Saiba como ter (e manter) equilíbrio emocional

1

Você é uma pessoa emocionalmente equilibrada? O equilíbrio emocional tem a ver com qualidade de vida e bem-estar, é saber refletir sobre nossos sentimentos, emoções e ações e, assim, tomar decisões com tranquilidade. Além disso, a relação entre razão e emoção evita que tomemos atitudes impulsivas, que muitas vezes causam arrependimento. Conquistar o tão sonhado equilíbrio emocional é possível, mas, para isso, o autoconhecimento e o autocuidado são indispensáveis.

O que é equilíbrio emocional?

Meditação - equilíbrio emocional
Foto: Pixabay

Em tempos tão estressantes, diante da rotina corrida à qual estamos expostos todos os dias, ter equilíbrio emocional faz toda a diferença. Basicamente, quando estamos emocionalmente equilibrados, tomamos decisões com tranquilidade e isso acaba gerando qualidade de vida e bem-estar, já que evita situações de estresse e arrependimentos, por exemplo. No entanto, segundo a terapeuta holística Aline Soares, ter equilíbrio emocional não significa se afastar de sentimentos e emoções: “Os altos e baixos sempre vão acontecer. Todo mundo fica triste, sente raiva. O importante é estarmos conscientes sobre esses sentimentos para que eles não atrapalhem nossa vida”.

Dicas para desenvolver equilíbrio emocional

Faça atividades de autoconhecimento

Meditação, yoga, psicoterapia, constelação familiar sistêmica, tarot terapêutico e outras terapias alternativas são ótimas opções para promover o autoconhecimento e, assim, desenvolver o equilíbrio emocional. Segundo a terapeuta, é a partir daí que começamos a entender e a lidar melhor com o que sentimos, pensamos e a forma como agimos. “Quando olhamos para dentro, fica mais fácil identificar aquilo que desequilibra nosso estado emocional. Identificando isso, tendemos a agir com mais consciência e tomar atitudes mais centradas sem nos deixar levar pela impulsividade”, afirma.

Respeite seus limites e suas vontades

Para ter equilíbrio emocional, não adianta sair por aí fazendo tudo aquilo que achamos que devemos fazer sem levar em conta nossos limites e nossas vontades. Aline diz que “Isso também tem a ver com autoconhecimento e é super importante porque, muitas vezes, fazer aquilo que está além do que podemos ou que não queremos para agradar o outro acaba nos deixando cansados e estressados. É bom saber até onde podemos e queremos ir para não nos machucarmos. Isso tem a ver com autocuidado e tem tudo a ver com se manter  emocionalmente equilibrado”.

Caminhada ao ar livre
Foto: Pixabay

Pratique atividades físicas com frequência

Não é novidade para ninguém que os exercícios físicos são grandes aliados para a nossa saúde física. Mas eles também são importantes para mantermos a saúde mental. Isso porque as atividades físicas promovem a liberação de hormônios que promovem sensação de bem-estar, como a endorfina, e isso reflete diretamente no equilíbrio emocional. Fora isso, eles também ajudam a relaxar e eliminar toxinas, além de ajudar a termos uma noite de sono melhor. Se você está parado, comece com atividades leves e prazerosas. Converse com um profissional de educação física para saber quais são os exercícios mais indicados para você.

Faça atividades relaxantes

Eventualmente, precisamos sair do piloto automático, nos desligar da rotina cansativa e cheia de obrigações e relaxar. Que tal fazer uma caminhada ao ar livre, ler um bom livro ou, quem sabe, passar um tempo ouvindo músicas que você gosta? Essas são atividades bem simples que, no fim do dia, fazem uma grande diferença. Além disso, você pode pensar na meditação guiada, nos exercícios de respiração e em terapias como o Reiki, por exemplo, que comprovadamente promovem o relaxamento e, consequentemente, o equilíbrio emocional. Se você não gosta de nenhuma dessas opções, busque aquela que faz mais sentido para você. Mas não deixe de reservar um tempo para desacelerar a mente.

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy