Chá vermelho ajuda a emagrecer, auxilia na digestão e tem efeito diurético

0

Você já ouviu falar sobre os poderes do chá vermelho? Esta bebida, além de te ajudar a emagrecer, pode te trazer uma série de benefícios incríveis para a saúde, vem conhecer!

 

O que é o chá vermelho?

Também conhecido pelo nome de Pu-erh, o chá vermelho é proveniente da planta Camellia sinensis.

Na verdade, existe uma curiosidade bastante interessante sobre a Camellia sinensis. Aqui no Brasil e em Portugal, qualquer erva preparada sob infusão pode ser chamada de chá. Entretanto, em outras partes do mundo, somente é considerado como chá “verdadeiro”  o que vem da Camellia sinensis – a qual pode ser chamada de chá-da-índia ou simplesmente de chá.

 

O chá vermelho é advindo da mesma erva do chá branco, chá preto e chá verde
Foto: Reprodução/Pinterest

 

A partir da Camellia sinensis, são feitas outras preparações por infusão, como o chá branco, chá verde e chá preto. As diferenças entre eles consistem na fermentação de cada uma das bebidas.

Como exemplo, podemos mencionar que o chá vermelho possui fermentação de 80%. Já no caso do chá branco, a bebida possui apenas 5% de teor de fermentação. Isso  faz com que cada chá seja indicado para dietas específicas, assim como o chá vermelho é recomendado em processos de emagrecimento.

 

Quais os benefícios do chá vermelho?

O chá vermelho pode ser responsável por diversos benefícios ao nosso corpo. Em entrevista para o portal Dicas de Mulher, a nutricionista Paula Vargas afirma que o chá vermelho tem propriedades antidiabéticas e anticancerígenas. Além disso, existem outros benefícios para a saúde a partir desta bebida. Dentre eles, podemos mencionar os seguintes:

 

Controla o colesterol

Os componentes presentes no chá vermelho são capazes de fazer com que o colesterol ruim se mantenha em níveis não prejudiciais para a saúde.

 

O chá vermelho pode ser bom na perda de peso
Foto: Reprodução/Pinterest

Ajuda a emagrecer

Este tipo de chá pode ajudar a queimar gorduras e auxilia no processo de emagrecimento. De acordo com Paula, “Vários estudos demonstraram que o chá pode reduzir (…) adipócitos, lipogênese, massa gorda, peso corporal, apetite, colesterol, glicose e leptina”.

Ademais, um estudo do Centro Universitário de Brasília, comprova estes efeitos quando somados a uma dieta balanceada a e outras práticas saudáveis.

 

Quer aprender mais receitas de chás diuréticos que funcionam? Então aproveite para conferir a Academia De Chás, onde você vai descobrir como preparar o famoso Chá Secreto da Camila Monteiro e muitas outras combinações para acelerar a perda de peso.

 

É antioxidante.

O chá vermelho tem função antioxidante, portanto, ele é capaz de combater radicais livres. Isso ameniza os efeitos de hábitos prejudiciais para a saúde, como estresse, sono inadequado, má alimentação e outros. O poder antioxidante deste chá foi comprovado através de diversos estudos em universidades renomadas, como a Universidade Federal de Santa Maria.

 

Auxilia a digestão e tem efeito diurético.

Esta bebida auxilia na digestão, na aceleração do metabolismo e combate a retenção de líquidos.

 

Como preparar o chá vermelho?

Bom, agora que você já sabe o que é chá vermelho, te ensinaremos a prepara-lo!

 

Chá vermelho pode ser bebido quente, morno ou frio
Foto: Reprodução/Pinterest

 

Ingredientes:

  • 01 colher de sopa de erva para chá vermelho
  • 300ml Água

 

Modo de preparo:

Leve a água ao fogo e espere até que ela ferva.

Em seguida, desligue o fogo e adicione a erva do chá vermelho. Assim, ela ficará em infusão dentro da água.

Aguarde 10 minutos para que a erva consiga liberar suas propriedades na água. Assim, seu chá está pronto.

Você pode consumi-lo frio, morno ou quente e a adição de açúcares é opcional. Entretanto, é importante que você beba o chá vermelho ainda no mesmo dia, não o deixando para o dia seguinte.

 

Incremente o seu chá

Este chá pode ser incrementado e consumido de maneiras bem diferentes. Assim, você consegue manter a variedade do cardápio e tornar o consumo desta bebida menos enjoativo.

Uma boa opção é adicionar gengibre, canela, frutas picadas ou até mesmo batidas juntamente com o chá. Que tal arriscar estas receitinhas diferentes?

 

Contraindicações da bebida

Depois do que acabamos de te contar, você pode estar pensando que o chá vermelho é simplesmente uma bebida milagrosa. Capaz de resolver seus principais problemas de saúde, além de te ajudar a emagrecer como ninguém.

Na verdade, assim como a maior parte das receitas que te contamos por aqui, ele não consegue mostrar esse tipo de resultado por conta própria. Portanto, busque aliar o consumo de chá vermelho com outras práticas benéficas para a sua saúde. Dieta balanceada, rotina adequada de sono, atividades físicas e outra práticas saudáveis podem potencializar ou prolongar os efeitos do consumo do chá.

 

O chá vermelho pode ser incrementado com frutas
Foto: Reprodução/Pinterest

 

E assim como qualquer outro alimento ou bebida, é importante consumir o chá vermelho com moderação, já que ele tem uma concentração alta de cafeína. Além disso, grávidas e pessoas mais sensíveis a esta substância – como pessoas que sofrem com insônia ou ansiedade –  precisam consumir em menor quantidade.

Ahhh, e lembrete importante: caso você queira fazer do chá vermelho parte da sua dieta, o ideal é buscar pela orientação de um nutricionista. Assim, ele pode montar um cardápio balanceado e que esteja de acordo com seu biotipo e necessidades.

E aí, gostou de nosso conteúdo? Se experimentar essa bebida, conta pra gente como foi!

Através da
Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy