Como comer pitaya: benefícios da fruta, formas de cortar e receitas com pitaya

0

Você sabe como comer pitaya? Já ouviu falar sobre essa delícia exótica? Por ser bem diferente e, ainda, pouco conhecida, gera dúvidas das diferentes formas de como podemos leva-la para nossa mesa e seus inúmeros benefícios nutricionais.

A pitaya pode servir como ingrediente principal de diferentes tipos de doces, como cremes, mousses e geleias. Além disso, pode potencializar os benefícios de uma vitamina matinal.

Mas, claro, você pode sempre inovar no seu prato. Rústico e nativo das Américas, a pitaya agora encontra na nossa mesa a possibilidade de se reinventar. Junto com o kiwi e com o pêssego, é inconfundível! E fica ainda melhor quando está madura!

Dessa maneira, descubra como preparar e comer a pitaya e as delicias de pratos com ela, para fortalecer a saúde da sua família e ainda saborizar ainda mais a vida, cada dia mais.

 

O que é pitaya?

A pitaya é uma fruta nativa de países da América, mais especialmente de países como México e Brasil. É essencialmente uma fruta doce, macia e muito gostosa. Porém, por ter uma quantidade de açúcares na medida, é a fruta ideal para quem quer aliar sabor, nutrição e vida saudável.

Por seu formato, cores vibrantes e peculiaridades, também pode ser conhecida em todo o Brasil como “fruta do dragão”. Por trás de toda exuberância, é uma fruta rica em nutrientes e tem inúmeros benefícios à saúde.

Você pode encontrar diferentes tipos de pitaya no mercado, A branca, rosa e amarela. Todas elas super nutritivas, cheias de vitaminas, minerais e substâncias que potencializam o cuidado com a sua saúde. Prove cada uma delas e adote uma como a sua preferida!

Como comer pitaya para emagrecer com saúde
Imagem: Reprodução / Pexels

Benefícios de comer pitaya

De acordo com a nutricionista Patrícia Bertolucci em entrevista ao site Minha Vida, a pitaya é um alimento bastante completo, pois apresenta diversas propriedades para nosso organismo.

Conhecida pelas nutricionistas pela sua capacidade de auxiliar em dietas de emagrecimento saudável, possui grande quantidade de fibras solúveis que passam sensação de saciedade e nutrição. Você sente menos fome, com um alimento muito mais rico!

Sua concentração de açúcares é ideal para alimentar e agradar o corpo, sem pesar no estomago. Ainda, possui vitaminas essenciais como A e C, além de minerais como ferro e zinco. São benefícios tão grandes que você não pode deixar de preparar hoje mesmo uma vitamina de pitaya para sua família.

 

Previne diabetes

Um dos benefícios principais da pitaya é o controle de doenças crônicas, como a diabetes. Por isso, a nutricionista Patrícia também conta que essa frutinha, por ter alta concentração de vitamina C, possui propriedades antioxidantes, que combate os radicais livres. Dessa forma, ela afeta no controle e na prevenção de doenças como a diabetes.

 

Aumenta a imunidade

Uma das melhores coisas de uma nutrição balanceada é poder potencializar sua imunidade, e proteger sua família de microrganismos e infecções. A mesma vitamina C que previne contra a diabetes também é responsável por melhorar nossa disposição diária.

Dessa forma, ela fortalece nosso corpo e nossa imunidade. Assim, imagine uma alimentação saudável onde seu corpo é forte o bastante para combater, sozinho, gripes e resfriados e ainda evitar o desenvolvimento de doenças como hipertensão, asma e até mesmo câncer! Comer pitaya pode te ajudar com isso.

 

Reduz colesterol ruim

Para quem já se preocupa com os efeitos do tempo na própria saúde, inserir e aprender a como comer pitaya na sua cozinha pode ser muito benéfico. Assim, as vitaminas do complexo B presentes nessa delícia melhoram o trânsito vascular e reduzem os níveis do chamado colesterol ruim.

Pitaya é uma fruta que pode ser aplicada em pratos doces e salgados e trazer muitas propriedades
Imagem: Reprodução / Pexels

Ajuda a emagrecer

Um dos benefícios mais famosos dessa fruta tão especial é sua capacidade de auxiliar no processo de emagrecimento. E é verdade!

Dessa forma, ela tem baixo valor calórico, possui propriedades termogênicas, queimando as gordurinhas. Por isso, auxilia na perda de peso, principalmente quando aliada a outros alimentos saudáveis, muita hidratação e exercícios físicos regulares.

 

Diminui compulsão alimentar

Para aliar os benefícios de emagrecimento da pitaya, ela também auxilia no controle da saciedade. Dessa maneira, ela possui substâncias, como fibras solúveis que controlam os picos de glicose sanguínea.

Ainda, um dos componentes principais da pitaya, a tiramina tem o poder de inibir o apetite e eliminar o desejo compulsivo por doces.

 

Como cortar

O visual exótico e diferente da pitaya pode causar certa estranheza na hora do seu consumo. Mas, escolher, comprar e cortar uma pitaya pode ser mais simples do que se espera.

Por isso, quando comprar sua fruta, confira se sua casca está dura, sem manchas ou rachaduras. Ainda, ela não pode estar nem verde demais, nem amarela demais. Ter firmeza, mas com interior suculento.

Assim, pegue uma faca bem afiada e corte a pitaya ao meio. Além disso, retire o interior da fruta com uma colher, removendo toda a sua polpa. Depois disso, é só aproveitar e comê-la pura ou em receitas deliciosas e muito nutritivas.

Alie como comer pitaya a outras frutas deliciosas e crie uma receita incrível
Imagem: Reprodução / Pexels

Como preparar e comer pitaya

São inúmeras as possibilidades de incluir e aprender como comer pitaya na sua dieta diária. Por isso, escolha! In natura ou preparada em receitas saborosas, como saladas, doces, drinks diferentes, tortas, vitaminas e smoothies, garanta as propriedades para sua saúde sem abrir mão do sabor incomparável e das delícias de uma fruta exótica e super nutritiva!

 

Sorvete de pitaya

Em primeiro lugar, que tal começar as delícias pela hora da sobremesa? Dessa maneira, faça um incrível sorvete de pitaya para os dias mais quentes do verão.

Comece batendo a pitaya, já descascada com creme de leite e açúcar mascavo no liquidificador. Dessa maneira, quando atingir a consistência desejada, leve ao congelador. Deixe gelar e coma logo após as refeições, juntando toda a família.

 

Vitamina de pitaya

Por último, junte duas pitayas rosas e uma banana com água de coco bem geladinha e bata tudo no liquidificador! Depois disso, adoce a gosto e aproveite todo o sabor e nutrição da pitaya logo pela manhã, para um dia ainda mais feliz e saudável.

 

Gostou? Então leia também:

Frutas Low Carb: confira a lista de frutas com pouco carboidrato

Cranberry é rico em antioxidantes e aliado da saúde do coração

 

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy