Especialista confirma: Yoga emagrece! Saiba por quê

0 44

Emagrecer pode ser um desafio, especialmente pelo fato de que nenhum alimento ou exercício, sozinho, é capaz de promover um emagrecimento saudável e perceptível. É consenso entre os especialistas que perder peso depende de dedicação: hábitos saudáveis como a alimentação balanceada e a prática regular de atividades físicas são essenciais para o sucesso. Mas será que Yoga emagrece? Embora pareça uma atividade leve, essa prática milenar, que é mais que um exercício físico, age física e mentalmente e dá uma forcinha na perda de peso. Conversamos com um especialista para saber mais. Confira.

Sim, Yoga emagrece

Yoga emagrece
Foto: Jenia Nebolsina

Sabemos que o Yoga vem ganhando cada vez mais adeptos em todo o mundo graças a diversos fatores, como a facilidade de praticar em casa e os benefícios que promove, por exemplo. O objetivo central do Yoga é promover o equilíbrio entre corpo e mente e, com a popularização da prática, temos acesso praticamente ilimitado a diferentes estilos e intensidades. De acordo com o personal trainer Márcio Lobo, “Yoga não é só um exercício físico – é uma decisão, uma mudança, um estilo de vida. Ele mexe com o corpo e principalmente com a cabeça, o que faz a pessoa aceitar (e conhecer) seu tipo físico e fazer escolhas melhores e mais saudáveis para a vida”. Sendo assim, podemos afirmar que sim, Yoga emagrece.

Entre os benefícios do Yoga que colaboram para o emagrecimento, vale destacar que a prática alivia os sintomas da ansiedade (que normalmente alteram o apetite), ajuda a melhorar a qualidade do sono (importante para o emagrecimento) e aumenta os níveis de hormônios que promovem sensação de bem-estar (que reduzem os níveis de cortisol no organismo). Além disso, segundo o profissional, “A combinação entre movimentos dinâmicos e poses isométricas torna o Yoga um aliado poderoso para o emagrecimento”. Portanto, Yoga emagrece porque atua de diferentes maneiras sobre a nossa saúde.

O que faz da prática uma aliada do emagrecimento?

Com a ajuda de Márcio Lobo, listamos os três principais benefícios que fazem da prática do Yoga uma aliada do emagrecimento saudável. Confira:

Yoga emagrece
Foto: Pixabay

Yoga emagrece porque promove consciência corporal

“Com uma consciência corporal maior, você consegue perceber como mesmo pequenas atitudes impactam no organismo”, afirma o personal. Ainda segundo ele, isso influencia diretamente na alimentação (por exemplo, quando passamos a perceber que certos alimentos “pesam” no estômago) e também ajuda a aceitarmos nosso corpo como ele é. Nesse caso, a meditação ajuda a entender onde queremos chegar e como fazer isso.

A prática relaxa e melhora a qualidade do sono

É consenso entre os especialistas que o descanso é essencial para perder peso. Márcio afirma que “Yoga emagrece pelo fato de estar associado ao aumento dos níveis de substâncias químicas no organismo, como GABA (Ácido gama-aminobutírico), serotonina e dopamina, e isso não é nada desprezível. Essas substâncias são responsáveis por nos sentirmos relaxados e satisfeitos e aliviam a ansiedade, o que nos leva a comer menos”.

Yoga queima calorias e, por isso, emagrece

Dependendo do estilo do Yoga, você pode queimar até 500 calorias em uma hora. Mas é importante lembrar que você precisa aliar a prática a uma alimentação balanceada. “Dieta e exercícios andam lado a quando o assunto é emagrecimento. Porém, a combinação entre movimentos dinâmicos e poses isométricas, que exigem um pouco mais de força, ajudam a aumentar a flexibilidade e o tônus muscular, além de queimar calorias”, avalia o profissional.

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy