Coloque no seu prato esses dez alimentos que ajudam a emagrecer

Basta fazer uma busca rápida pela internet para encontrar dietas milagrosas que prometem uma grande perda de peso em dois, cinco ou sete dias. Mas, segundo especialistas, emagrecer não é algo que se conquista da noite para o dia. É preciso ter hábitos saudáveis se quiser manter o peso ideal. Funcionalmente, existem alguns alimentos que ajudam a emagrecer graças às suas propriedades. No entanto, sozinhos eles não fazem milagre.

Por que alguns alimentos ajudam a emagrecer?

Foto: Pixabay

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que dietas milagrosas não são, de fato, milagrosas. Isso porque, quando falamos em alimentação, o ideal é que ela seja variada e rica em nutrientes. Não tem segredo: manter o peso ideal exige hábitos saudáveis. Porém, como parte de uma dieta equilibrada, existem sim alguns alimentos que ajudam a emagrecer. Segundo a nutricionista Carolina Gastaldo, “São aqueles que contêm grande quantidade de proteínas e fibras, os termogênicos e os pobres em calorias. Esses alimentos contribuem para a sensação de saciedade, melhoram o trânsito intestinal e aceleram o metabolismo. Por isso, contribuem para o emagrecimento”.

Quais são eles?

Devido à correria do dia a dia, pode parecer difícil manter uma dieta saudável o tempo todo. Além disso, a vontade de emagrecer pode ser tão grande que, muitas vezes, queremos que isso aconteça de uma maneira muito mais rápida do que é considerado bom para o nosso organismo. Em outras palavras, parar de comer pode te deixar doente. E não é isso que você quer, certo? Por isso, seja paciente. A nutricionista preparou uma lista com dez alimentos que ajudam a emagrecer. Coloque-os no seu prato e, com o tempo, os resultados vão aparecer.

Arroz integral – tem grande quantidade de fibras e baixo índice glicêmico. Por isso, auxilia na saciedade e reduz a absorção de colesterol, gorduras e açúcares.

Berinjela – é rica em fibras e água. Reduz o colesterol ruim (LDL) e auxilia na redução da retenção de líquido do organismo. Consuma cozida ou assada.

Linhaça – é rica em antioxidantes e ômega 3. Assim, auxilia no aumento do HDL e reduz a inflamação do organismo. Boa opção para finalizar saladas ou pratos prontos.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Chá verde – tem cafeína e catequinas, que ajudam na queima calórica durante os exercícios físicos. Porém, o ideal é consumir no máximo quatro xícaras por dia.

Grão de bico – tem baixo índice glicêmico, é fonte de fibras e proteínas. Por isso, essa leguminosa promove sensação de saciedade e previne a prisão de ventre.

Aveia – é fonte de fibras solúveis e de proteínas. Portanto, auxilia no controle da glicemia e colesterol, melhora o trânsito intestinal e promove sensação de saciedade.

Pimenta/ gengibre e canela – termogênicos, podem ser usados em diferentes preparações ao longo do dia. Ajudam a emagrecer porque aumentam a temperatura corporal e o gasto energético.

Queijo branco/iogurte integral – são fontes de cálcio e proteína. As propriedades desses alimentos também auxiliam na saciedade e na saúde da flora intestinal.

Ovo – é rico em proteínas e tem albumina, que colabora na recuperação muscular e promove sensação de saciedade. Mas, a nutricionista alerta: consuma no máximo quatro unidades por dia e nunca cru.

Batata doce – fonte de fibras e carboidratos de baixo índice glicêmico. Contribui para saciedade e manutenção energética. Consuma assada ou cozida e sem exagero.

dieta
Comentários (0)
Comentar