Conheça os 8 principais benefícios do consumo da uva

0 41

A uva é uma fruta de muitos benefícios que tem sua origem no oeste Ásia e na Europa central e é considerada pelos historiados a fruta mais antiga do mundo. Sua existência chegou a ser citada na bíblia, em Gênesis 9:20-22, sendo a primeira planta cultivada por Noé e sua família após dilúvio e se embebedou com o vinho quando o caos passou.

Por volta de 1532, no séculos XVI, a fruta chegou ao Brasil com os portugueses e também passou a ser cultivada no país. Atualmente, a uva é tanto exportada quanto importada aqui no país. Existem no mundo, mais de 5 mil variedades de uvas. É uma fruta fácil de ser encontrada no mercado para consumo in natura e também usada como matéria prima de outros produtos, como o vinho.

60% das uvas produzidas no mundo são destinadas apenas para a fabricação de vinho, já o restante pode ser consumida in natura ou no preparo de outros produtos, como geleias, doces e uvas passas. No Brasil, atualmente, diversas espécies de uvas são consumidas e estão presente no dia a dia dos brasileiros, sendo encontradas com facilidades em mercados, além de serem baratas.

benefícios da uva
Conheça os benefícios da uva – Foto: Unsplash

+ Saladas para emagrecer: 10 receitas para incluir na dieta

Quais são os benefícios da uva?

Independente da qual uva você encontre com facilidade ou consuma no dia a dia, elas possuem os mesmos benefícios para a saúde e por isso são uma ótima opção para adicionar na sua dieta. Saiba quais são eles:

1- Controla a pressão arterial: a uva é rica em potássio, que é capaz de controlar a absorção de sal, prevenindo pressão alta. O controle da pressão é importante para manter doenças cardiovasculares longe.

2- Controla o colesterol: outro benefício para o coração que é proporcionado por essa fruta, é o controle do colesterol, aumentando o bom e diminuindo o ruim. Tudo isso é possível graças ao resveratrol, que é encontrado na casca da uva roxa.

3- Controla o açúcar do sangue: o resveratrol ajuda o corpo a controlar a glicose, sendo bastante benéfica para pessoas com diabetes ou que gostam de consumir frutas com baixa índice glicêmico e querem prevenir o surgimento de diabetes.

4- É bom para os ossos: possui diversos nutrientes que fortalecem os ossos e previnem doenças como osteoporoses. Entre esses minerais estão o cálcio, magnésio , potássio, fósforo, manganês e vitamina K.

5- É bom para os olhos: alguns oxidantes importantes para a saúde ocular estão presentes na uva e com isso, podem proteger a visão especialmente contra raios solares, que podem comprometer os olhos com o passar dos anos.

6- Fortalece a imunidade: a uva é uma fruta que possui ação anti-inflamatória, combatendo assim infecções causadas por vírus e bactérias. Além disso, é uma ótima fonte de vitamina C, que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, responsável por combater gripes e resfriados.

7- Ajuda na constipação: a fruta é rica em fibras, importantes para o bom funcionamento do intestino. Se está com prisão de ventre, considere adicionar a uva na sua rotina, pois sua casca possui uma grande quantidade que poderá controlar o sistema gastrointestinal.

8- Aumenta saciedade: as fibras são responsáveis pela sensação de saciedade e é de extrema importância para quem está no processo de perca de peso. Se está sentindo muita fome durante o dia, talvez esteja ingerindo poucas fibras por dia.

É importante ressaltar que, a fruta sozinha não será capaz de proporcionar todos os benefícios, é preciso aliar o consumo com uma alimentação saudável, livre de produtos industrializados, gordurosos e também aliar com a prática de exercícios físicos e outros hábitos saudáveis.

Quais são os benefícios da uva
Como consumir a uva e os benefícios – Foto: Unsplash

Como consumir a uva?

A forma mais comum do consumo da uva é in natura e são doces, costumam agradar todos os paladares. Pode ser usada para fazer sobremesas, sucos, na preparação de refeições (no caso da uva passa) e para fazer vinho. O consumo in natura é recomendado por dia 100g.

+ Uvas congeladas: conheça o snack saudável e como fazer

Quem está de dieta pode comer uva? Sim, a uva é uma fruta saudável, mas deve ser consumida de acordo com o plano nutricional feito por um profissional, baseado na quantidade de calorias que pode consumir em um dia para alcançar o emagrecimento.

Faz mal comer uva à noite? Não, a fruta pode ser consumida em qualquer horário sem restrição, desde o café da manhã até o jantar ou ceia.

Contraindicação

A uva não deve ser consumida em excesso por pessoas que têm diabetes, pois mesmo sendo de baixo índice glicêmico contém uma boa quantidade de açúcar. As uvas com caroços, não devem ser consumidas pelas crianças sem a supervisão de um adulto. Mas em geral, a uva não possui nenhuma outra contraindicação e pode ser consumida pela maioria das pessoas.

+ Água com gás engorda? Conheça os mitos e os benefícios do consumo

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy