Vinagre de maçã ajuda a emagrecer e tem outros benefícios

0

Mais que um simples e delicioso tempero para saladas, o vinagre de maçã é um aliado da nossa saúde. Atualmente, ele integra diversas linhas de cosméticos – especialmente para tratar cabelo e pele – por conter ácidos que promovem efeitos incríveis, regulam o pH e colaboram para a hidratação e tonificação. Mas você sabia que esse alimento também é usado desde a Antiguidade com outros objetivos? Isso porque ele tem propriedades antimicrobianas, antioxidantes e anti-inflamatórias, contém vitaminas e minerais e é rico em fibras solúveis. Quer saber mais? Reunimos os principais benefícios do vinagre de maçã para a saúde. Entenda por que e como você deve incluir o alimento na sua rotina.

O que é e como consumir?

Benefícios do vinagre de maçã
Foto: Pixabay

Usado desde a Antiguidade como medicamento para tratar diferentes problemas, o vinagre de maçã é um alimento que contém características incríveis. Com propriedades antimicrobianas, antioxidantes e anti-inflamatórias, rico em fibras solúveis, vitaminas e minerais, ele é feito a partir da fermentação da fruta, que passa por um processo químico até se transformar no tempero que tem fama de medicamento natural.

A nutricionista Carolina Gastaldo afirma que “uma colher de sopa por dia, que pode ser diluída em meio copo de água para beber antes do almoço ou como tempero da salada crua, é o suficiente para potencializar os benefícios do vinagre de maçã. É importante dizer que ele não deve ser consumido em excesso e que não é indicado para pessoas com problemas estomacais como úlcera e gastrite, por exemplo.” Outro ponto importante é em relação à qualidade do produto. Isso porque existem muitas opções no mercado, mas é recomendável dar preferência aos orgânicos, cujos benefícios vão além das versões industrializada.

Benefícios do vinagre de maçã para a saúde

Sabemos que o vinagre de maçã é um grande aliado da beleza dos cabelos e da pele, já que ele potencializa a hidratação e a tonificação. Mas, além de promover benefícios estéticos, o alimento contém propriedades que fazem bem ao nosso organismo. Com a ajuda da nutricionista, preparamos uma lista com os principais efeitos benéficos do vinagre de maçã para a nossa saúde. Confira:

Maçãs
Foto: Pixabay

Ajuda a emagrecer

Entre os benefícios do vinagre de maçã, esse talvez seja um dos que normalmente recebem mais destaque. Rico em ácido acético, ele colabora na digestão de carboidratos e açúcares. Um estudo feito pela Universidade do Arizona comprovou essa tese: voluntários que tomaram o produto com água antes das refeições perderam, em média, dois quilos por mês.

Colabora no controle do diabetes e do colesterol alto

O vinagre de maçã é um grande aliado do organismo quando falamos em problemas como o diabetes tipo 2 e o colesterol alto. Isso porque, se aliado a uma alimentação saudável, ele é capaz de auxiliar no controle da glicemia, por ser rico em pectina e quercetina, além de ajudar no combate ao colesterol. Como consequência, também está entre os benefícios do vinagre de maçã o fato de que ele atua no controle da pressão arterial, reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares.

Alivia desconfortos estomacais e intestinais

Azia, má-digestão, diarreia e refluxo, por exemplo, são alguns problemas que o vinagre de maçã ajuda a aliviar. Isso porque o alimento tem ação anti-inflamatória, antibacteriana, antisséptica e antifúngica. Ele ajuda a equilibrar o pH estomacal e a reduzir a proliferação de microrganismos que, em excesso, podem causar infecções. Além disso, ele é rico em fibras, que estimulam o trânsito intestinal.

Combate a coceira e ajuda na cicatrização de pequenos ferimentos

Esse é um dos benefícios do vinagre de maçã mais conhecidos pelos povos antigos. O motivo: o produto é rico em ácido acético e, por isso, acalma a irritação causada por picadas de insetos e ajuda na recuperação da pele. Porém, evite o excesso, que pode causar ardência e até queimaduras. O ideal é aplicar localmente uma pequena quantidade com o auxílio de um algodão.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy