma, com a mão esquerda presa no braço direito do bebê e a cabeça apoiada no seu antebraço. Os joelhos do recém-nascido deve ficar dobrados, como se estivesse de joelho.

Quantos banhos por dia o recém-nascido pode tomar?

O bebê só pode tomar um banho por dia e não é recomendado dar todos os dias, apenas quatro vezes na semana. A pele do recém-nascido é 30% mais fina do que a dos adultos e por isso, se o banho for dado em excesso, pode ressecar a pele. Caso tenha sujado o corpo todo de fezes e seja necessário, dar dois banhos no mesmo dia, o melhor a se fazer é não usar sabonete em todas as lavagens.

Mesmo o banho não sendo necessários todos os dias, manter a limpeza do bebê é fundamental, que pode ser feita com pano úmido, lenço umedecido e entre outros. Além disso, não é apenas a região íntima que precisa de cuidados, as dobrinhas e rosto bebê também precisam. Converse com o seu pediatra sobre o assunto.

Qual o melhor horário para dar banho no bebê recém-nascido?

Depende da região em que mora, se é mais ou menos frio. Mas o indicado por especialistas é que o banho aconteça no começo da tarde, pois é nesse horário que o clima está mais quente. Assim, o bebê não sentirá frio ao ficar sem roupa e o banho será ainda mais tranquilo.

com dar banho em recém nascido
Dicas de como dar banho em recém-nascido (Foto: Freepik/Reprodução)

O que fazer para acalmar o bebê na hora do banho?

Em primeiro lugar, não retire a roupa toda do bebê de uma vez. Como já ensinado acima, lave primeiro a cabeça enquanto o bebê está enrolado com o corpo na toalha. Só coloque o bebê na água após ter lavado essa parte e finalmente ir para o corpo. Verifique também se está com a temperatura correta da água e o ambiente não está entrando um vento gelado.

Não se desespere ao ver o bebê chorando nos primeiros banhos, assim como você, ele também está se acostumando com essa rotina e irá se adaptar. E após um tempo, será uma fase muito prazerosa para ambos e que os papais levarão para a vida toda esses momentos.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy