Benefícios do espinafre: você sabe o que ele pode fazer pela sua saúde?

0

No desenho animado, o espinafre era o principal responsável pela força do marinheiro Popeye que, após ingerir uma porção da folha, conseguia derrotar o vilão Brutus e assim salvar sua amada Olívia Palito. Mas, não é só no desenho que essa hortaliça é considerada poderosa. O espinafre é um superalimento e tem tantas propriedades que é difícil mencionar todas. E o melhor de tudo é que você pode usá-lo em diversas receitas. Saiba quais são os principais benefícios do espinafre, inclua essa folha na sua alimentação e mantenha a saúde em dia.

Como consumir espinafre?

Benefícios do espinafre - como consumir
Foto: Rita E.

Em primeiro lugar, vale dizer que o espinafre é uma hortaliça riquíssima em nutrientes e é fonte de ferro, vitaminas, cálcio, fósforo, potássio e magnésio. Além disso, tem fibras, proteínas e carboidratos, clorofila, betacaroteno, luteína e zeaxantina. Considerando todas essas propriedades, já dá para imaginar que os benefícios do espinafre para a nossa saúde são muitos. “O espinafre pode ser usado em sucos junto com alimentos cítricos e fontes de vitamina C, como limão e laranja, por exemplo. Assim, aumentamos a absorção do ferro presente nele. Por ter sabor suave, também podemos adicionar a omeletes e massas, disponibilizando suas fibras e auxiliando na saciedade”, conta a nutricionista Carolina Gastaldo. Refogado e adicionado ao molho de tomate também são boas opções de preparo.

No entanto, no caso do consumo da folha crua, é importante não exagerar. Coloque apenas algumas folhas em um copo de suco. Isso porque o vegetal cru tem os ácidos fítico e oxálico, que atrapalham a absorção de nutrientes e, por isso, não são benéficos para o nosso corpo. Além disso, segundo a nutricionista, os esteroides presentes na hortaliça aceleram em até 20% o ganho de massa muscular. Porém, ela conta que “Para acelerar o ganho de massa, seria necessário o consumo de cerca de um quilo de espinafre por dia, o que pode aumentar o risco de cálculo renal, por exemplo”. O espinafre, portanto, deve fazer parte de uma dieta balanceada, rica em vegetais variados.

Quais são os benefícios do espinafre?

Espinafre - benefícios
Foto: Nature Friend

Diante de tantas propriedades nutricionais, você já imagina como é difícil mencionar todos os benefícios do espinafre. Mas, vamos aos principais:

Fortalece os músculos

Pesquisas recentes indicam que o espinafre ajuda a tonificar os músculos graças aos nitratos presentes na folha, porque eles agem em proteínas ligadas à regulação do cálcio e isso aumenta a contração muscular.

Controla a pressão arterial e previne doenças cardiovasculares

Entre os benefícios do espinafre, esse é um dos principais porque o potássio, as vitaminas, o betacaroteno e o folato, presentes na hortaliça, ajudam a controlar os níveis de sódio no organismo e evitam a formação de colesterol oxidado.

Ajuda a emagrecer

De acordo com uma pesquisa da Lund University, na Suécia, o espinafre pode acelerar a perda de peso em até 43%. Isso porque ele promove o melhor funcionamento do sistema digestivo e ainda ajuda a controlar a fome, já que traz sensação de saciedade.

Melhora o funcionamento cerebral e previne o câncer

As propriedades nutricionais do espinafre combatem as ações dos radicais livres, responsáveis pelo declínio da capacidade cognitiva relacionado à idade avançada. Outro benefício é que eles também ajudam a prevenir câncer de ovário, mama, próstata e cólon.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy