8 dicas para montar o cantinho da meditação em casa

0 57

A meditação ganhou muitos adeptos com o passar do tempo por causa dos inúmeros benefícios que a prática oferece. Mas pessoas iniciantes ou até mesmo que já estão praticando há algum tempo, procuram um espaço adequado em casa para poder se concentrar 100% enquanto faz a meditação. Esse espaço é importante e não precisa ser um cômodo apenas para isso. Aprenda agora como fazer um cantinho da meditação em casa e assim conseguir meditar com mais qualidade.

Em qual cômodo montar o cantinho da meditação?

O cômodo é você que irá decidir, mas precisa levar em consideração alguns pontos estratégicos para que a meditação seja feita de maneira confortável. A dica é, procure lugares que não sejam de alta circulação, por exemplo, você escolher na sala, mas passa pessoas a todo momento por esse local? Isso pode tirar a sua concentração e te atrapalhar na hora de meditar.

Outro ponto para se levar em consideração, se você irá usar esse cantinho para praticar yoga, escolha um local longe dos móveis, para que você não precise ficar arrastando na hora de praticar.

Iluminação e ar puro

Procure um local mais iluminado e que entre claridade natural. Deixe os raios de sol entrar pelo cômodo durante a prática, o seu humor será outro e conseguirá se concentrar mais. O mesmo vale para o ar puro, se possível, escolha um local próximo da janela para entrar ventilação natural. Um cantinho ótimo para quem mora em apartamento é na varanda e se você mora em uma casa com jardim, opte por esse contato as plantas.

Conforto

Além das dicas citadas anteriormente, o conforto é uma dica essencial. Uma pessoa que não está confortável não conseguirá se concentrar na meditação, por esse motivo escolha um local adequado. Espaços pequenos podem não ser o melhor lugar para isso. Outra dica é, se você não se sente confortável sentada no chão, compre almofadas para se sentar durante a meditação.

cantinho da meditação 1
Cantinho da meditação por @_my.green.nest (Foto: Reprodução/Instagram)

Limpeza

Atenção com limpeza e organização do seu cantinho de meditação. Quanto menos coisas tirar a sua concentração, melhor. Porém, não existe concentração em lugares em que os objetos estão espalhados, mal organizados e com o ambiente sujo. Portanto, sempre priorize a organização e limpeza do seu cantinho da meditação.

Plantas e flores

Além de colorir o local, as plantas e flores trazer vida e são capazes de mudar a energia do local. Caso você more em apartamento e não consegue fazer a meditação no jardim, o ideal é trazer plantas e flores para esse cantinho. Você escolher qual planta ou flor mais lhe agrada, se deseja perfumar o local com alguma flor especial. Portanto isso fica a seu critério.

Se livre das tecnologias

Para conseguir meditar deixando os problemas de lado e não cair na tentação de dar uma olhadinha na mensagem que chegou naquele momento, proíba a tecnologia de entrar nesse espaço. Isso incluí televisões, celulares e tablets. As únicas tecnologias que podem entrar são Kindle que serve apenas para ler livros, já que você poderá utilizar esse cantinho para ler e um rádio, para colocar uma música relaxante durante a meditação.

Aromaterapia

É uma técnica que utiliza aromas para promover sensações de bem-estar, combate insônia, depressão e até resfriados. Por esse motivo, é um grande aliado na meditação e deve-se considerar colocar incenso ou velas aromáticas no seu cantinho da meditação. Escolha o óleo essencial que deseja e específico para o que precisa no momento. Alguns óleos são: alecrim, lavanda, limão, jasmim, canela, camomila e entre outros.

Seu cantinho, seu jeito

Escolha tudo de acordo com a sua personalizada, afinal, é um local que você deve se sentir confortável e gostar de estar ali. Por isso, se você gosta de ambiente colorido, adicione cores nas paredes, nas almofadas e até no tapete de meditação. Se você é religiosa, coloque artigos de decoração voltados para sua religião, assim deixando o local com mais energia positiva. Apesar de ser muito associado ao budismo, se você é católico, poderá colocar santos e seus anjos protetores. A escolha dos móveis para o local também deve levar em consideração o seu gosto pessoal, assim como as plantas e os aromas das velas.

Silêncio

Por último, mas não o menos importante, escolha um local silencioso. O silêncio é importantíssimo para a concentração da prática, portanto fuja de ambientes com janelas de frente para rua, janelas de apartamento de frente para o parquinho do condômino ou ambientes que dá para ouvir sons de fora.

Fonte: Blog Zen

Leia também outros assuntos relacionados:

Autocuidado: 7 rituais para praticar o amor próprio em 2021
Terapias holísticas: saiba como elas podem te ajudar
5 óleos essenciais para cabelos mais longos e saudáveis

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy