Benefícios do melão: fruta é rica em em fibras e fortalece saúde

0 64

Melão é uma fruta que surgiu no Oriente Médio e é muito cultivada ao redor do mundo, possuindo algumas variações dependendo da região. No Brasil, é uma fruta muito popular, fácil de ser encontrada e na maioria dos estados com um valor bastante acessível. Além do sabor que conquista, o melão possui uma série de benefícios para a saúde, conheça quais são.

Quais os benefícios de comer melão?

O melão possui uma variedade de cores e tamanhos, mas no geral, a fruta possui o mesmo benefício nutricional. No Brasil, o mais consumido e mais fácil de ser encontrado é o melão amarelo. Conheça os benefícios do consumo da fruta:

1- Auxilia no emagrecimento: 90% da fruta é composta por água e suas calorias são bem baixas, em torno de 100kcal em cada 100g de melão. Por isso, pode ser um grande aliado no emagrecimento, saciando e sem alterar muitas calorias diária.

 

2- É diurético: como citado anteriormente, 90% da composição é água, que ajuda na saúde dos rins, eliminando água e toxicas do corpo. Além da eliminação da água, combate o inchaço causado pela retenção de líquido e mantém o corpo hidratado.

3- Ajuda no controle da pressão arterial: o melão é rico em potássio, que é essencial para manter a pressão arterial controlada. Esse mineral que tem na composição do melão equilibra o sódio do corpo e o elimina na urina.

4- Melhora a circulação do sangue: a fruta possui propriedades anticoagulantes, ideal para melhorar a circulação de sangue, conseguindo controlar até o fluxo menstrual.

5- Afasta doença dos ossos: é rica em diversos nutrientes que contribuem para uma boa saúde dos ossos, como como magnésio, cálcio e vitamina K. O consumo do melão fortalece os ossos, afastando problemas como enfraquecimento e afasta osteoporose.

6- Ajuda na prisão de ventre e dá saciedade: melão é um alimento rico em fibra, que ajuda a regular o intestino e alivia sintomas como prisão de ventre. Por ser rico nesse nutriente, o melão ajuda também na saciedade.

7- Rico em vitamina C: a vitamina C é importante para a saúde da pele, combatendo os radicais livres e prevenindo o envelhecimento precoce ao estimular o colágeno.  Essa vitamina também é importante para regular o sistema imunológico e afastar gripes e resfriados.

+ Vitamina C é aliada da saúde e da beleza

8- Auxilia na saúde dos olhos: em sua composição, o melão possui dois nutrientes importantes para os olhos, como luteína e zeaxantina. Esses nutrientes são responsáveis por criar uma proteção UV nos olhos, não deixando os raios solares prejudicar a visão.

Vale ressaltar que, apesar de ser uma fruta muito rica em nutrientes e com diversas vitaminas importantes para a saúde, isolada, não conseguirá trazer o efeito desejado. Para isso, alie a fruta com uma alimentação saudável e equilibrada, além de regular o consumo de água, praticar exercícios e abandonar hábitos ruins, como o tabagismo.

Quais são os malefícios do melão?

Antes de acrescentar ou tirar qualquer alimento da sua rotina, é ideal se consultar com um nutricionista. Mas isoladamente o melão não causa riscos à saúde, caso não tenha histórico de alergias com a fruta. Entretanto, pessoas com diabetes devem controlar o consumo por causa da glicemia.

O consumo excessivo da fruta, assim como qualquer alimento, pode causar alguns incômodos ou reações, como diarreia, dores no estômago, flatulência e entre outros sintomas. Caso tenha sentido alguns desses desconfortos, diminua o consumo e diversifique sua alimentação. Entretanto, se os sintomas continuarem, um médico deverá ser consultado.

Faz mal comer melão à noite?
Pelo contrário, o melão pode te ajudar a ter uma boa noite de sono e não há qualquer contraindicação para comer à noite. Mas para não causar nenhum desconforto, lembre-se de comer moderadamente a fruta.

Como se deve comer melão?

O melão pode ser consumido in natura e o sabor conquista diversas pessoas. Mas se desejar aproveitar ainda mais da fruta, separamos algumas receitas para reproduzirem em casa.

Suco refrescante de melão

Suco refrescante de melão
Benefícios do melão – Foto: Panelinha

Ingredientes

– 1 fatia de melão
– caldo de ½ limão
– 2 folhas de hortelã
– ¼ de xícara (chá) de água
– cubos de gelo a gosto

Modo de preparo

1- Descarte a casca e as sementes do melão;
2- Corte a fatia em pedaços e transfira para o copo do liquidificador;
3- Junte o caldo de limão, a água, as folhas de hortelã e cubos de gelo a gosto;
4- Bata até ficar liso;
5- Transfira para um copo e sirva a seguir.

Por: Panelinha

Salada de melão

salada de melão
Benefícios do melão – Foto: Segredos da Tia Emília

Ingredientes

– 700g de melão maduro
– 200g de mussarela de búfala
– 10 folhas de hortelã fresco
– 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
– 1/3 de colher de cafezinho de sal
– Pimenta moída na hora (2 voltas do pimenteiro)
– 1 colher de chá ou sobremesa de suco de limão

Modo de preparo

1- Corte a polpa do melão em fatias finas e as bolas de mussarela em cubos;
2- Rasgue as folhas de hortelã e misture todos os outros ingredientes;
3- Agora é só servir.

Por: Segredos da Tia Emília

Salda de rúcula com laranja e melão

Salda de rúcula com laranja e melão
Benefícios do melão – Foto: Veganana

Ingredientes

– 2 xícaras de rúcula fresca
– 1 fatia de pimentão vermelho
– 1 laranja grande cortada em cubinhos
– 1 fatias de melão na quantidade que desejar (opcional)
– 1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem
– 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico cremoso
– sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

1- Lave bem a rúcula e deixe escorrendo enquanto corta os legumes;
2- Descasque a laranja, fatie e corte em pedaços pequenos;
3- Fatie o pimentão em tiras finas;
4- Em uma saladeira coloque a rúcula e adicione o pimentão e os pedacinhos de laranja, o melão, se for utilizar, tempere com o sal e pimenta do reino de preferência moída na hora;
Acrescente o pimentão, o azeite de oliva e por último a redução de vinagre balsâmico;
Tempere a salada na hora de servir para manter o frescor dos legumes.

Por: VeganaNa

Fonte:

[Melão é aliado da saúde. UOL, Viva Bem, 2021. Disponível em <https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/02/17/melao-e-aliado-da-pressao-arterial-confira-10-beneficios-da-fruta.htm>. Acesso em: 11, outubro e 2021]

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy