Chás para aliviar naturalmente os sintomas da TPM

A TPM (tensão pré -menstrual) é uma condição que todas as mulheres em idade reprodutiva passam todos os meses. Nesse período é comum alguns sintomas desconfortáveis, como cólica, dor de cabeça, dos nos seios e variações no humor. Algumas mulheres sentem mais fortes e outras mais fracas. Além disso, a idade e o estilo de vida da mulher também influenciam na intensidade desses sintomas. E para tentar driblar esses desconfortos de maneira natural, muitas mulheres optam por chás. 

Os remédio naturais são uma saída para quem deseja optar por inserir menos medicamento na rotina e encarar os sintomas sem sofrer, mas também sem agredir o organismo. Contudo, vale ressaltar que, se os sintomas estão mais fortes do que o habitual ou atrapalhando na sua rotina, é importante buscar um ginecologista, pois não é normal. Além disso, antes de acrescentar qualquer remédio para TPM ou chás, também deve-se ter uma orientação médica para evitar qualquer problema grave de saúde.

Chá de camomila para a TPM

Chás para TPM (Foto: Freepik/Reprodução)

A camomila é um dos chás mais populares, deliciosos e fáceis de se fazer. A camomila tem propriedades capazes de reduzir o estresse e irrealidade causados pela TPM e também alivia as cólicas menstruais. Além do chá, outra forma comum do uso é o banho de assento.

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de camomila
  • 1 xícara de água

Modo de preparo

  1. Coloque a água para ferver
  2. Quando levantar fervura, acrescente a camomila ou o sachê
  3. Apague o fogo e deixe descansar tampado
  4. Coe e se precisar, adoce com mel

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Chá de gengibre

O gengibre é um aliado para mulheres que têm cólicas menstruais fortes, pois é o analgésico e alivia dores do corpo todo. Outra forma do uso para te ajudar aliviar a cólica, é usar o óleo. Saiba como fazer o chá:

Chás para TPM (Foto: Freepik/Reprodução)

Ingredientes

  • 1 pedaço de gengibre (cerca de 5 cm)
  • 1 ½ xícara (chá) de água
  • açúcar ou mel a gosto

Modo de preparo

  1.  Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca do gengibre sob água corrente. Seque e corte o gengibre em fatias finas.
  2. Numa leiteira ou chaleira, coloque a água, as fatias de gengibre e leve ao fogo médio. Quando começar ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos.
  3. Desligue o fogo, tampe deixe descansar por 2 minutos. Adoce a gosto com mel e sirva a seguir.

Por: Panelinha

Chá de maracujá com alfazema

Chás para TPM (Foto: Freepik/Reprodução)

O maracujá é uma fruta conhecida por seu poder de calmante e é usado na fabricação de diversos remédios calmantes. Por isso, ajuda aliviar o estresse e irritabilidade causado pela TPM. A alfazema também tem poder calmante, mas com um adicional, com propriedades analgésicas, diminuindo assim, as cólicas.

Ingredientes

  • 7 folhas de maracujá;
  • 1 colher de sopa de folhas de alfazema seca;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

  1. Coloque todos os ingredientes numa panela e deixe ferver por 5 minutos. Adicione uma colher de sopa de mel e beba ao longo do dia.
  2. Este chá deve ser feito durante os 5 dias que antecedem a menstruação. Ele está indicado para reduzir os sintomas, como tristeza, compulsão alimentar ou ansiedade, que são próprios desta fase do mês.

Leia também: Banho de alfazema para atrair prosperidade e amor

Por: Tua Saúde

Chá de lúcia-lima

Chás para TPM (Foto: Pexels/Reprodução)

Não é um chá tão popular, mas é um ótimo aliado para mulheres e adolescentes que sofrem com as cólicas. A lúcia-lima tem propriedades anti-inflamatórias, assim, aliviando cólicas mais fortes e mais persistentes.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de folhas secas de lúcia-lima;
  • 2 xícaras de água.

Modo de preparo

  1. Colocar as folhas de lúcia-lima na água e deixar ferver.
  2. Depois de fervida, deixar repousar durante 10 minutos e beber cerca de 2 a 3 xícaras do chá por dia, todos os dias, na semana antes da menstruação descer.

Por: Tua Saúde

O que é bom para aliviar a TPM naturalmente?

Além dos chás, existem dois métodos importantes e naturais, que são capazes de aliviar os sintomas pré-menstruais. Saiba como para ter uma vida melhor:

(Foto: Freepik/Reprodução)

Atividade física

Durante o exercício físico, é liberado um hormônio chamado endorfina, conhecido como o hormônio da felicidade, que é capaz te melhorar o estresse e as variações de humor desse período. Além disso, os exercícios podem ajudar a diminuir as cólicas. Mas atenção, exercícios de alto impacto podem agravar o quadro e não é recomendado durante esse período. Yoga e caminhada são uma ótima escolha para esse período.

Alimentação

É importante manter uma alimentação saudável e não somente nesse período. Contudo, durante a TPM é comum a fome excessiva e a vontade de doce. Para driblar esse sintoma, invista em alimentos ricos em fibras (como farinhas integrais e frutas), para aumentar a saciedade e assim diminuir a vontade de comer “errado”.

Não se esqueça da água, pois nesse período a maioria das mulheres costumam reter líquido e a água irá ajudar nesse sintoma. Se está com dificuldades de beber mais águas, insira chás e águas saborizadas para aumentar a ingestão.

Outro ponto importante é fugir de bebidas alcoólicas durante esse período. Além de reter ainda mais líquidos, pode agravar outros sintomas como as cólicas e as dores de cabeça.

Nada alivia a minha TPM e agora?

Os sintomas da TPM são incômodos mas não devem atrapalhar a rotina. Cólicas que travam as pernas e fazem você ficar de cama, irritabilidade que faz perder a cabeça com qualquer coisinha e dores de cabeças que te incomodam até se ficar em um ambiente claro não são normais. Se com os chás, remédios receitados por médicos e uma vida saudável não resolver, é importante buscar ajuda profissional.

Não tente se medicar sozinha em casa ou procurar receitas milagrosas, TPM fortes indicam que algo está errado no seu corpo e precisa de ajuda. Por isso, se nada adiantou, procure imediatamente um ginecologista para ter uma vida melhor e livre de cólicas.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Comentários (0)
Comentar