Chá de eucalipto é expectorante, anti-inflamatório e ótimo para inalações

1 2.432

O chá de eucalipto é um poderoso expectorante, anti-inflamatório e descongestionante. Embora o uso seja considerado seguro, a inalação não é recomendada para gestantes ou crianças menores de 12 anos.

 

Quais os benefícios do chá de eucalipto?

 

O eucalipto é uma árvore amplamente usada por suas propriedades medicinais. Embora nativa da Austrália, essa planta popular agora cresce em muitas áreas do mundo, inclusive no Brasil.

O chá deve ser feito a partir das folhas esmagadas da árvore, não do óleo extraído das folhas. Portanto, a bebida quente às vezes é chamada de chá de folhas de eucalipto, para evitar confusão.

Após o preparo, esse chá expectorante tem uma cor verde pálida e um aroma forte que alguns descrevem como amadeirado ou parecido com pinho. Outros descrevem o perfume do eucalipto como limpo ou fresco.

Suas folhas são ricas em antioxidantes, portanto o chá de eucalipto é rico em flavonóides, que podem reduzir o risco de certos tipos de câncer, doenças cardíacas e demência. Isso porque os principais flavonóides do eucalipto incluem catequinas, isorhamnetina, luteolina, kaempferol, floretina e quercetina.

 

benefícios do cha de eucalipto
Reprodução

 

Dietas ricas nesses compostos podem proteger contra as doenças mencionadas anteriormente. Recentemente, um grande estudo (incluindo 38.180 homens e 60.289 mulheres) descobriu que uma dieta rica em flavonóides estava associada a um risco 18% menor de doença cardíaca fatal.

O chá de eucalipto é comumente usado como inalação para aliviar os sintomas do resfriado ou gripe comum. Os vapores do chá são frequentemente descritos como curativos porque a inalação ajuda a abrir as vias aéreas congestionadas. No entanto, de acordo com a American Lung Association, não há evidências suficientes para recomendar o uso de eucalipto no frio.

Efeitos colaterais

 

Em geral, é importante notar que os efeitos colaterais aparecem em caso de alergia ou uso excessivo. Assim sendo, os sintomas podem incluir dificuldade para respirar, taquicardia e até dermatite em caso de uso tópico. Além disso, quem possui problemas na vesícula ou doenças no fígado não deve consumir o chá sem antes consultar um médico.

Conforme mencionamos na abertura do artigo, a inalação não deve ser feita em crianças menores de 12 anos, uma vez que pode causar falta de ar ou alergias.

Está sofrendo com dor de garganta? Saiba que algumas receitas de chás naturais podem ajudar no alívio dos sintomas.

Leia mais – Remédio caseiro para dor de garganta: 5 receitas milagrosas para testar já

Chá de eucalipto para tosse

receita de chá de eucalipto para tosse
Pinterest

 

Como explicamos anteriormente, o eucalipto é amplamente utilizado como remédio natural para resfriado e é um ingrediente comum em produtos para gripes e tosse.

Diversas pesquisas apontam que o chá de eucalipto pode diminuir o muco e expandir os brônquios e bronquíolos dos pulmões. Além disso, ele é também um agente anti-inflamatório natural.

O principal ingrediente responsável por essas propriedades é o eucaliptol, também conhecido como cineol, que é um composto encontrado no eucalipto.

Saquinhos de chá de eucalipto ou o chá de folhas soltas podem ser comprados em muitos supermercados e lojas de produtos naturais. Nesse caso, basta seguir as instruções para a preparação do chá fornecidas na caixa.

Você também pode preparar chá de folhas de eucalipto em casa. É importante lembrar que o chá deve ser feito folhas e nunca com óleo de eucalipto.  Isso porque o uso do óleo essencial nesse caso pode produzir efeitos colaterais prejudiciais.

Ingredientes

  • 5 folhas de eucalipto
  • 250 mL de água.

Como preparar:

  1. Primeiramente, pique as folhas de eucalipto com a mão e coloque dentro de um bule ou chaleira.
  2. Em seguida, acrescente a água fervente e tampe.
  3. Deixe em infusão até amornar.
  4. Por fim, é só coar e beber.

Em caso de gripe, é indicado tomar 1 xícara de chá 3 vezes ao dia, durante uma semana. Caso você sinta qualquer efeito colateral, suspenda imediatamente o consumo e procure um médico.

Inalação com chá de eucalipto

inalação de eucalipto
Reprodução

 

Por fim, a receita queridinha do tempo da vovó. Isso porque a inalação feita com eucalipto é expectorante e anti-inflamatória, auxilia a aliviar crises de reumatismo e ainda estimula a imunidade. Aliás, essa inalação também é conhecida como um tratamento natural para a sinusite e a rinite.

Como fazer:

  1. Primeiro ferva 1 litro de água com 6 a 8 folhas de eucalipto;
  2. Em seguida, transfira o chá para um recipiente largo e sente-se confortavelmente;
  3. Faça uma espécie de “cabaninha” com uma toalha e inale o vapor por cerca de 20 minutos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy