Cinta modeladora pós-parto: o que é, para que serve, modelos e cuidados

Você já ouviu falar da cinta modeladora pós-parto? Esse é um dos itens mais interessantes para mulheres logo após o nascimento de seus filhos, que vivem uma maternidade real, pois ajuda a gestante a recuperar seu corpo e dá sustentação para essa nova fase de sua vida!

Dessa maneira, a cinta modeladora para uso após o momento do parto é extremamente importante na recuperação da autoestima da gestante. Ela ainda pode promover inúmeros benefícios ao corpo e à saúde da nova mamãe.

Por isso, é um item indispensável para a vida da mulher que está se redescobrindo mãe e multitarefas. Dessa forma, conheça melhor as maravilhas que a cinta modeladora pós-parto pode trazer para sua confiança e sua beleza e compre hoje mesmo uma para chamar de sua!

 

Imagem: Reprodução / Pinterest

O que é?

As cintas que promovem compressão e modelagem pós-parto auxiliam na sustentação e recuperação do corpo de mulheres que acabaram de sair da gravidez. Dessa maneira, elas se ajustam mais facilmente ao seu corpo e dão suporte, sem pesar o abdômen nas atividades diárias.

As cintas ajudam na postura e na modelagem das curvas da mulher logo após a gravidez. Assim, seu corpo irá voltar ao aspecto natural de forma mais rápida e segura. Existem diversos modelos e tipos de tecidos que são confortáveis e se ajustam melhor à diversos tipos de corpo e todos eles trazem inúmeros benefícios na compressão da cintura da mulher pós-parto.

 

Para que serve a cinta modeladora pós-parto

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A principal função de uma cinta modeladora após o nascimento do bebê, ainda no hospital, é a estabilização e compressão do abdômen da ex gestante. Assim, ela se sente mais confortável e segura para retornar à sua rotina.

Além disso, ela modela e ajuda a recuperar as curvas perdidas na gestação. Segundo a entrevista do cirurgião plástico André Eyler à revista Minha Vida, uso da cinta modeladora é fundamental (mas não obrigatório) após uma intervenção cirúrgica ou um parto e pode ser utilizada durante todo o dia, até que a mulher se sinta confortável com seu corpo novamente!

 

Quando usar

A indicação para uso da cinta modeladora pós-parto se inicia logo após o momento do parto, seja ele natural ou cesárea. Você pode utilizá-la tanto de dia quanto de noite, sem necessidade de retirá-la para dormir. Utilize o tempo que se sentir confortável.

O tempo máximo de uso é até três meses após o nascimento do pequeno. A partir dessa data, a mulher já pode praticar exercícios e, assim, fortalecer os músculos abdominais.

Porém, como tudo nesse período é delicado, é preciso cautela! Antes de utilizar a cinta, consulte seu médico obstetra e pondere as necessidades e os melhores benefícios do seu uso!

Imagem: Reprodução / Pinterest

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Benefícios da cinta modeladora pós-parto

Segundo a médica cirurgiã Luciana Pepino, a cinta modeladora, quando utilizada após o nascimento do bebê por até três meses, pode auxiliar a nova mamãe na retomada de sua rotina. Com mais segurança e conforto, ela promove melhor sustentação e manutenção da região abdominal.

Além disso, são inúmeros outros benefícios. Por exemplo, a cinta modeladora diminui as dores abdominais no pós-parto e evita a dor na coluna produzida pelo excesso de peso com atividades como amamentação e de rotina com o bebê. Também, a cinta promove uma melhor postura.

Dessa maneira, a cinta modeladora para utilização no pós-parto ajuda no retorno do útero para sua posição normal, mantendo o equilíbrio do corpo da mulher e auxilia na recuperação da diástase abdominal, ou seja, quando os músculos da barriga se separam durante a gravidez à medida que a barriga aumenta e permanecem separados após o nascimento do bebê.

Por fim, além de promover uma silhueta mais bonita após o parto, melhorando a autoestima da nova mamãe, como mais um benefício da utilização da cinta modeladora, ela evita a formação do seroma (líquido abaixo da pele do abdômen) e desenvolve uma cicatrização mais rápida em mulheres que realizaram parto por cesárea.

 

Melhores modelos de cinta modeladora pós-parto

Existem três principais modelos de cintas modeladoras para mulheres que acabaram de ter bebê! Primeiramente, um modelo de cinta de cintura alta, sem as pernas, que possui a vantagem de ser um modelo compacto e fácil de colocar e tirar. É, usualmente, o mais fácil de ser encontrado nas lojas

Outro modelo muito bom é a cinta que possui busto para amamentação. Essa cinta é mais encorpada e, apesar de ser mais difícil de colocar, oferece maior segurança, sem ficar descendo ou enrolando na região abdominal.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Por fim, a cinta modeladora com pernas e fechamento por colchetes é mais confortável para mulheres que possuem coxas mais grossas e quadris mais largos. É o modelo mais agradável e acolhedor, pois não aperta nem marca a barriga.

Imagem: Reprodução / Pexels

Principais cuidados ao escolher cinta modeladora

Além dos benefícios da cinta modeladora para o período pós-parto, também é preciso ficar atenta aos cuidados com o seu modelo, para que a experiência de uso seja a melhor possível e, os efeitos sejam máximos!

1. Tamanho correto

Primeiro, tenha certeza que o tamanho da sua cinta modeladora é o correto. Se for muito apertada, pode atrapalhar a circulação, complicando o processo de cicatrização. Já se estiver larga, causará atrito nos pontos do parto, o que também não é bom! Além disso, proteja qualquer incisão com curativos até o processo de cicatrização ser completo!

2. Tempo de uso

Além disso, respeite o tempo limite de uso, segundo a orientação do seu médico especialista. Utilizar a cinta por mais tempo que o necessário pode causar mais prejuízos do que benefícios!

3. Certificação de qualidade da cinta modeladora pós-parto

Por fim, garanta a compra de produtos com qualidade certificada. Assim, você estará assegurada de qualquer problema que possa acontecer durante o seu tempo de uso!

Aproveite todos os benefícios da cinta modeladora pós-parto e tenha uma maternidade feliz, em forma, segura e com muita autoestima!

Comentários (0)
Comentar