Como ser mais produtivo no trabalho: confira dicas práticas para testar

1

 

 

1. Divida grandes projetos em metas menores

Em primeiro lugar, uma técnica que também serve para evitar a procrastinação e a ansiedade. Sabe aquele projeto gigantesco e difícil de executar? Pois então, a missão fica muito mais simples se você dividir o objetivo em pequenas metas.

Feito isso, organize um calendário e divida o trabalho em etapas menores. No fim, isso ajuda a simplificar o processo de tomada de decisões e, ao finalizar cada meta, a sensação de “dever cumprido” incentiva a partir para a próxima.

 

2. Estabeleça uma rotina no home office

Muitas pessoas têm relatado dificuldade em se adaptar ao home office. Primeiramente, é preciso definir um espaço confortável e livre de distrações para trabalhar. Depois, trate de estabelecer uma rotina diária, que deve ser seguida sem reclamações.

Desse modo você “ensina” o seu cérebro que aquele é o momento do trabalho e, assim, minimiza o potencial de distração. Quem mora com outras pessoas pode ter mais dificuldade nessa etapa. Contudo, vale conversar e solicitar para que a família ou os amigos evitem conversar durante o seu período de trabalho.

 

como ser mais produtivo trabalhando em casa
Imagem: Reprodução / Real Simple

3. Meça suas conquistas pelo resultado e não pelas horas

Na sequência, um conselho valioso de Robert Pozen, professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e autor do livro “Produtividade Extrema: Melhore seus resultados, reduza suas horas”. De acordo com Pozen, o foco nas horas trabalhadas pode ser prejudicial.

No entanto, a produtividade aumenta quando o profissional aprende a mensurar os resultados do dia. Para isso, é preciso primeiramente estabelecer com a equipe quais são as metas e estipular um cronograma viável.

 

4. Para ser mais produtivo no trabalho, reserve um tempo para pensar

Mais uma dica de ouro do “guru da produtividade”. Para Pozen, é essencial reservar um momento do dia para analisar os projetos com calma. Ao invés de se abarrotar de reuniões, por exemplo, ele sugere reservar um espaço na agenda apenas para refletir.

Isso porque nem sempre a solução dos problemas aparece imediatamente. Contudo, quando analisamos a mesma situação com mais calma, novas perspectivas podem surgir.

 

Gostou? Então aproveite e leia também:

Relaxe: conheça as técnicas de relaxamento mais fáceis de fazer

Como perder a timidez: aprenda dicas e exercícios para superar o medo

Como meditar: benefícios da meditação e técnicas para começar já

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy