Dieta ayurveda: saiba o que é e entenda os doshas

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Ayurveda surgiu há milênios como uma prática da medicina indiana que visa melhorar a qualidade de vida e não apenas o emagrecimento. Por ter surgido na Índia, o nome se popularizou no Brasil como dieta indiana. Além disso, o nome significa ‘conhecimento da vida’. “Ayur” é vida e “veda” conhecimento.

A prática não se trata apenas de alimentação, pois abrange hábitos da vida, como meditação, ioga, massagens e também o uso de ervas. Assim como hábitos saudáveis, uma boa alimentação é essencial para prevenção de doenças e ter qualidade de vida.

Como funciona?

Afinal, como funciona essa dieta? Em primeiro lugar, os criadores e seguidores desta prática afirmam que nós somos formados por cinco elementos. Ou seja, éter, ar, fogo, água e terra. É isso que define qual é o seu perfil biológico. Esse perfil chama-se dosha.

No entanto, existe três diferentes e cada um de nós temos eles, todavia, um desses três tem um maior destaque. Conheça posteriormente cada um.

Dieta ayurveda
Descubra qual é o seu perfil da dieta ayurveda (Foto: Freepik)

Vata

Ar e éter. As pessoas que têm essa predominância, são mais magras ou emagrecem com facilidade, com pouco músculo e pequenas. Além disso, são para ‘cima’, alegres e criativas. A pele é seca e pode ter o corpo mais frio.

Pitta

Fogo e água. Ao contrário do citado anteriormente, as pessoas desse perfil são musculosas. Possuem ainda energia e fome elevadas, no entanto, podem ser explosivas.

Kapha

Terra e água. A aparência física desse perfil é mais cheia, ou seja, são mais propensos à obesidade. São pessoas que se socializam com facilidade e gostam de rotina. Além disso, mantém relacionamentos sólidos, são protetores e possuem bom humor.

Como encontrar o dosha?

Para encontrar o seu perfil, deve-se procurar um médico ou nutricionista especialista nessa dieta. No entanto, na internet há inúmeros sites que fazem o teste. Entretanto, os resultados não são tão confiáveis como a análise de um especialista. Além disso, antes de entrar em qualquer dieta ou mudar a sua rotina, é importante fazer uma consulta médica.

Benefícios

Descubra quais são os benefícios da dieta Ayurveda.

  • Ajuda no emagrecimento;
  • Reduz ansiedade;
  • Combate a depressão;
  • Previne alergias;
  • Previne doenças;
  • Aumenta energia;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Cabelo e pele melhores;
  • Por fim, auxilia na digestão.

Alimentos

Dieta ayurveda
alimentos ayurveda (Foto: Freepik)

 

Assim como existem características, há um certo tipo de alimentação para cada um. Contudo, como já citamos, antes de modificar qualquer alimentação, sempre consulte um especialista e assim, saberá o que consumir ou não.

Em primeiro lugar, saiba que essa filosofia, a prioridade são alimentos naturais. Além disso, alguns são “proibidos” e outros liberados nesta dieta.

Liberados

Primeiramente, falaremos dos alimentos liberados. Como já citamos acima, prefira os naturais e orgânico.

  • Frutas;
  • Legumes;
  • Verduras;
  • Peixes;
  • Frangos;
  • Leite e derivados;
  • Cereais;
  • Castanhas;
  • Azeite de oliva;
  • Especiarias.

Alimento não recomendados

A dieta não recomenda o consumo de alguns alimentos. Entretanto, se você gosta, não exclua da sua rotina antes de consultar um médico especialista. Todavia, veja os alimentos que não são indicados.

  • Carne vermelha;
  • Farinha branca;
  • Gordura animal;
  • Café;
  • Bebidas estimulantes como energético;
  • Álcool;
  • Refrigerante;
  • Doces em excesso;
  • Comida industrializada;
  • Frituras.

Vata

Primeiramente, veja alguns alimentos permitidos para esse perfil.

  • Frutas adocicadas, como por exemplo banana, cereja, amora, abacate e entre outros.
  • Assim como as frutas, prefira vegetais doces. Aspargo, beterraba e cenoura são ótimas opções.
  • Além disso, inclua cereais, carne branca orgânica, leite orgânico. Por fim, todas as especiarias são liberadas.

Pitta

Em segundo lugar, veja os alimentos para quem é Pitta.

  • Assim como o perfil citado anteriormente, esse perfil também pode consumir frutas, legumes e verduras adocicadas. No entanto, os condimentos se limitam em cebolinha, cominho,  hortelã, salsa, sal de rocha, coentro, louro e açafrão. As carnes, consuma peixe de água doce e frango.

Kapha

Por fim, veja alguns alimentos que se encaixam neste perfil.

  • Frutas como maçã, morango, pera e figo. Os vegetais, pode consumir brócolis, couve flor, rabanete e brotos. Além disso, consuma frango, ovos e peixes. Por fim, a maioria dos temperos podem ser utilizados.

Se você é apaixonado por alimentação saudável, mas está procurando receitas de saladas para sair da rotina, confira essa matéria com cinco receitas para você sair da rotina.

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