Chá mate ajuda a reduzir o colesterol e ajuda no emagrecimento saudável

0 30

O popular chá mate é uma deliciosa bebida produzida a partir das folhas e talos da Ilex paraguariensis, planta medicinal popularmente conhecida como erva-mate. Os benefícios deste chá para a saúde são muitos, uma vez que ele contém a poderosa cafeína, e também diversos minerais e vitaminas. 

Chá mate: um poderoso aliado da saúde

Para começar, dentre as muitas vantagens do consumo deste chá estão suas propriedades diuréticas e seu potencial de diminuição de absorção de gordura corporal, isto é, ajudando no emagrecimento saudável. 

Aliás, o chá mate é bastante popular na região sudeste do Brasil, e é uma bebida famosa nas praias do Rio de Janeiro. Também é usado no chimarrão ou tererê, bebida popularmente consumida no Sul do Brasil. Abaixo, explicamos como preparar o seu chá mate, bem como todos seus benefícios para a saúde e contra indicações. Confira:

Chá mate
Foto: Alexandre Debieve/Unsplash

Para que serve o chá mate?

O chá da erva-mate é uma bebida tradicional na cultura da América do Sul, e seus principais benefícios se dão devido aos compostos presentes no chá, que contém cafeína, flavonoides, taninos, xantinas, saponinas, aminoácidos e vitaminas A, B1, B2 e C. Abaixo, explicamos os efeitos desses componentes químicos, com o intuito de explicar suas funções em nosso corpo. Confira!

1. Ajuda na redução dos níveis de colesterol

Em segundo lugar, um estudo realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina constatou que o chá mate combate o colesterol ruim (LDL) no nosso organismo.

 

Chá mate com limão e gelo
Foto: Pinterest/Reprodução

 

Ademais, essa bebida também é rica em saponinas e compostos fenólicos, que ajudam no bloqueio de absorção de lipídeos no fígado, e contribuem para a diminuição dos níveis de colesterol ruim no corpo.

E além disso, a mesma pesquisa também indica que doenças cardiovasculares têm seu risco minimizado em pessoas que consomem a erva-mate frequentemente. 

2. Promove melhora da energia e disposição

Principalmente, o consumo do chá é indicado no combate à fadiga e cansaço, uma vez que a cafeína é um poderoso estimulante cerebral e nos fornece energia para realizar as tarefas do dia.

Assim sendo, pode substituir o café da manhã. A vitamina B1, inclusive, auxilia na captação de energia das células, melhorando a disposição do corpo.

 

Chá mate em cuia azul
Foto: Arseniy Kapran/Unsplash

3. Ação diurética

O chá mate também tem compostos diuréticos – como a cafeína e teobromina, isto é, auxilia nosso corpo a eliminar toxinas de forma natural.

4. Chá mate é um aliado no emagrecimento saudável

Devido a sua ação termogênica, a erva-mate age ativamente na redução de gordura corporal. Conforme seu potencial diurético mencionado acima, também é um fator que contribui para o emagrecimento saudável.

 

Chá mate
Foto: Jorge Zapata/Unsplash

5. Poderoso antioxidante

Rica em compostos antioxidantes, como a vitamina C, a bebida também combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e evitando o surgimento de males como câncer e doenças cardiovasculares.

6. Fortalece a imunidade

O sistema imunológico agradece as substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes presentes no chá mate, e as defesas naturais do nosso corpo ficam fortalecidas com o consumo dessa bebida. 

7. Consumir o chá regularmente melhora a digestão

Quem sofre de problemas digestivos entende como é importante a ingestão de chás e outros líquidos. O chá mate, sobretudo, estimula a liberação de sucos digestivos, como a bile, facilitando o corpo a digerir os alimentos.

Perigos e contraindicações do chá mate

A cafeína presente no chá mate não é a melhor opção de consumo para pessoas que sofrem de ansiedade ou que têm insônia. 

Chá mate
Foto: Alexandre Debieve/Unsplash

Além disso, evite ingerir mais que 1 litro por dia: em altas doses, a cafeína presente na bebida pode causar taquicardia ou piorar sintomas de quem sofre de gastrite.

Da mesma forma, evite também consumir os chás mate industrializados. As versões vendidas prontas no supermercado costumam conter aditivos e açúcares extras, e não são a opção mais saudável da bebida.

Como preparar chá mate?

Primeiramente, para preparar o seu chá mate, ferva 1 litro de água filtrada e coloque em infusão 20g de folhas secas de erva-mate (equivalente a 15 ou 20 saquinhos de chá). Deixe a infusão acontecer por 5 minutos, depois é só coar e beber.

Quanto às dosagens diárias da bebida, é interessante beber o chá durante ou antes das principais refeições do dia. Para usufruir de todos os benefícios do chá mate, experimente consumir cerca de 350ml no café da manhã, almoço e jantar. 

 

Chá mate
Foto: Davide Ragusa/Unsplash

Você pode encontrar o chá seco para comprar em lojas de produtos naturais ou também em supermercados.  Além disso, confira também algumas receitas para inovar na sua forma de preparar chá mate:

Chá mate com canela ou gengibre

Em segundo lugar, para potencializar ainda mais o efeito termogênico da erva-mate, experimente acrescentar gengibre ou canela em pau à bebida. Para fazer essa combinação, ferva a água com canela ou gengibre, e depois acrescente as folhas de mate para infusão e faça o chá como de costume. Por fim, é só coar e beber.

 

Chá mate com limão
Foto: Pinterest/Reprodução

Chá mate gelado com limão

Por último, essa combinação é famosa nas praias do Rio de Janeiro. Para experimentar, espere o chá mate esfriar e adicione-o junto com algumas rodelas de limão e três pedras de gelo em um copo de até 330 ml. Então, é só aproveitar e se refrescar!

Gostou? Então leia também:

Chá de espinheira santa: para que serve e como preparar

Chás para menopausa: aprenda como aliviar os sintomas naturalmente

Chás para ansiedade: saiba quais são as melhores plantas para acalmar

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy