Chá de espinheira santa: para que serve e como preparar

1

Famoso no tratamento de úlceras e problemas gástricos, o chá de espinheira santa é alternativa fitoterápica para quem busca opções mais naturais de tratamento de enfermidades. A espinheira santa é o nome popular da planta medicinal Maytenus ilicifolia, que pode ser encontrada na região sul do Brasil e tem uso bastante popularizado em todo o país.

Os potenciais de tratamento do chá são muitos, e sua eficácia é destaque no combate às dores de estômago, gastrite, úlcera, azia e queimação. Para saber mais sobre os benefícios dessa bebida, entender qual a posologia ideal e saber como preparar o seu chá, confira este artigo completo sobre a milagrosa bebida!

 

Planta espinheira santa
Foto: Reprodução/Pinterest

Para que serve o chá de espinheira santa?

De acordo com o Ministério da Saúde, a espinheira santa é uma planta que possui “agentes terapêuticos para o tratamento de afecções gástricas”, ou seja, seu chá é um tratamento natural para males digestivos como dores de estômago, gastrite, úlcera, azia e queimação.

Isso porque a planta contém:

  • Epigalocatequina: um antioxidante natural, com potencial cicatrizante, que ajuda a tratar lesões ulcerosas no estômago, uma vez que controla a produção de ácido clorídrico no órgão.
  • Ácidos tônico e silícico: possuem ação antisséptica e cicatrizante.
  • Fridenelol: um óleo essencial, que garante um efeito gastroprotetor.
  • Taninos: compostos naturais que têm poder analgésico e antisséptico, uma vez que paralisam as fermentações gastrintestinais.

 

Chá de espinheira santa
Foto: Reprodução/Pinterest

Desta forma, o chá de espinheira santa promete ser uma solução natural para tratamento de enfermidades e alívio de dores na região digestiva do corpo. Entre seus benefícios, estão:

1. Ajuda a tratar gastrite

A espinheira santa é uma planta muito indicada para tratar gastrites, pois ameniza dores no trato digestivo como um todo. O chá conta com propriedades antissépticas, cicatrizantes, antioxidantes e ajuda muito a reduzir a acidez gástrica, diminuindo a sensação de queimação e promovendo bem-estar.

2. Chá de espinheira santa tem poder cicatrizante

O chá de espinheira santa tem ação antisséptica e cicatrizante, contudo devido à presença dos ácidos tônico e silícico. Desta forma, pode aliviar o desconforto de quem sofre com úlceras estomacais

Mulher tomando chá
Foto: Mathilde Langevin/Unsplash

3. Alívio de gases

O chá de espinheira santa interrompe as fermentações gastrointestinais. Por isso, menos gases e alívio do desconforto.

4. Propriedades diuréticas e laxativas

O chá estimula também a produção de urina, ou seja, auxilia na eliminação de toxinas do organismo. Ainda, é uma ótima opção para quem tem prisão de ventre, já que ajuda também no funcionamento intestinal.

 

Quer aprender receitas de chás diuréticos que funcionam? Então aproveite para conferir a Academia De Chás, onde você vai aprender a fazer o famoso Chá Secreto da Camila Monteiro e muitas outras combinações para acelerar a perda de peso.

Como preparar chá de espinheira santa?

A orientação é preparar o chá por infusão, e a quantidade recomendada é de 3g de folhas secas de espinheira santa para 150ml de água, conforme consta na Cartilha de Plantas Medicinais desenvolvida em 2018 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a Prefeitura Municipal de Campinas. Além disso, o chá deve ser ingerido de 3 a 4 vezes ao dia, 1 hora após as refeições e 1 hora antes de dormir.

Chá de espinheira santa
Foto: Christian Rhonne/Unsplash

A cartilha propõe que o tratamento em torno da ingestão do chá dura 28 dias. Sobretudo, a preparação do chá em si é simples e comum: ferva a água e insira a quantidade ideal das folhas da espinheira santa debaixo da água, e deixe a infusão acontecer por pelo menos 5 minutos. Em seguida, coe e beba normalmente.

Contudo, um fator relevante sobre esse chá é que ele deve ser ingerido logo após o preparo – pois suas propriedades e seus benefícios diminuem consideravelmente depois de um certo tempo, ou seja, não é o chá ideal para armazenar e beber posteriormente.

Dicas extras

Há também a versão cápsula da espinheira santa. Neste caso, tome 2 cápsulas, 3 vezes ao dia. De qualquer forma, confira sempre as recomendações do fabricante das cápsulas – informações sobre posologia constam no verso das embalagens.

Devido ao seu alto potencial anti-inflamatório, é possível realizar compressas com o chá de espinheira santa para tratar possíveis lesões de pele, como acnes, uma vez que os ativos da planta aceleram o processo de cicatrização. 

Planta espinheira santa
Foto: Freepik

Além disso, é possível tratar outras lesões de pele como herpes e eczema de forma natural com esta planta medicinal. Para mais informações, consulte sempre um fitoterapeuta. Entretanto, em casos de alergias, suspenda o uso e sempre busque orientações com um dermatologista.

Há alguma contraindicação para o chá de espinheira santa?

Grávidas, lactantes e crianças com menos de 6 anos não podem ingerir esse chá. Também é preciso cuidado ao ingerir o chá caso você esteja tomando outros remédios, pois a bebida pode interferir no desempenho dos medicamentos. 

Portanto, na dúvida, consulte sempre um médico ou fitoterapeuta, e busque por orientações personalizadas.

Gostou? Então leia também:

Banho de boldo para purificação, limpeza espiritual e descarrego

Chá de melissa ajuda a aliviar o estresse e promove um sono tranquilo

+Chá de poejo é calmante, expectorante e induz um sono tranquilo

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy