Confira essas dicas para emagrecer com saúde

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Não existe fórmula mágica: perder peso com saúde exige dedicação. As receitas milagrosas que prometem emagrecimento rápido por meio de dietas restritivas, além de não serem saudáveis, tendem a dar resultados não muito duradouros. Em outras palavras, você perde peso, mas prejudica a sua saúde ou volta a engordar pouco tempo depois. Não adianta fugir, para eliminar os quilinhos a mais é preciso combinar hábitos saudáveis e ter paciência. Mas quais hábitos são esses e por quanto tempo devemos segui-los? Convidamos uma nutricionista esportiva para listar dicas para emagrecer com saúde. Confira.

Dicas para emagrecer com saúde

Dicas para emagrecer
Foto: Pixabay

Perder peso pode parecer uma missão muito complicada. É por isso que muitas pessoas acabam recorrendo a dietas restritivas que prometem verdadeiros milagres, como perder vários quilos em uma única semana, por exemplo. No entanto, esse tipo de estratégia para emagrecer não é eficiente. Segundo a nutricionista esportiva Luciana Nascimento, além de causar possíveis problemas de saúde, excluir radicalmente alguns alimentos do prato pode até promover uma queda considerável na balança, mas o resultado não é duradouro. “É aí que acontece o famoso efeito sanfona. Quando a pessoa para de comer carboidratos, por exemplo, percebe uma diferença considerável, principalmente nas primeiras semanas. Mas, quando volta a consumir carbos, a tendência é a de engordar novamente”, afirma.

Sendo assim, para perder peso de forma saudável e obter bons resultados, o ideal é que você faça uma reeducação alimentar e inclua hábitos saudáveis na sua rotina. “Mas é bom ficar claro que quando falamos em emagrecimento e manutenção do peso, precisamos ter em mente que isso é um estilo de vida. Alimentação balanceada e atividade física devem fazer parte do dia a dia, não é algo que se faça por uma semana ou um mês. O resultado vem com o tempo, mas é muito mais satisfatório”, alerta a profissional. Pensando nisso, preparamos uma lista com algumas dicas para emagrecer com saúde e manter o peso ideal. Acompanhe:

Beba mais água

A primeira entre as dicas para emagrecer é muito simples: beber cerca de 2 litros de água por dia ajuda a eliminar toxinas do organismo, além de diminuir a retenção de líquidos e ajudar a manter a sensação de saciedade. Mas não vale adicionar substâncias calóricas à bebida: o ideal é beber água pura, aromatizada (com limão e gengibre, por exemplo) e chás sem açúcar. Evite sucos industrializados, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

Coma bem

Alimentação - dicas para emagrecer
Foto: Silvia Rita

Uma alimentação balanceada faz toda a diferença quando falamos em emagrecimento. Nesse sentido, uma boa dica para emagrecer é: aposte em saladas, grãos, sementes, castanhas, frutas e legumes. Além disso, se você for daquelas pessoas que não dispensam um pão quentinho, dê preferência para os integrais – o mesmo acontece com arroz e macarrão, por exemplo. E não se esqueça de diminuir a ingestão de sal e açúcar e de evitar qualquer excesso.

Tenha boas noites de sono

Dormir bem faz parte do processo de emagrecimento porque regula os níveis dos hormônios e neurotransmissores ligados à boa digestão e à sensação de saciedade. Além disso, o sono está entre as melhores dicas para emagrecer porque estimula a produção do hormônio do crescimento (GH), reduz os níveis de cortisol e faz com que tenhamos mais disposição no dia a dia. No entanto, além de uma boa quantidade de horas, é bom que o sono seja de qualidade.

Movimente-se

Dicas para emagrecer
Foto: Pixabay

É claro que os exercícios não ficariam de fora da lista das melhores dicas para emagrecer. Afinal, não é novidade que a atividade física regular promove queima de calorias e estimula a produção de hormônios que causam sensação de bem-estar (isso provavelmente reduzirá a ansiedade e te fará comer menos). Independentemente de que tipo de exercício você prefere – caminhar, pular corda, HIIT, yoga, musculação, dança, corrida, luta ou qualquer outro –, o que importa é que você faça com frequência (pelo menos três vezes por semana).

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