Postura correta: importância e dicas para o dia a dia

1

Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a postura ereta e o coração tranquilo. Essa frase, bastante conhecida, é da música “Coração Tranquilo”, de Walter Franco. Mas não é só na música que cuidar da coluna é importante: manter uma postura correta faz bem para a mente, evita desconfortos físicos e até problemas sérios. Saiba mais.

Coluna ereta
Foto: Revista StartLife

Por que é importante manter uma postura correta?

A autoestima é uma das coisas mais importantes quando falamos em bem-estar emocional. E a manutenção da postura correta está diretamente ligada a esse fator, de acordo com uma pesquisa publicada pela revista Biofeedback. O estudo concluiu que as pessoas se sentem com mais energia e mais empoderadas quando estão com a coluna ereta. Mas, para além do fator estético, manter a postura correta evita desconfortos e dores na coluna, nas articulações, nos músculos e até mesmo problemas respiratórios.

A médio e longo prazo, principalmente, a postura incorreta pode trazer danos à saúde das costas. “Escoliose, lordose e bico-de-papagaio são alguns problemas causados pela má postura. Mas, não é só isso. Com o tempo, ela pode causar dores fortes”, afirma a personal trainer e professora de Pilates de solo, Daniela Catto. Ainda segundo a profissional, os danos são irreversíveis e, por isso, é importante observar e cuidar o quanto antes para que isso não se torne um problema crônico.

Já em relação à respiração, a coluna curvada atrapalha o alinhamento dos órgãos. Nesse sentido, a consciência corporal aparece como fator determinante, já que perceber que a respiração não está adequada não é tarefa fácil. E respirar da forma certa reflete diretamente na nossa energia para realizar as atividades do dia a dia, porque dessa maneira, o fluxo energético e a nutrição das células evita a sensação de cansaço.

Dicas para manter a coluna ereta

Postura correta - sentar
Foto: Shutterstock/Selfit Academias

Postura correta em casa

Você já observou sua postura enquanto realiza as atividades domésticas? “Em casa, quando lavamos a louça, fazemos faxina e varremos, por exemplo, estamos fazendo exercícios o tempo todo. Uma dica que eu sempre dou para as minhas alunas é contrair o abdômem para ativar os músculos da lombar”, recomenda a personal. Além disso, é bom que os utensílios sejam adequados para a nossa altura e que os movimentos sejam feitos com atenção. “Quando for pegar um balde, por exemplo, o ideal é agachar e não curvar o corpo. A postura correta ao levantar peso evita lesões sérias”.

Como usar o celular

“A maioria das pessoas que me procuram com dor nas costas desenvolveram esse problema com o uso incorreto do celular”, conta Daniela. Para melhorar isso, uma das melhores posições para usar o aparelho é deitada. “Assim, você mantém o abdômen contraído, não força os ombros e não retrai a coluna”, conta. Porém, sabemos que fazer isso o tempo todo é impossível. A dica aqui é tentar manter o aparelho na altura dos olhos, observar a respiração e contrair o abdômen sempre que possível. A profissional continua: “Quando você faz esse movimento, automaticamente a postura melhora”.

Exercícios físicos para manter a coluna ereta

Uma postura correta também tem relação com o fortalecimento dos músculos. Por isso, a atividade física aparece como um dos principais ajudantes no processo de melhora da postura corporal. “Hidroginástica, musculação e treino funcional são atividades que ajudam muito. Além disso, tem o Pilates, que pode ser focado nesse problema, e também exercícios simples que podemos fazer em casa, como a prancha, o agachamento e as flexões”, recomenda a personal trainer. Segundo estudos, o yoga também colabora muito para o fortalecimento da coluna.

Postura correta
Foto: Namu Cursos

O que fazer no trabalho

Muita gente passa a maior parte do tempo sentada trabalhando, o que pode ser um problema para a manutenção da postura correta. Por isso, é bom observar também como está a sua coluna enquanto trabalha: manter as costas apoiadas no encosto, os pés no chão e posicionar os ombros para trás, sem se curvar para ler ou escrever, são dicas simples que podem ser colocada em prática no dia a dia. Daniela ainda acrescenta que “No começo, pode parecer difícil manter o hábito. Mas, com o tempo, a gente se acostuma”.

Desenvolva a consciência corporal

Conhecer o próprio corpo é tão importante quanto seguir as dicas acima. Isso porque, quando nos conhecemos, podemos perceber alterações e desconfortos no corpo muitas vezes leves, mas que podem evoluir para problemas maiores. Desenvolver a consciência corporal é importante para manter uma postura correta, realizar tarefas simples do dia a dia e também exercícios físicos, porque dessa forma, evitamos atividades que geram dores e sobrecarga, por exemplo. “Prestar atenção à nossa postura no dia a dia faz com que a gente se sinta bem fisicamente e mentalmente”, finaliza a personal trainer.

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy