Cacto: saiba o significado desta planta e conheça as espécies

0

Cacto, conhecido cientificamente como Cactaceae, é uma planta que contém mais de 2273 espécies ao redor do mundo. Com isso, suas variedades de flores, folhas e formas, chamam muita atenção. Algumas espécies dão frutos comestíveis, como é o caso da pitaya, uma fruta branca e rosa, com uma aparência bem incrível de se admirar.

Com a sua popularização nas casas brasileiros e ter se tornado um símbolo de uma das brasileiras mais seguida do país, Juliette Freire do BBB 21, a busca por cactos e sua simbologia aumentaram. Por isso, conheça as espécies mais populares e entenda mais sobre essa planta tão falada no momento.

O que representa um cacto?

Essa planta se reproduz um lugares considerados hostis, como em desertos, sertões e áreas com pouquíssima água. Por isso, por ser capaz de sobreviver embaixo de sol forte, solitária e com pouca água, é considerado um símbolo de resistência e mostrar sua força interna se livrando da solidão.  Ou seja, o cacto representa força, garra e determinação.

O que significa ganhar um cacto?

Se você ganhou um cacto de presente ou está dando de presente para alguém, significa que você enxerga coragem na pessoa presenteada. Além disso, o simbolismo mostra que a pessoa é determinada e consegue ver beleza até nos piores momentos da vida. Assim como o cacto que floresce mesmo em um deserto e com pouca água.

Leia também: Planta para varanda: como escolher a espécie certa

Quais são os tipos de cactos?

Conheça abaixo quais são os tipos mais comuns e populares de cactos, principalmente na casa dos brasileiros.

Mandacaru

Você pode até estranhar o nome, mas em algum momento da sua vida você já se deparou com essa espécie, já que á a mais popular. É uma planta nativa do Brasil e aguenta altas temperaturas por causa do seu poder de armazenamento de água no caule. Pode chegar até 8 metros.

Mandacaru dá flores lindíssimas que desabrocham somente à noite e murcham no nascer do sol. Também dá frutos comestíveis, conhecida no mesmo nome, mas pode-se encontrar por koubo.

É a “pitaya” brasileiras, já que o mandacaru é uma fruta nativa do Brasil e por dentro, as sementes são bem parecidas com a fruta mexicana.

tipos de cacto
Conheça o significado do cacto e as espécies (Foto: @eduarda_vlobbo)

Coroa de frade

A coroa é um cacto que vem da Caatinga brasileira, seu corpo é redondo e achatado. Coberto de espinhos por todos os lados, o que mais chama atenção nesta espécie é a coroa avermelhada no topo e bem peludinha. Por serem pequenos, podem ser cultivados dentro de casa, pois cabem em um vaso médio, mas também fica linda em jardim. Suas folhas são rosadas, nascem na coroa e deixam o ambiente bem lindo.

tipos de cactos (2)
Foto: @oque.vemdaterra

Pilosocereus magnificus

Garanto que você irá ficar apaixonado nesta espécie de cacto, pois a sua coloração é incrível. Pilosocereus é mais uma espécie brasileira, nativa de Minas Gerais. Seu tronco pode chegar até 5 metros e sua coloração é um azul espetacular. Tem espinhos por todas as pontas, portanto, cuidado ao manusear ou com as crianças em casa para não espetarem os dedos.

tipos de cactos
Foto: @richie_ie

Flor de outubro

Uma planta da maioria das casas das avós brasileiras e nativa do Brasil. Muitas pessoas não sabem, mas a flor de outubro é uma espécie de cacto que dá flores. Suas flores são rosas, que brotam nas pontas. São colocadas em vasos por caírem para o lado, trazendo um visual lindíssimo.

tipos de cactos de flores
@claudialemespaisagismo

Flor de maio

Mais uma planta de casa de vovó e que muitas pessoas não sabem que se trata de um cacto. Assim como o nome, essas espécies são bem parecidas e por isso, podem ser confundidas por algumas pessoas. Ao contrário da de Outubro, a de maio suas flores são vermelhas e chega parecer sintética por causa da coloração, que lembra um silicone.

flor de maio
Descubra o significado da planta cacto (Foto: @mvmdescalzo)

Cacto Pera 

Originária do México, o cacto pera é bem popular nas casas brasileiras e são uma fofura. Suas pontas são arredondadas e em todo seu entorno é coberto por espinhos. Este tipo de cacto dá flores, em tonalidades rosas, avermelhadas ou amareladas. A flores são lindíssimas e deixam qualquer ambiente lindo.

Cacto Pera 
Foto: @caroline_sobralp

Mammillaria Almofada de Alfinetes

Outro cacto originário do México e está presente em algumas decorações dos brasileiros. Seu formato é redondo e bem gordinho. Por ser envolvido completamente por espinhos, não é uma boa indicação para quem têm pets em casa ou crianças. Assim como este cacto, as flores também são delicadas e neste caso, são rosas.

Mammillaria Almofada de Alfinetes
Descubra o significado da planta cacto (Foto: @roofgreenartes)

Como cuidar de um cacto?

É uma planta considerada fácil de cultivar, por isso, quem está iniciando nesta jornada de cultivar plantas, pode começar cuidando dos cactos. O cacto sobrevive em condições hostis, como já citado, são de áreas quentes e com pouco acesso de água. Saiba como cuidar corretamente do seu cacto:

Terra

A areia que deve ser usada para plantar o cacto deve ser grossa, com folhas trituradas e pode colocar argila. Normalmente, o cacto já vem da floricultura no vaso plantado, mas se não vier, pergunte ao atendente qual é a melhor terra da sua cidade disponível para o plantio.

Rega do cacto

Apesar de não precisar de muita água, isso não significa que não deve ser feito uma rega. A cada 15 dias deve-se regar seu cacto, se molhar demais, pode acontecer de você matar o seu cacto. O caule dessa planta armazena a água o suficiente para viver esse tempo todo sem rega.

Luz solar

Cacto é uma planta do calor e do sol, por isso, não tenha medo de colocar sua planta em lugares onde entra bastante sol. Tirando as espécies Flor de Maio e Flor de Outubro, todos os outros cactos gostam de luz direta, ou seja, nada de sombra para elas.

Poda

Já falamos sobre a facilidade de cultivar essa plantinha, não é mesmo? Ao contrário de outras plantas, o cacto não precisa de poda, por isso, se você tem dificuldades em criar plantas por esse motivo, pode ficar despreocupado.

Se bem cuidado, o cacto vive em torno de cinco anos. Ou seja, serão longos anos florindo e colorindo a sua casa. E você, gosta de cacto, qual é a sua espécie favorita?!

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy